VIP – Ranking das Melhores Cachaças Amarelas 2012

Revista VIP - Ranking das Cachaças Amarelas 2012

Há um ano atrás, a VIP realizou seu primeiro ranking das melhores cachaças utilizando apenas aquelas que não passam por madeiras, as popularmente chamadas de cachaças brancas. Dessa vez, o pessoal da revista resolveu utilizar as cachaças amarelas, ou seja, aquelas que são envelhecidas em bálsamo, amburana, jatobá, grápia, castanheira… e muitas outras. A cachaça, por sinal, é o único destilado que tem tamanha variedade de madeiras para envelhecimento, já o uísque e a tequila, por exemplo, envelhecem apenas em carvalho.

Mas vejam que envelhecer cachaça não é algo tão simples. Para que a cachaça seja considerada envelhecida, a lei exige que o barril seja de 700 litros ou menor e que 50% do volume seja maturado por um ano ou mais).

O ranking foi realizado no Engenho Mocotó, um espaço para experimentos gastronomicos no [restaurante id=”3358″]Mocotó Restaurante e Cachaçaria[/restaurante]. A degustação teve 11 amostras escolhidas pelo Chef Rodrigo Oliveira e pelo sommelier de cachaça Leandro Batista. O critério de escolha foi feito pensando nas principais regiões produtoras e as madeiras mais usadas nas fabricação de barris e tonéis. A prova foi feita às cegas por 10 degustadores entre eles especialistas e amadores. A Gabi Barreto participou representando o Mapa da Cachaça, além da Carolina Oda, sommelier de cerveja; o Elvis Campello, bartender e professor do Senac; Ensei Neto, especialista em café; Fernando Saraiva, editor de arte da VIP; Leandro Batista, sommelier de cachaça; Marcos Nogueira, editor da VIP; Paulo Leite, proprietário do Empório Sagarana; Renato Krausz, redator-chefe da VIP e Ricardo Lombardi, diretor de redação da VIP.

Ranking das Melhores Cachaças Amarelas da Revista VIP – 2012

  1. [cachaca id=”7661″]Weber Haus Amburana[/cachaca]
  2. [cachaca id=”3511″]Claudionor[/cachaca]
  3. [cachaca id=”4355″]Canarinha[/cachaca]
  4. Reserva do Gerente Castanha
  5. [cachaca id=”6766″]Rio do Engenho Reserva Especial[/cachaca]
  6. [cachaca id=”8905″]Domina Suave[/cachaca]
  7. [cachaca id=”6909″]Mercedes Ouro[/cachaca]
  8. [cachaca id=”8349″]Canabella[/cachaca]
  9. [cachaca id=”7734″]Armazém Vieira Terra[/cachaca]
  10. [cachaca id=”6860″]Maria Boa[/cachaca]
  11. Fulô

Confiram a nossa galeria com fotos da degustação:

[oqeygallery id=2]

 

fonte: Revista VIP por Marcos Nogueira

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Barril de amburana

Barril de amburana para envelhecer cachaça

Barril de diversos tamanhos da madeira amburana (Amburana cearenses) para envelhecer cachaça e outras bebidas como rum, cerveja e coquetéis.

Comprar
barril de balsamo

Barril de bálsamo para envelhecer cachaça

Compre barril de bálsamo para envelhecer bebidas e agregar novas cores, aromas e sabores ao seu destilado (cachaça, rum, uísque), cerveja ou coquetel.

Comprar
dorna de amburana

Dorna de amburana para envelhecer cachaça

Já pensou em ter sua própria dorna para envelhecer cachaça? Nós fizemos uma seleção dos melhores barris e dornas de amburana para você começar seus experimentos em casa com bebidas  fermentadas e destiladas.

Comprar
  • visita
    setembro 13, 2012 at 11:18 pm

    Aonde tem a Weber Haus amburana a R$ 20,00? Acho que estes preços estão desatualizados.

    • Mapa da Cachaça
      setembro 15, 2012 at 11:01 pm

      Olá. Obrigado pela atualização. Nosso cadastro é colaborativo e precisamos de pessoas como vc para nos ajudar a manter os dados em dia! valeu! abraços

  • marcos
    junho 10, 2013 at 9:12 pm

    Amigos não sei o critério usados por vocês,mas, acho que vocês deixaram de fora varias cachaças de tradição e muitas histórias como: havana e piragibana de Salinas e colocar a cladionor, tenha paciência, é total desconhecimento.

Adicionar um comentário
%d blogueiros gostam disto: