Após 5 anos em busca de melhorias para transformar a produção 100% sustentável e sem agressão ao meio ambiente, o reconhecimento foi oficializado na última semana de novembro

Nesta última semana de novembro a marca de cachaça Princesa Isabel anunciou que recebeu o selo de Certificação Orgânica, que foi emitido pelo Instituto Chão Vivo, certificadora credenciada ao Ministério da Agricultura.

Esse é um reconhecimento que Adão Cellia, criador da cachaça, buscava desde o início da Princesa Isabel, que foi estabelecida para ser uma produção cachaceira com o menos impacto possível, em que todo o processo, desde o plantio até a energia consumida pela fazenda, é pensado para ser sustentável.

“A primeira coisa que fizemos quando criamos a Princesa Isabel foi de procurar uma consultoria para nos fazer um diagnóstico e buscar os melhores métodos para caminharmos para uma produção orgânica…o trabalho mais intensivo foi com relação a plantação e manutenção do canavial”, relata Adão Cellia.

Essa questão da plantação é bem interessante. Adão explica que foram desenvolvidas novas práticas com relação ao adubo, que são produzidos na própria fazenda Tupã e que todo o bagaço e vinhoto da cana voltam para o canavial através da compostagem. Outro ponto importante é que foram desenvolvidas bactérias heterotróficas da própria fazenda que são pulverizadas na cana, ao invés do uso de agrotóxicos.

No ano de 2017,o Sebrae deu apoio também para que a produção entrasse nas normas técnicas de produção orgânica e acompanhou durante um ano todo o processo de perto, auxiliando a Princesa Isabel com os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão).

Práticas sustentáveis da Princesa Isabel

Cachaça Princesa Isabel - Linhares - Espirito Santo
A bela paisagem que cerca a Fazenda Tupã, onde é produzida a cachaça Princesa Isabel

Em junho deste ano, a Fazenda Tupã recebeu a instalação de placas de energia fotovoltaicas que produzem energia solar para toda a região da fazenda e também para a capital do Espírito Santo, Vitória, o que tornou a produção 100% auto sustentável.

Além das práticas técnicas, o respeito com a natureza tange todo o pensamento de Adão, que traz isso para os valores da cachaça Princesa Isabel. Um desses exemplos foi o reaproveitamento de uma jaqueira que estava condenada por causa de uma enchente na fazenda, e foi transformada em dornas que envelhecem a Cachaça Princesa Isabel Sete Cores, uma das bebidas do catálogo que mais se diferencia pelo sabor peculiar da madeira.

De acordo com Adão, a ideia de adequar a produção aos padrões da certificação orgânica é mais uma preocupação com o meio ambiente que cerca a região da Fazenda Tupã, do que uma estratégia comercial.

“Nós fizemos porque entendemos que é uma contribuição que temos que dar ao planeta, a nossa natureza que é muito bonita aqui às margens do Rio Doce e produzir de forma orgânica é mais sustentável e todo mundo acaba ganhando, foi uma estratégia mesmo para a sustentabilidade”, conclui Adão.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
Dorna de Bálsamo

Dorna de bálsamo para envelhecer cachaça

Quer envelhecer sua própria cachaça, cerveja ou coquetel? Temos a dorna de bálsamo que você precisa para começar seus experimentos.

Comprar
dorna de amburana

Dorna de amburana para envelhecer cachaça

Já pensou em ter sua própria dorna para envelhecer cachaça? Nós fizemos uma seleção dos melhores barris e dornas de amburana para você começar seus experimentos em casa com bebidas  fermentadas e destiladas.

Comprar
  • […] Artigos Princesa Isabel ganha o reconhecimento de cachaça orgânica 29 de 11 de 2019 Em novembro … Artigos Katia Alves Espírito Santo: tradição e excelência em cachaça 19 de 05 de 2020 Conheça Katia Alves Espírito Santo a fonoaudióloga que ajudou a mudar o mercado da cachaça no Rio de Janeiro Veja mais Artigos Pedro Cellia, o produtor e médico que pesquisa os benefícios da cachaça para o coração 10 de 06 de 2019 Pedro Cellia, cardiologista e produtor da cachaça Princesa Isabel, pesquisa sobre benefícios do destilado para a redução de problemas cardiovasculares. Veja mais […]

  • José Mateus
    agosto 28, 2021 at 5:19 pm

    Gostei do Blog mas gostaria de entrar em contacto pelo whatsapp. Número – 00258825017670. José Mateus

Adicionar um comentário
%d blogueiros gostam disto: