Coquetel com limao, folha de mexerica em cima de uma mesa na beira do mar

Para o Mapa da Cachaça, Caio Bonneau trouxe o seu Cavendish, coquetel com cachaça, limão cravo, folhas de mexerica e soda de gengibre.

Caio Bonneau é fã de cachaça e ganhador do Arte da Cachaça, campeonato nacional de coquetéis realizado pela marca de cachaça Leblon. Morador de Ubatuba, Caio vem desenvolvendo uma coquetelaria autoral que podemos denominar de coquetelaria caiçara.

caio boneau nas areias de paraty no rio de janeiro
Caio Boneau, em busca de uma coquetelaria caiçara, com ingredientes da Mata Atlântica e cachaças do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná

Para essa receita com cachaça, foram usados ingredientes encontrados nas proximidades do litoral norte de São Paulo, como o suco de limão cravo, folhas de mexerica e a cachaça Coqueiro, um dos produtores mais tradicionais de Paraty, no Rio de Janeiro.

O nome do coquetel foi inspirado no pirata Thomas Cavendish.

“Enquanto os portugueses assim davam cata às minas, veio Cavendish a assolar-lhes a costa. Esbanjando o patrimônio de sua casa, pensou este aventureiro refazer ao corso a destroçada fortuna; e numa primeira viagem que fizera à volta do mundo, tais haviam sido as atrocidades cometidas que por muito tempo deixaram nódoa no caráter da nação inglesa. Os despojos que então trouxera haviam-no tentado a empreender uma segunda expedição, mas de tal forma os tinha ele dissipado já, que teve de sair sem provisões bastantes, pelo que mandou adiante dois navios de sua esquadra, a tomar a cidade de Santos, para que todos se abastecessem. Foi a população surpreendida à missa: um só homem tentou resistir e foi morto, o resto ficou retido preso na igreja todo aquele dia. Mas em lugar de barganhar um suprimento de víveres como resgate, só cuidou Cocke, o vice-almirante, de regalar-se e banquetear-se com o que achou. Aproveitaram os moradores o tempo não só para fugirem, mas também para levarem tudo o que era portátil, de modo que quando, oito ou dez dias mais tarde, chegou Cavendish, achou uma praça sem habitantes, nem mantimento.” 

História do Brasil, Robert Southey, volume 1, Edusp, 1981, pág.258. 
Coquetel com limao, folha de mexerica em cima de uma mesa na beira do mar

Cavendish

Caio Bonneau
Caio Bonneau vem desenvolve uma coquetelaria autoral com ingredientes encontrados no litoral de São Paulo. Para esse coquetel ele usou ingredientes que encontrou ali nas beiras da praia do litoral norte de São Paulo: limão cravo e folhas de mexerica
Servings 1 porção

Equipment

  • 1 coqueteleira
  • 1 Coador
  • 1 copo alto
  • 1 espremedor de limão
  • 1 Dosador

Ingredients
  

  • 70 ml cachaça Coqueiro Ouro
  • 10 folhas mexerica 
  • 25 ml suco de limão cravo
  • 15 ml xarope de açúcar
  • 50 ml soda de gengibre 

Instructions
 

  • Em uma coqueteleira adicione a cachaça, o suco de limão cravo, as folhas e o xarope de açúcar.
    caio boneau colocando cachaça coqueiro ouro num dosador
  • Bata vigorosamente na coqueteleira para que os sabores e aromas das folhas se incorporem bem ao coquetel.
    caio boneau batendo coquetel na beira da praia
  • Faça dupla coagem para um copo longo com bastante gelo.
    Dupla coagem de coquetel com cachaça
  • Finalize com a soda de gengibre bem gelada.
  • Decore com uma folha de mexerica e uma banda de limão cravo.

Notes

Se não tiver soda de gengibre, pode substituir por soda de limão.

  

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

EVENTOS

Quem realizar eventos corporativos com degustação ou aulas para saber mais sobre cachaça. Entre em contato com nossos especialistas e te ajudaremos a realizar um evento memorável

TELEGRAM DA CACHAÇA

Entre para o Telegram do Mapa da Cachaça e receba ofertas exclusivas de destilados produzidos no Brasil, al´me de artigos, notícias e eventos do mercado de destilados.

PARCEIROS DO MAPA

O Mapa da Cachaça é a principal referência sobre cachaça. Seja um parceiro e nos ajude a construir nossa comunidade cachaceira e dê destaque aos seus produtos especiais.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário