O Mapa da Cachaça

O que é?

O Mapa da Cachaça é um projeto premiado no Brasil e no exterior que produz e promove informação sobre cachaça, o destilado mais brasileiro do mundo. Fazemos isso através de sites, livros, redes sociais, eventos e em parceria com as melhores mentes cachaceiras do mundo.

 

Nossa Missão:

  • Reforçar a mensagem do consumo moderado e inteligente da cachaça (e de qualquer outra bebida alcoólica);
  • Apresentar a cachaça como identidade cultural do povo brasileiro;
  • Contribuir para a valorização e divulgação da memória brasileira falando de um produto com mais de 450 anos;
  • Produzir textos, videos, fotos, eventos que se constituam como fonte de informação histórica, social, cultural e técnica sobre cachaça;
  • Ajudar os produtores de cachaça a fazer da cachaça um destilado valorizado no Brasil e no exterior;
  • Fazer tudo isso com amigos, pessoas dobem, qualquer pessoa bem intencionada e com quem dá gosto de compartilharum copinho da bendita

Manifesto

Temos algo a confessar: O Mapa da Cachaça não é um projeto apenas sobre cachaça.

Nos perdoe a pretensão, mas temos aqui o desejo de falar sobre Brasil.

Nós queremos falar da pinga, da bendita, da água-que-passarinho-não-bebe, mas também da história, cultura, gastronomia, coquetelaria, economia, medicina, religião, artes e sabores que envolvem essa aguardente de cana produzida por aqui desde o século 16.

Nós queremos falar da cachaça armazenada em madeiras nativas como a amburana, o ariribá e o jequitibá, sem negar as influências externas que nos fazem envelhecer a caninha em carvalho europeu e americano. Afinal, ser brasileiro é fazer parte desta mistura toda. Queremos falar também da Azuladinha de Paraty, da Tiquira do Maranhão, da consertada de Santa Catarina, das inúmeras receitas de garrafadas que levam folhas, frutos, raizes e sementes da flora brasileira. Vamos falar das tradições e das inovações que definem a cachaça como o destilado mais brasileiro do mundo.

Seja na sua relevância histórica como possivelmente o destilado mais antigo da América, seja na versatilidade do seu processo produtivo, a cachaça tem tudo para ser reconhecido como um dos melhores destilados já produzidos. Com o Mapa da Cachaça, queremos contribuir para que muito em breve ela possa ocupar lugar de destaque nas prateleiras do mundo todo, fazendo com que tenhamos orgulho de ser o “país da cachaça”.

Se inscreva

Não perca uma dose. Receba no seu e-mail o melhor conteúdo sobre cachaça

Veja os vídeos

O Mapa da Cachaça é um multipremiado projeto com o objetivo de compartilhar informação sobre o incrível universo do destilado brasileiro, a cachaça. Conheça um pouco mais sobre nosso projeto nos vídeos abaixo.

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Depoimentos

As nossas conquistas

  •  Reconhecido pela Secretaria de Cultura Digital do Ministério da Cultura (MinC) como o melhor projeto de mapeamento cultural do Brasil (2012).
 
  • Vencedor do edital “Cultura 2014” do MinC e Embratur para representar a gastronomia brasileira durante a Copa do Mundo por meio de livros, vídeos e eventos (2014).
 
  • Os integrantes do grupo foram os primeiros brasileiros a falar sobre cachaça em importantes eventos internacionais como o Rhum Day, em Milão, o Tales of the Cocktail, em Nova Orleans, o Bar Convent Berlin e o London Cocktail Week (2015-2017).
 
  • Premiado no The Gourmand World Cookbook Award, uma competição gratuita e aberta para livros sobre gastronomia publicados em diversos idiomas e países.
 
  • Palestrantes no TEDx Campinas com a apresentação “A cachaça é nossa. E o que ela diz sobre nós” para mais de 800 pessoas (2018).
 
  • Lançamento de versão em inglês do site Mapa da Cachaça se tornando a primeira fonte dedicada ao tema em idioma diferente do português (2019).
alambique de cobre

Na mídia

Quem já falou do Mapa

Fale com a gente

Entre em contato para parcerias, perguntas, dicas, avaliações, contratação de cursos, palestras, eventos…

Curso

Aprenda o Essencial da Cachaça

R$190

Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça