caipirinha-jabuticaba-santo-mario

Quem não gosta de uma caipirinha? A receita tradicional é com limão, mas com tantas frutas no Brasil, decidimos fazer uma caipifruta usando um ingrediente 100% brasileiro, a jabuticaba.

caipirinha-jabuticana-caipifruta.
A cachaça ouro envelhecida em carvalho contribui para dar mais doçura ao drink com cachaça

A jabuticabeira é uma árvore que cresce e se desenvolve facilmente e seu pé geralmente sempre dá muitos frutos sem que a gente precise se preocupar muito com o seu cuidado. E essa abundância toda de frutos desperta algo muito bacana nas pessoas. No interior de São Paulo é muito comum ganhar de um vizinho ou de um parente uma bacia cheia de jabuticaba. Jabuticaba dificilmente se compra, jabuticaba a gente colhe no pé ou ganha de alguém. E esse é o seu encanto.

Dizem até que Conde do Pinhal (fundador da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo), quando saía em viagem a trabalho pela Europa, pedia que seus funcionários enviassem um telegrama avisando quando as incontáveis jabuticabeiras que ele tinha em sua fazenda ficassem em flor. Assim que recebia o telegrama, ele pegava o primeiro navio a vapor e voltava para o Brasil. O tempo de viagem era o suficiente para que as flores dessem lugar a frutos maravilhosos nos galhos e troncos das jabuticabeiras.

Para a nossa receita de caipifruta de jabuticaba escolhemos também um ingrediente especial: uma cachaça envelhecida em carvalho. A cachaça que utilizamos foi a Santo Mario Ouro, que é produzida em Catanduva, interior de São Paulo. A cachaça descansa por 2 anos em barris de carvalho que ficam numa espécie de “Mina de Ouro”, uma área subterrânea que ajuda a preservar a temperatura sempre uniforme, como largamente empregado no envelhecimento de vinhos.

caipirinha-jabuticaba-santo-mario

Caipifruta de Jabuticaba

Quem não gosta de uma caipirinha? A receita tradicional é com limão, mas com tantas frutas no Brasil, decidimos fazer uma caipifruta usando um ingrediente 100% brasileiro, a jabuticaba.
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 2 doses de Cachaça Santo Mario Ouro
  • 1 punhado de jabuticabas (5-6 unidades)
  • 2 col de café de açúcar mascavo
  • gelo

Instructions
 

  • Em um copo, coloque as jabuticabas e adicione as duas colheres de café de açúcar mascavo.
  • Com um socador, macere bem as frutas para retirar o máximo possível de polpa.
  •  Acrescente gelo até completar o copo.
  • Acrescente as duas doses de Santo Mario Ouro.
  • Mexa bem com uma bailarina ou com um canudo.

DICA

  • O carvalho equilibrou bem com a jabuticaba e o açúcar mascavo. Recomendamos harmonizar essa caipifruta de jabuticaba com uma costelinha de porco.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

EVENTOS

Quem realizar eventos corporativos com degustação ou aulas para saber mais sobre cachaça. Entre em contato com nossos especialistas e te ajudaremos a realizar um evento memorável

TELEGRAM DA CACHAÇA

Entre para o Telegram do Mapa da Cachaça e receba ofertas exclusivas de destilados produzidos no Brasil, al´me de artigos, notícias e eventos do mercado de destilados.

PARCEIROS DO MAPA

O Mapa da Cachaça é a principal referência sobre cachaça. Seja um parceiro e nos ajude a construir nossa comunidade cachaceira e dê destaque aos seus produtos especiais.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário