Quem não gosta de uma caipirinha? A receita tradicional é com limão, mas com tantas frutas no Brasil, decidimos fazer uma caipifruta usando um ingrediente 100% brasileiro, a jabuticaba.

A jabuticabeira é uma árvore que cresce e se desenvolve facilmente e seu pé geralmente sempre dá muitos frutos sem que a gente precise se preocupar muito com o seu cuidado. E essa abundância toda de frutos desperta algo muito bacana nas pessoas. No interior de São Paulo é muito comum ganhar de um vizinho ou de um parente uma bacia cheia de jabuticaba. Jabuticaba dificilmente se compra, jabuticaba a gente colhe no pé ou ganha de alguém. E esse é o seu encanto.
Dizem até que Conde do Pinhal (fundador da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo), quando saía em viagem a trabalho pela Europa, pedia que seus funcionários enviassem um telegrama avisando quando as incontáveis jabuticabeiras que ele tinha em sua fazenda ficassem em flor. Assim que recebia o telegrama, ele pegava o primeiro navio a vapor e voltava para o Brasil. O tempo de viagem era o suficiente para que as flores dessem lugar a frutos maravilhosos nos galhos e troncos das jabuticabeiras.
Para a nossa receita de caipifruta de jabuticaba escolhemos também um ingrediente especial: uma cachaça envelhecida em carvalho. A cachaça que utilizamos foi a Santo Mario Ouro, que é produzida em Catanduva, interior de São Paulo. A cachaça descansa por 2 anos em barris de carvalho que ficam numa espécie de “Mina de Ouro”, uma área subterrânea que ajuda a preservar a temperatura sempre uniforme, como largamente empregado no envelhecimento de vinhos.

Caipifruta de Jabuticaba
Ingredients
- 2 doses de Cachaça Santo Mario Ouro
- 1 punhado de jabuticabas (5-6 unidades)
- 2 col de café de açúcar mascavo
- gelo
Instructions
- Em um copo, coloque as jabuticabas e adicione as duas colheres de café de açúcar mascavo.
- Com um socador, macere bem as frutas para retirar o máximo possível de polpa.
- Acrescente gelo até completar o copo.
- Acrescente as duas doses de Santo Mario Ouro.
- Mexa bem com uma bailarina ou com um canudo.
DICA
- O carvalho equilibrou bem com a jabuticaba e o açúcar mascavo. Recomendamos harmonizar essa caipifruta de jabuticaba com uma costelinha de porco.
Adicionar um comentário