Qual a diferença entre cachaça, pinga e aguardente? - Mapa da Cachaça
Verallia

Qual a diferença entre cachaça, pinga e aguardente?

05 de 09 de 2011

Entenda com o Mapa da Cachaça quais as diferenças entre cachaça, pinga e aguardente

Aguardente:

A palavra aguardente vem do grego acqua ardentes que significa água de fogo e é o nome dado às bebidas alcoólicas que foram fermentadas e em seguida destiladas. É possível encontrar no mercado aguardentes feitas de diferentes matérias-primas como uva, banana, laranja, milho, arroz, cevada, batata, beterraba, cana-de-açúcar, mandioca, entre outros.

Muitos países possuem sua aguardente própria, representando a cultura gastronômica e a história local. O francês é reconhecido pela produção do Cognac. O alemão pelo schnaps. O escocês é famoso pelo seu scotch uísque. O peruano e o chileno têm o pisco. O chinês tem o soju. E a cachaça é a aguardente tipicamente brasileira feita a partir da cana. Dessa forma, podemos afirmar que a cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar.

No Brasil, o teor alcoólico da aguardente deve estar entre 38% a 54% e se a aguardente é misturada com algum outro ingrediente, de origem animal, como mel, e vegetal, como o limão, por exemplo, ela deve ser chamado de aguardente composta.

  • A tiquira é um destilado brasileiro feito da mandioca, portanto, é uma aguardente de mandioca.
Tiquira, aguardente de mandioca

Guaaja, aguardente de mandionca, uma das poucas Tiquiras regulamentadas.

  • Russos e poloneses ainda não chegaram no consenso de qual país inventou a vodka. Todo caso, a vodka é um destilado neutro, de aroma e sabor sutis, na maioria das vezes multidestilado em coluna de inox, e pode ser produzida em qualquer parte do mundo a partir do trigo, da batata, da uva e até mesmo da cana-de-açúcar. Portanto, a vodka, assim como a cachaça, também pode ser uma aguardente de cana-de-açúcar.
  • A cachaça não é a única aguardente de cana do Brasil. Em julho de 2016, chegou no mercado o Virga, primeiro gim artesanal premium produzido em pequena escala do Brasil. Além de usar zimbro e botânicos em sua composição, Virga tem base alcoólica de cana-de-açúcar .
virga gim seco do Brasil

Virga Gim Seco do Brasil, primeiro gim brasileiro é uma aguardente de cana

Cachaça:

A cachaça é uma aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil com graduação alcoólica de 38% a 48%, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Caso não se enquadre nessa definição, a bebida não pode ser comercializada como cachaça e receberá a denominação de aguardente de cana. Por exemplo, um destilado de cana com graduação alcoólica de 50% só pode ser chamado de aguardente de cana-de-açúcar. Ou seja, toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.

Não podemos também chamar de cachaça outros destilados não providos da cana. Um destilado de caju é um aguardente de caju e não uma “cachaça de caju”. E ao adicionarmos ervas e/ou especiarias na cachaça, não é possível comercializa-la como cachaça, mas sim como uma aguardente composta. Veja mais sobre isso no nosso artigo: as cachaças que não são cachaças.

Pinga Coqueiro

Em Paraty, pinga é sinônimo de cachaça de qualidade porque faz menção ao processo de destilação em alambique de cobre.

Pinga:

O primeiro registro da palavra pinga como cachaça é de 1773. A palavra faz referência ao processo de destilação em alambique de cobre, em que o vinho de cana é aquecido na panela e seu vapor é resfriado e condensado lentamente, saindo aos pingos. Em cidades como Paraty e interior de Minas Gerais, pinga é sinônimo da cachaça de qualidade. Apesar de derivar do processo artesanal de produção, em alguns lugares, como no estado de São Paulo, a palavra faz menção à aguardente de baixa qualidade ou da aguardente industrial, adotando neste caso um sentido pejorativo.

Em 1953 Inesita Barroso cantou “Moda da Pinga” pela primeira vez, e desde então, se tornou um dos maiores símbolos da cultura caipira.

Com a marvada pinga. É que eu me atrapaio. Eu entro na venda e já dou meu taio. Pego no copo e dali num saio. Ali memo eu bebo. Ali memo eu caio. Só pra carregar é que eu dô trabaio. Oi lá…

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list