Com a proposta de levar a “cachaça de jambu” para além das fronteiras do Pará, a Jós desenvolveu releituras de coquetéis clássicos que saem da normalidade com ‘tremor’ da flor de jambu.
Popularmente conhecida como cachaça de jambu, essa aguardente composta obtida a partir da infusão da flor de jambu tem saído cada vez mais das fronteiras do Norte do país e invadido os bares de várias regiões, em que os apreciadores e curiosos querem conhecer o verdadeiro ‘tremor’ da bebida.
Com o intuito de tornar o sabor único da cachaça de jambu ainda mais apreciado, a Jós trouxe a proposta de trabalhar as características sensoriais dessa erva do Norte na coquetelaria clássica fazendo releituras equilibradas dos drinques com a picância e dormência da planta.
A partir de uma pesquisa de sabores nacionais feitos pelo o embaixador da marca, Alê Sampaio, nasceram coquetéis como o Cajazeira, um drink que lembra a estrutura de um moscow mule, porém feito com a espuma da fruta cajá e com base alcoólica a aguardente Jós.
Para quem não sabe, a estrutura do moscow mule no Brasil é diferente do resto do mundo, em que a espuma no coquetel ficou muito famosa a partir da criação do bartender Marcelo Serrano, que na falta de Ginger Beer (um refrigerante de gengibre), substituiu por uma espuma cremosa e essa receita de sucesso tomou conta dos bares de norte a sul, sendo que hoje em dia são encontradas variações da espuma, com vários sabores.
Com o frescor latente do jambu e o dulçor ácido do cajá, esse coquetel tem tudo para ser um sucesso nos balcões dos bares e festas.
O SABOR QUE UNIU QUATRO AMIGOS
Muito utilizada na culinária nortista (Pará, Amazonas, Acre e Rondônia), essa erva também conhecida como agrião-do-Pará, tem efeitos na boca indescritíveis, mas que resumidamente anestesiam os lábios e língua, trazem picânia e salgado ao mesmo tempo – parece uma festa louca na boca.
Impressionados com o efeito dessa bebida, quatro amigos que viajavam encantados pela região do distrito de Alter do Chão, em Santarém no Baixo Amazonas, pensaram em como poderiam levar a experiência e o sabor marcante da região Norte de forma democrática para todo o país. Foi assim que nasceu a ideia da Jós: uma cachaça com infusão de jambu produzida no interior de São Paulo.
Com intuito de valorizar o que há de melhor no Brasil, o projeto da Jós tem a formulação da bebida feita na renomada universidade ESALQ, de Piracicaba (SP), em que foi desenvolvida através de consultoria científica da doutora e pesquisadora Aline Bortoletto.
A destilação acontece em Mococa(SP) e todas as flores de jambu usadas na produção são originárias da colheita de produtores locais do Pará. A finalização da cachaça acontece em São Pedro (SP), sede da Jós, em que é realizado o equilíbrio na medida certa entre o sabor da cachaça e o complexo do jambu.
Cajazeira
Alê SampaioIngredients
- 50 ml Jós
- 80 ml Água com gás
- 2 unidades Limões tahiti
- 250 ml Refrigerante de limão
- 4 g Gelatina sem sabor
- 200 g Açúcar
- 25 g Gengibre
- 100 g Polpa de cajá
- 160 ml Água
- Gelo
Instructions
Espuma de cajá
- Dissolva a gelatina em água
- Bata em um liquidificador a polpa do cajá com água e 100g açúcar por 01 minuto
- Misture o sulco da polpa com a solução gelatinosa
- Coloque o líquido no sifão e reserve
Ginger beer
- Bata o gengibre com 200g de açúcar, o refrigerante de limão e os limões por 1 minuto e coe em um recipiente.
Finalização
- Encha o copo com gelo
- Acrescente a Jós
- Acrescente 50 ml de ginger beer
- Finalize com a espuma de cajá
Adicionar um comentário