História da Cachaça
A cachaça Velho Barreiro foi lançada na década de 60 pela família Höffer em Itapetininga, São Paulo. O nome seria uma homenagem a um ancestral da família Höffer, que teria um pássaro joão-de-barro a quem ele chamava de “Velho Barreiro”. Em 1973, a marca é comprada pela Indústria Reunidas de Bebidas Tatuzinho 3 Fazendas se tornando a marca mais importante da empresa.
A IRB – Indústrias Reunidas de Bebidas Tatuzinho 3 Fazendas Ltda., originalmente fundada em 1950 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. A idéia de criar em Piracicaba uma fábrica de bebidas partiu de Paschoal D´Abronzo, imigrante italiano vindo ao Brasil em 1896. Paschoal fixou residência em Piracicaba onde criou seus cinco filhos. Em 1909, instala uma fábrica na Travessa Mania Maniero, Vila Rezende, e passa a produzir refrigerantes, xaropes e vinagre.
Atualmente a cachaça Velho Barreiro Adoçada é produzida em Rio Claro, interior de São Paulo.
Velho Barreiro possui mais de 6 g/L de áçúcar - portanto não pode ser chamada apenas de cachaça, mas sim de cachaça adoçada. Entenda mais sobre o que define cachaça nesse artigo do Mapa da Cachaça.
Tipo de cachaça
Local
Dados da cachaça
-
Nome da cachaçaVelho Barreiro
-
Faixa de preço$
-
Ativa no mercadoSim
-
OrgânicaNão
-
Cana própriaSim
-
LeveduraLevedura selecionada
-
Destilação emColuna de inox
-
EstandardizadaNão
JEFERSON FONTANA
fevereiro 11, 2021 at 9:07 pmA cachaça Velho Barreio, originalmente era produzida em Itatiba e não Itapetininga. Ela era produzida pela familia Hoffer em sua fazenda, a Fazenda Barreiro, localizada na estrada Itatiba – Bragança Paulista.