Bode Mary: receita da versão do Bloody Mary com cachaça

  • Publicado 3 anos atrás

O Bode Mary é uma criação do Rafael Welbert, chefe de bar do Balaio IMS, que se inspirou no Bloody Mary para fazer essa deliciosa versão com cachaça infusionada com gordura de costela de boi e a guarnição mais deliciosa da cidade: torresmo

O Bloody Mary

O Bloody Mary é um coquetel clássico e consagrado que une vodka, suco de tomate, suco de limão, molho inglês, molho de pimenta, temperos e gelo. Essa combinação resulta em uma bebida marcante, com um sabor intenso e inconfundível. O Bloody Mary é reconhecido por sua cor vermelha vibrante e por ser altamente customizável, possibilitando ajustar os níveis de tempero de acordo com as preferências individuais. Com a mistura equilibrada de sabores salgados, picantes e ácidos, o Bloody Mary é apreciado como um coquetel para ser desfrutado em brunches e também como uma escolha audaciosa e revigorante para aliviar ressacas. É uma opção que atende aos paladares mais exigentes, sendo a escolha perfeita para os amantes de bebidas com personalidade e sofisticação.

Bloody Mary
Bloody Mary, clássico da coquetelaria tem sua versão original feita com vodca.

As inspirações para a releitura do Blood Mary com cachaça

Se você gosta de coquetelaria e de carne de porco e nunca provou o Bode Mary, releitura do clássico Blood Mary, então revise a sua lista de prioridades.

Brincadeiras a parte, o coquetel criado pelo chefe de bar Rafael Welbert é muito harmônico e tem uma história interessante por trás da criação.

Segundo Welbert, o drink surgiu com uma ideia de ser um coquetel com uma pegada bem sustentável. Foi assim que o bartender começou a pegar as sobras de tomates da cozinha do Mocotó e a gordura que sobrava do assado da costela de boi para preparar sua releitura do Blood Mary.

A versão clássica da receita do Blood Mary é feita com vodca, mas já existem adaptações usando outras bases alcoólicas como o Red Snapper, que usa gin para preparar a receita do coquetel que leva também tomates e molho inglês.

Para sua versão do Blood Mary, Welbert pensou em usar no coquetel a cachaça, que iria extrair o sabor e textura da gordura da costela de boi. Entretanto ainda faltavam duas coisas para se ter o coquetel perfeito: um nome e uma guarnição.

Pois assim, Rafael começou a pensar que iria muito bem com o drink algo que tivesse gordura e fosse também carnudo, salgado e gostoso. Teve um estalo e foi no restaurante Mocotó e pegou uns torresmos.

Assim o bartender encontrou a guarnição perfeita para o drink, que ainda não tinha um nome.

Com uma merecida pausa para pensar, Welbert começou a comer os torresmos no fundo do salão do Esquina Mocotó, que tinha uma arte grafite do artista Speto representando o nordeste brasileiro.

Restaurante Esquina Motoco
O Esquina Mocotó fechou em 2018, mas serviu de inspiração para muitos chefs e bartenders.

Ao admirar a arte, Welbert percebeu a figura de um bode no grafite, animal que é praticamente um símbolo do sertão nordestino. Pronto, daí criou-se um ótimo nome para uma releitura brasileira do Bloody Mary, o Bode Mary.

Segundo o bartender, o sucesso do coquetel foi tão grande, que as sobras do restaurante começaram a não dar conta da demanda para o drink.

No entanto, apesar de todo o sucesso, hoje no Balaio IMS você encontra a versão Bode Mary #2, que não é com base de cachaça e sim com tequila – fazemos aqui nossa manifestação que queremos o Bode Mary original de volta.

Sobre Rafael Welbert

Nascido em Vitória, no Espírito Santo, o chefe de bar do Balaio IMS começou a carreira como bartender na Itália, local que morou por muito tempo.

Ademais, depois de vários cursos na área de destilaria e ter passado por treinamentos em várias destilarias do Brasil e fora do país, Welbert tem no currículo o prêmio de vencedor do Concurso Rabo de Galo 2017 e semifinalista do World Class Competition 2019.

Rafael_Welbert.
O chefe de bar Rafael Welbert trabalha com a valorização dos ingredientes nacionais na coquetelaria e é dele a ideia do Bode Mary

A receita da releitura, o Bode Mary

Bode-Mary-releitura-blood-mary-com-cachaca

Bode Mary

Rafael Welbert
O Bode Mary é uma criação do Rafael Welbert, chefe de bar do Balaio IMS, que se inspirou no Bloody Mary para fazer essa deliciosa versão com cachaça infusionada com gordura de costela de boi e a guarnição mais deliciosa da cidade: torresmo
5 de 4 votos
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 50 ml (2 oz) cachaça Santa Terezinha Série Artes infusionada com gordura de costela de boi;
  • 110 ml (3 1/2 oz) de suco de tomate artesanal;
  • 10 ml (1/3 oz) de molho inglês;
  • 15 ml (1/2 oz) de suco de limão siciliano;
  • 3 dashes molho de pintas brasileiras
  • 1 pitada de flor de sal
  • 03 dashes de molho de pimentas brasileiras;

Guarnição

  • 02 unid. de torresmo;
  • 01 unid. de broto de manjericão.

Instructions
 

  • Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes.
  • Passe o líquido de uma coqueteleira para outra.
  • Sirva em no copo Old fashioned (gelado) com cubo de gelo
  • Decore com manjericão e o torresmo.
Você tem uma receita?Envie para o Mapa da Cachaça

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...