VIP – Ranking das Melhores Cachaças Amarelas 2012

Revista VIP - Ranking das Cachaças Amarelas 2012

Há um ano atrás, a VIP realizou seu primeiro ranking das melhores cachaças utilizando apenas aquelas que não passam por madeiras, as popularmente chamadas de cachaças brancas. Dessa vez, o pessoal da revista resolveu utilizar as cachaças amarelas, ou seja, aquelas que são envelhecidas em bálsamo, amburana, jatobá, grápia, castanheira… e muitas outras. A cachaça, por sinal, é o único destilado que tem tamanha variedade de madeiras para envelhecimento, já o uísque e a tequila, por exemplo, envelhecem apenas em carvalho.

Mas vejam que envelhecer cachaça não é algo tão simples. Para que a cachaça seja considerada envelhecida, a lei exige que o barril seja de 700 litros ou menor e que 50% do volume seja maturado por um ano ou mais).

O ranking foi realizado no Engenho Mocotó, um espaço para experimentos gastronomicos no [restaurante id=”3358″]Mocotó Restaurante e Cachaçaria[/restaurante]. A degustação teve 11 amostras escolhidas pelo Chef Rodrigo Oliveira e pelo sommelier de cachaça Leandro Batista. O critério de escolha foi feito pensando nas principais regiões produtoras e as madeiras mais usadas nas fabricação de barris e tonéis. A prova foi feita às cegas por 10 degustadores entre eles especialistas e amadores. A Gabi Barreto participou representando o Mapa da Cachaça, além da Carolina Oda, sommelier de cerveja; o Elvis Campello, bartender e professor do Senac; Ensei Neto, especialista em café; Fernando Saraiva, editor de arte da VIP; Leandro Batista, sommelier de cachaça; Marcos Nogueira, editor da VIP; Paulo Leite, proprietário do Empório Sagarana; Renato Krausz, redator-chefe da VIP e Ricardo Lombardi, diretor de redação da VIP.

Ranking das Melhores Cachaças Amarelas da Revista VIP – 2012

  1. [cachaca id=”7661″]Weber Haus Amburana[/cachaca]
  2. [cachaca id=”3511″]Claudionor[/cachaca]
  3. [cachaca id=”4355″]Canarinha[/cachaca]
  4. Reserva do Gerente Castanha
  5. [cachaca id=”6766″]Rio do Engenho Reserva Especial[/cachaca]
  6. [cachaca id=”8905″]Domina Suave[/cachaca]
  7. [cachaca id=”6909″]Mercedes Ouro[/cachaca]
  8. [cachaca id=”8349″]Canabella[/cachaca]
  9. [cachaca id=”7734″]Armazém Vieira Terra[/cachaca]
  10. [cachaca id=”6860″]Maria Boa[/cachaca]
  11. Fulô

Confiram a nossa galeria com fotos da degustação:

[oqeygallery id=2]

 

fonte: Revista VIP por Marcos Nogueira

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O que recomendamos

Cachaça Patrimônio 600ml

A cachaça Patrimônio é fabricada na Fazenda Guadalupe, na cidade paulista de Pirassununga. Ali, em meio a extensos canaviais que produzem cana para fornecer à

Comprar

Mais do Mapa da Cachaça

  • visita
    setembro 13, 2012 at 11:18 pm

    Aonde tem a Weber Haus amburana a R$ 20,00? Acho que estes preços estão desatualizados.

    • Mapa da Cachaça
      setembro 15, 2012 at 11:01 pm

      Olá. Obrigado pela atualização. Nosso cadastro é colaborativo e precisamos de pessoas como vc para nos ajudar a manter os dados em dia! valeu! abraços

  • marcos
    junho 10, 2013 at 9:12 pm

    Amigos não sei o critério usados por vocês,mas, acho que vocês deixaram de fora varias cachaças de tradição e muitas histórias como: havana e piragibana de Salinas e colocar a cladionor, tenha paciência, é total desconhecimento.

Adicionar um comentário

Curso

Aprenda o Essencial da Cachaça

R$190

Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça