Tradicional da cidade de Bombinhas, a bebida é considerada um patrimônio cultural. Confira a receita oficial da Consertada que mistura café com cachaça aqui no Mapa da Cachaça.
No interior de Santa Catarina, na cidade de Bombinhas, uma nova tradição surgiu. Chamada Consertada, é uma bebida alcoólica um tanto inusitada. Nela, o café ganha mais sabor com a adição de especiarias (gengibre, canela, cravo e erva doce), açúcar e uma boa dose de cachaça.
O nome diferente remete à sobra do café passado, depositado no fundo da garrafa – ou melhor, do boião, jarro de barro utilizado em cozinhas tradicionais de Bombinhas. Para reaproveitar aquele restinho, os moradores da cidade adicionaram ingredientes e criaram uma bebida “consertada”, que pode ser armazenada durante muitos meses.
A cultura da Consertada é tão séria que, em 23 de maio de 2013, a então prefeita de Bombinhas declarou, por meio de uma lei, que a bebida era patrimônio cultural do município. À medida que enaltecia os costumes da cidade, também resguardava a receita original do drink.
Com registro, ninguém poderia criar uma fórmula deturpada de Consertada. A bebida catarinense não sofreria, assim, o que aconteceu com a caipirinha. Nos anos 90, o drink tradicionalmente brasileiro foi deturpado por europeus espertinhos. Os representantes do Velho Mundo diziam que a bebida era feita de vodka e abacaxi e não, de cachaça, limão e açúcar.
Com a palavra, mestra Salete Pinheiro, moradora de Bombinhas e especialista em Consertada:
Consertada
Salete PinheiroIngredients
- 50 g de gengibre
- 50 g de cravo da índia
- 50 g de canela pau
- 50 g de erva doce
- 2 litros de cachaça
- 2 litros de café bem forte sem açúcar
- 5 xícaras de chá de açúcar
Instructions
- Coloque as especiarias e o açúcar em uma panela. Caramelize a mistura.
- Adicione café e deixe ferver.
- Acrescente a cachaça. De novo, espere o ponto de fervura.
- Desligue o fogo. Deixe o líquido esfriar.
- Despeje em uma garrafa de vidro.
- Parabéns, você fez uma consertada!
DICA
- Quando for caramelizar o açúcar e as especiarias não os deixe escurecer em demasia
José Evaristo Filho
fevereiro 11, 2021 at 3:02 pmExcelente materiais sobre a cachaça.
Mapa da Cachaça
fevereiro 11, 2021 at 3:12 pmObrigado, José Evaristo.
Adicionar um comentário