caipirinha-jabuticaba-santo-mario

Quem não gosta de uma caipirinha? A receita tradicional é com limão, mas com tantas frutas no Brasil, decidimos fazer uma caipifruta usando um ingrediente 100% brasileiro, a jabuticaba.

caipirinha-jabuticana-caipifruta.
A cachaça ouro envelhecida em carvalho contribui para dar mais doçura ao drink com cachaça

A jabuticabeira é uma árvore que cresce e se desenvolve facilmente e seu pé geralmente sempre dá muitos frutos sem que a gente precise se preocupar muito com o seu cuidado. E essa abundância toda de frutos desperta algo muito bacana nas pessoas. No interior de São Paulo é muito comum ganhar de um vizinho ou de um parente uma bacia cheia de jabuticaba. Jabuticaba dificilmente se compra, jabuticaba a gente colhe no pé ou ganha de alguém. E esse é o seu encanto.

Dizem até que Conde do Pinhal (fundador da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo), quando saía em viagem a trabalho pela Europa, pedia que seus funcionários enviassem um telegrama avisando quando as incontáveis jabuticabeiras que ele tinha em sua fazenda ficassem em flor. Assim que recebia o telegrama, ele pegava o primeiro navio a vapor e voltava para o Brasil. O tempo de viagem era o suficiente para que as flores dessem lugar a frutos maravilhosos nos galhos e troncos das jabuticabeiras.

Para a nossa receita de caipifruta de jabuticaba escolhemos também um ingrediente especial: uma cachaça envelhecida em carvalho. A cachaça que utilizamos foi a Santo Mario Ouro, que é produzida em Catanduva, interior de São Paulo. A cachaça descansa por 2 anos em barris de carvalho que ficam numa espécie de “Mina de Ouro”, uma área subterrânea que ajuda a preservar a temperatura sempre uniforme, como largamente empregado no envelhecimento de vinhos.

caipirinha-jabuticaba-santo-mario

Caipifruta de Jabuticaba

Quem não gosta de uma caipirinha? A receita tradicional é com limão, mas com tantas frutas no Brasil, decidimos fazer uma caipifruta usando um ingrediente 100% brasileiro, a jabuticaba.
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 2 doses de Cachaça Santo Mario Ouro
  • 1 punhado de jabuticabas (5-6 unidades)
  • 2 col de café de açúcar mascavo
  • gelo

Instructions
 

  • Em um copo, coloque as jabuticabas e adicione as duas colheres de café de açúcar mascavo.
  • Com um socador, macere bem as frutas para retirar o máximo possível de polpa.
  •  Acrescente gelo até completar o copo.
  • Acrescente as duas doses de Santo Mario Ouro.
  • Mexa bem com uma bailarina ou com um canudo.

DICA

  • O carvalho equilibrou bem com a jabuticaba e o açúcar mascavo. Recomendamos harmonizar essa caipifruta de jabuticaba com uma costelinha de porco.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dorna de Bálsamo

Dorna de bálsamo para envelhecer cachaça

Quer envelhecer sua própria cachaça, cerveja ou coquetel? Temos a dorna de bálsamo que você precisa para começar seus experimentos.

Comprar
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeiras 1kg – Tosta Média

Um quilo de dadinhos de madeiras com tosta média para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
Barril de amburana

Barril de amburana para envelhecer cachaça

Barril de diversos tamanhos da madeira amburana (Amburana cearenses) para envelhecer cachaça e outras bebidas como rum, cerveja e coquetéis.

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário