cachaça claudionor

A palavra estandardizada é um adjetivo que significa padronizado; produzido a partir de um padrão; seguindo um modelo. Entenda aqui o que significa uma cachaça estandardizada

Os donos de marcas de cachaça estandardizada não realizam todas as etapas de produção e compram cachaças fornecidas por terceiros. Portanto, não necessariamente precisam de canavial, dornas de fermentação, unidade de destilação ou envelhecimento.

Geralmente, essas cachaças adquiridas de terceiros tem aromas e sabores distintos e é papel do estandardizador realizar procedimentos que deixem essas cachaças com o mesmo sabor final – daí a ideia de padronizar.

Algumas técnicas são usadas para conseguir essa padronização, entre elas a redestilação da cachaça em alambiques de cobre e o armazenamento em dornas de madeira.

Esse profissional do mercado da cachaça é mais comum em regiões com diversas pequenas unidades de produção organizadas em cooperativas, que centralizam num mesmo local alambiques para redestilação, grandes dornas de madeira para armazenamento e maquinário para engarrafamento.

Dorna de cachaça

Seguindo a legislação, as cachaças estandardizadas devem ter no rótulo a identificação:  “estandardizada e engarrafada”. Quando todo processo de produção de cachaça é feito na mesma unidade de produção (plantação, moagem, fermentação, destilação), o rótulo constará “produzido e engarrafado”.

A cachaça adquirida pelo estandardizador pode ser de pequenos produtores formalizados ou informais. Quando regulada e priorizando a qualidade da cachaça, a estandardização pode ser interessante para fomentar a pequena produção familiar local. No entanto, pelo modelo de aquisição de diversos fornecedores, o controle de qualidade e a padronização podem ser um desafio para o produtor.

É interessante ressaltar que, nessa categoria, a bebida raramente é comercializada na versão pura, mas na maioria dos casos armazenada em dornas de madeiras, processo que também facilita a padronização dos aromas e sabores da bebida.

Uma madeira muito comum usada na padronização sensorial de cachaças puras de safras distintas é a amburana, madeira brasileira com grande potencial de influenciar as características de cor, aroma e sabor da bebida.

Os aromas e sabores da amburana se destacam, impregnam e dominam o perfil sensorial da cachaça estandardizada, deixando menos perceptíveis as distinções das bases puras de safras ou produtores diferentes. O protagonismo é da madeira que ajuda na padronização da bebida.

Por aliar grandes volumes, podendo chegar aos milhões de litros anuais, com gastos de produção reduzidos e assumir a identidade de artesanal, a cachaça estandardizada ocupa boa parte do mercado com preços competitivos.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
  • As cores da cachaça - Mapa da Cachaça
    dezembro 10, 2019 at 8:09 am

    […] Ex: Weber Haus Amburana. Quando são armazenadas em dornas antigas de grande volume, geralmente em cachaças estandartizadas, elas apresentam cor amarelo-pálido. Exemplo: Cachaça […]

  • […] as fermentadas por leveduras selvagens daquelas que foram por leveduras selecionadas. Destacar as cachaças estandardizadas e as bi-destiladas. Ou aqueles produtores que não diluíram antes de […]

  • […] Caso o produtor compre cachaças a granel de outras indústrias, e então busque fazer sua mistura própria padronizada, pela legislação essa cachaça deve ser identificada como estandartizada. […]

Adicionar um comentário
%d blogueiros gostam disto: