Cachacito: drinque com cachaça Saliníssima, hortelã e suco de tangerina - Mapa da Cachaça
Verallia

Cachacito: drinque com cachaça Saliníssima, hortelã e suco de tangerina

10 de 11 de 2019

O drinque com cachaça ‘Cachacito’, criação do especialista Leandro Batista,  lembra um pouco a estrutura do coquetel caribenho ‘Mojito’.

Cachacito - drinque com cachaça Saliníssima Ouro

Esse drinque com cachaça tem notas de baunilha e hortelã, que harmonizam com a cachaça Saliníssima Ouro

O especialista em cachaças Leandro Batista, se inspirou em receitas tradicionais com a aguardente e limão para criar drinques com cachaça que ressaltassem as qualidades de uma boa cachaça envelhecida em madeira. Foi assim que ele chegou na receita do ‘Cachacito’ – um coquetel com hortelã, suco de tangerina e Saliníssima Ouro. 

A estrutura do coquetel ‘Cachacito’ lembra um pouco o drinque caribenho Mojito, que leva também na receita as folhas de hortelã (bem característica), o limão, açúcar e o rum – bebida também feita a partir da cana-de-açúcar que tem partes da produção que se assemelham à nossa cachaça.

Nesta receita, Leandro Batista incrementou o suco de tangerina e açúcar de baunilha, que dá um toque especial associada ao toque amadeirado e macio do bálsamo, presente no sabor da Saliníssima Ouro, que passa por envelhecimento nesta madeira brasileira por no mínimo 2 anos.

A Saliníssima Ouro, feita na tradicional região de Salinas, segue os padrões da Escola Anísio Santiago, e o resultado desta cachaça é do trabalho autoral do mestre alambiqueiro Lucas Mendes, que faz um blend de cachaças envelhecidas de 2 até 10 anos.

O passo a passo do ‘Cachacito’  é super simples e o resultado final é um drinque com cachaça refrescante, adocicado e que é uma boa opção para se reproduzir em uma festa e impressionar os amigos, já que é um coquetel que fica bonito no copo de long drink.

Sobre Leandro Batista

O especialista em cachaças, ou cachacier Leandro Batista, se apaixonou pelo mundo do destilado de cana quando ainda fazia curso de garçom. Em uma das aulas, os alunos tinham que escolher um destilado para estudar e explicar para sala sobre, e Leandro escolheu a cachaça e a partir daí nunca mais parou de estudar.

Antes disso, Leandro trabalhava como letrista, que é uma arte de pintar letreiros em comércios, e passou a trabalhar com este universo de bebidas quando foi convidado para integrar o time do chef Rodrigo Oliveira, no restaurante Mocotó, na Vila Medeiros.

Com muita vontade e uma capacidade autodidata, Leandro visitou mais de 40 alambiques Brasil afora e provou milhares de rótulos, desenvolvendo uma capacidade ímpar em reconhecer os mais variados estilos de cachaça desde as brancas puras, armazenadas, envelhecidas, premium e extra-premium.

Este conhecimento também trouxe uma habilidade em elaborar melhores combinações de ingredientes para cada estilo de cachaça, contribuindo para o cenário da coquetelaria brasileira.

Anúncios

Receita

Receita

Cachacito

Autor

Leandro Batista

Ingredientes

- 70 ml de Cachaça Saliníssima Ouro
- 15 a 20 Folhas de Hortelã
- 30 ml do suco de Limão Cravo
- 30 ml do suco de tangerina
- 2 colheres de açúcar de Baunilha
- Água com gás
- Gelo

Modo de Preparo

1. Adicione em um copo long drink a hortelã, o suco do limão, o suco da tangerina, o açúcar e macere.

2. Acrescente o gelo, a cachaça e complete o copo com água com gás e mexa bem.

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list