Com cachaça, suco de limão cravo e ginger ale, o Burrin de Minas é uma releitura do Moscow Mule, coquetel clássico dos anos 50 que encontra versões abrasileiradas pelos bares espalhados pelo país.
O Burrin de Minas é uma releitura do Moscow Mule, coquetel clássico que se traduzirmos poderímos chamar também de “mula de Moscou”. Dizem que a receita do Moscow Mule surgiu para ajudar a popularizar a vodca nos Estados Unidos, que na época não tinha muita aderência no mercado de bebidas. Como forma de popularizar a cachaça na coquetelaria, bartenders de todo o Brasil estão fazendo releituras de clássicos da coquetelaria mundial com o destilado mais brasileiro do mundo.
Nessa receita bem abrasileirada do Moscow Mule, a tradicional vodca é substituída pela cachaça Vargem Grande Araçuaí (01 ano envelhecida em carvalho e 06 meses em jequitibá rosa), o que configura uma característica adocicada, herbal e de especiarias junto com um dash de angostura que trás complexidade.
O Burrin de Minas pode ser encontrado na cachaçaria Lamparina, localizado no Mercado Novo, em Belo Horizonte. O local, que conta com uma carta ímpar de cachaças, tem excelentes drinks feitos com a bendita.
A ideia da cachaçaria surgiu dos amigos Guilherme Costa e Thales Campomizzi, que viram uma oportunidade de valorizar a cachaça e os pequenos produtores que por sua vez não tinham espaço nos outros bares e restaurantes. A dupla viajou mais de 5 mil quilômetros pelo interior do estado conhecendo as cachaças e a história dos produtores.
Segundo Bruno Videira, consultor e cachacista, o coquetel Burrin de Minas tem uma relação intima com a propria história de Minas Gerais:
O Burrin de Minas não é apenas releitura de drink clássico, que é uma forma bem interessante de apresentar a cachaça para um público diferente, ele trás uma conexão entre o passado e o presente. Os burrinhos de minas foram responsáveis por carregar no lombo produtos importantes para economia brasileira transportando de cachaça a ouro pela estrada real. Apresentação do drink é muito feliz na caneca de ágata comprada no Mercado Central de BH, tem uma conexão com o saudoso fogão a lenha e nos remete a uma forma mais devagar de apreciar o coquetel.

Burrin de Minas
Conrado SalazarIngredients
- 45 ml Cachaça Vargem Grande
- 10 ml Simple syrup
- 10 ml de suco de limão cravo
- 1 dash de bitter de angostura
- 100 ml de ginger ale
- 1 fatia de gengibre
- 1 rodela de limão cravo
- 25 ml de espuma de gengibre
- gelo
Instructions
- Adicionar gelo na caneca.
- Adicionar angostura, cachaça, syrup, suco do limão e o ginger ale.
- Mexer levemente e adicionar a espuma de gengibre.
- Finalizar com a rodela de limão cravo e de gengibre.
- Sirva com um sorriso!
Adicionar um comentário