O blend 12 anos da cachaça Weber Haus - Mapa da Cachaça
Ethylica

O blend 12 anos da cachaça Weber Haus

22 de 02 de 2013

A cachaçaria Weber Haus criou com a ajuda de especialistas um blend 12 anos para homenagear 100 anos da marca. Felipe Jannuzzi e Gabriela Barreto do Mapa da Cachaça participaram dessa criação especial

Evandro Weber da Cachaça Weber Haus

Evandro Weber, produtor da cachaça Weber Haus

No ano passado, tivemos a oportunidade de conhecer os principais alambiques do Rio Grande do Sul a convite da Aprodecana. Ao contrário do senso comum, pudemos presenciar que os gaúchos têm tradição e tecnologia para a produção de excelentes cachaças.

Recentemente, voltamos ao Rio Grande do Sul para participar da criação de uma edição especial da cachaça Weber Haus. A ocasião era notável: Evandro Weber, produtor dessa autentica aguardente gaúcha com raizes alemãs, chamou um grupo de especialistas para ajuda-lo a criar uma cachaça diferenciada e homenagear seus pais.

Carta de Lorenzo para Evandro Weber

Carta de Lorenzo para seu pai Evandro: “boa sorte no seu blend”

O resultado foi a cachaça Weber Haus Lote 48 12 Anos – um blend de cachaças extra-premium que passaram 6 no carvalho e 6 anos no bálsamo. Neste vídeo abaixo, contamos um pouco mais sobre o processo de produção do blend.

Quando lançamos o Mapa da Cachaça, nossa intenção sempre foi falar sobre o Brasil e histórias de famílias brasileiras. Fazendo um recorte bem específico, com a nossa curiosidade voltada aos produtores de cachaça, nosso plano era fazer um mapeamento do país em busca histórias que representassem toda a complexidade e riqueza do país. O tema não podia ser mais propício, considerando que ao falarmos sobre cachaça abordamos diversos assuntos muito próprios da nossa cultura e história.

No alambique da família Weber, fizemos um vídeo que exemplifica bem o tipo de história que buscamos dentro do universo da cachaça. Documentamos a trajetória de uma cachaça de produção familiar, iniciada pelas mãos dos primeiros imigrantes alemães no país, localizada em uma cidade histórica, que conserva muitos dos costumes e tradições européias, mas que tem orgulho de ser brasileira, assim como a cachaça que produzem. Aqui no Brasil, essa família de alemães encontraram uma terra de oportunidade e, apesar das dificuldades, a produção de Weber Haus resistiu por 5 gerações, resultando hoje na criação de uma cachaça extra-premium de 12 anos.

Como foi a ação de criação do blend da Weber Haus?

Nós convidados algumas pessoas que em algum momento fizeram parte da história da Weber ou já visitaram ou já falaram ou já comentaram da Weber e essas pessoas estão se reuniram durante três dias aqui na Weber Haus para abrirmos 18 barris e degustar cada um deles e dar uma nota. A melhor nota desses 18 barris nós retiraríamos então três barris para fazer um blend.

O que é um blend?

O blend na realidade é você ter diferentes lotes de uma determinada bebida no fim você harmoniza-los de uma forma equilibrada. O processo de fazer um blend de alguma maneira é parecido com uma receita. É quando você cria uma combinação e depois degusta – nesse momento você vai sentir várias notas como você faz numa receita pode detectar aquelas mais especiais.

Diferentemente do blend que se escuta no exterior que lá só tem um tipo de madeira para envelhecer bebida, o carvalho, aqui nós temos cadastradas 25, 26 madeiras mas tem outras também. Se você pode misturar várias madeiras e pegando características de cada uma delas na proporção que lhe agrada.

O que seria um blend de uma cachaça ideal?

Ela tem que ter um aroma agradável, um sabor marcante e um retrogosto duradouro de modo que gere um equilíbrio entre essas três características. É isso que a gente busca em cada uma das amostras.

Como foi realizada a composição do blend da Weber Haus?

Essa situação é diferente porque eles deixaram a cachaça envelhecer seis anos em um barril de carvalho e
tiraram desse barril e agora colocaram no barril de bálsamo para envelhecer seis anos também
O bálsamo e o carvalho são madeiras de características distintas enquanto o carvalho é uma maneira mais
doce, mais suave, o balsamo é uma madeira nativa brasileira é uma madeira mais temperada. É uma madeira mais pulgente e mais agressiva no nosso paladar e nos seus efeitos na bebida.

Quais outros detalhes da produção?

Todo o conjunto desse produto vale tudo que tem lá dentro e o que tem do lado de fora com todo o carinho e com todo o amor que foi feito.

A garrafa foi feita à mão ela fica dois dias no forno para fazer a temperagem da garrafa. As partes dela também sete partes entre a caixa e a garrafa que são de metais todas elas banhado a ouro 18 quilates.

Como será a venda?

Então como são duas mil garrafas – somente duas mil garrafas numeradas para serem vendidas. A garrafa 2000 fica no acervo na cachaçaria e a garrafa 0001 uma hora vai ser leiloada na internet pelas redes sociais.

Então no momento certo, a gente vai fazer esse leilão pra que todas as redes sociais consigam dar o
seu lance para esse produto. O preço da cachaça da 1999 começará no preço de R$ 701,00 e cada garrafa a ser vendida vai aumentar 1 real então quer dizer que a 0002 vai custar R$ 2699,00. É um lote único não vai existir nunca mais duas mil garrafas acabou somente vai ficar a garrafa nº 2000 na empresa que não vai ter valor econômico, mas sim valor cultural e valor tradicional pra nós e a 001 então no leilão vai definir o custo que ela será vendida.

Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

  1. José Carlos Barroso

    fevereiro 24, 2013

    Gostei do site. Sou um apreciador de cachaça e de todo o valor cultural que ela tem para nós brasileiros. Comprei recentemente a cachaça Weber Haus Ouro. Gostei muito. Tenho um blog voltado para a área cultural e pretendo escrever sobre o que a cachaça representa nesse universo da Cultura. Gostaria muito de um dia poder apreciar esse blend Weber Haus 48 12 anos. Vou passar a frequentar mais o seu site e me cadastrei para receber informações. Se tiver uma oportunidade, visite o meu blog: http://www.zecabarroso.blogspot.com.br. Abraço.

  2. Mapa da Cachaça

    fevereiro 27, 2013

    Oi Zeca. Parabéns pelo seu blog! Queremos sempre trocar informações e experiências com quem escrever sobre cachaça e cultura! abração

  3. andré

    fevereiro 25, 2013

    tá de parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Mapa da Cachaça

    março 1, 2013

    Obrigado, André

  5. nino

    outubro 24, 2013

    Parabéns pelo filme e pela cachaça. O post é antigo mas precisava registrar a impressão que tive de que de fato deve ser uma das melhores cachaças já produzidas.

    Não tenho muito conhecimento sobre cachaça, mas tenho me interessado e pesquisado sobre o assunto de uns meses pra cá, após meu avô falecer, ele que era um apreciador dessa bebida tão interessante e soube aproveitá-la até o fim dos seus noventa anos.

    Parabéns!

  6. Mapa da Cachaça

    outubro 24, 2013

    Nos do Mapa da Cachaça agradecemos, Nino!

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list