Microdestilaria Hof: boutique etílica no Circuito das Águas

Alma da Serra Tennessee

Com inspiração nas pequenas destilarias boutique dos Estados Unidos e Europa, a Hof investe em bebidas de qualidade que vão além da produção de cachaças

No interior de São Paulo, o Circuito das Águas Paulista tem se destacado na rota turística pela produção artesanal de vários produtos, como cerveja, charcutaria, queijos e também cachaças. É nessa rota que fica a Microdestilaria Hof, localizada na bela paisagem da cidade de Serra Negra.

Essa pequena destilaria ganhou destaque pela produção de cachaças de qualidade e agora também tem investido em licores, gins, bebidas mistas e prontas. Idealizada por Martin Braunholz, a Hof se destaque no mercado pelo empenho em envelhecer cachaças em barris de carvalho americano e europeu – o que lhe rendeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

Atualmente liderada por Martin e o filho Matheus, a linha de produção da destilaria foi toda inspirada nos movimentos americano e europeu de destilarias boutique com conceito de uma escala reduzida de produção, utilizando ingredientes únicos com foco em bebidas premium.

alambique-destilaria-hof
Microdestilaria em Serra Negra

Microdestilaria Hof – fruto de uma paixão por Serra Negra

A história da Microdestilaria Hof começa por volta dos anos de 1980, quando Martin adquiriu a propriedade em Serra Negra, já que ele e a família gostavam muito do clima da cidade. Com a aquisição do sítio, surgiu a ideia de montar um capril, quando Martin começou a investir na raça saanem e fazer leite, queijos e outros produtos.

Nessa época, passaram a produzir um licor creme feito com o leite de cabra que fazia bastante sucesso quando era vendido nas feiras que frequentavam para vender os produtos do sítio. A partir daí, Martin começou a se interessar pelo mundo das bebidas alcoólicas e passou a estudar mais sobre o assunto e também fazer pesquisas para a criação de uma destilaria.

“A partir disso passamos a investigar, fazer cursos (Esalq e Unesp), além de visitar muitos alambiques e destilarias para conhecer os diversos processos para obtenção das diversas bebidas. O desenvolvimento foi árduo, tendo sido descartados diversas produções até chegar ao resultado final de cada uma delas”, relata Martin.

Como é a produção?

Foi-se então estabelecido que a produção teria um caráter de microdestilaria, que é um conceito contemporâneo de produção artesanal, com a criação de receitas originais e a destilação em alambiques de cobre do tipo pot still.

Para tal, a Hof seleciona e adquire cachaças monodestiladas da região de Serra Negra e realiza a redestilação em alambique de cobre, o que confere à bebida uma concentração maior de congêneres e reduz substancialmente os compostos nocivos da bebida (aldeídos, metanol, cobre) e também da acidez.

Assim em 2004 surgiu no mercado a linha de cachaças Alma da Serra, um nome que faz homenagem à bela paisagem em que fica localizada a destilaria – com uma vista para a Serra da Mantiqueira.

A Alma da Serra conta com 5 cachaças, todas as garrafas numeradas, que se dividem entre envelhecida em carvalho americano, carvalho francês, carvalho americano de Tennessee whiskey, carvalho americano whisky turfado, e a cachaça branca.

Além das cachaças, a Hof tem na linha de produtos as aguardentes composta Curato e Sortilégio, o licor fino Trigoni, os gins Minna e Marie e Boxxer, e a primeira bebida pronta Rabo de Galo. Todas as bebidas são de criação de Martin, tirando a última, que foi uma colaboração com o consultor Waldermar Stocco.

“No caso das aguardentes compostas, também há diferenças no processo, na Curato, uma aguardente com café, fazemos uma infusão e posterior destilação, mesmo caso de nosso licor Trigoni, apenas com a diferença da utilização de um álcool neutro. A Sortilégio é o resultado apenas de infusão e filtragem. No caso dos gins, temos duas marcas, o Minna Marie e o Boxxer, o processo é a infusão direta no destilador e posterior destilação. O gin Boxxer é mais de uma vez destilado, com um componente especial.  Um dos nossos últimos lançamentos é uma bebida pronta, obtida apenas por mistura, que é o tradicional Rabo de Galo”, conta Martin.

Um trabalho conjunto que envolve pai e filho

Desde o início da Microdestilaria Hof, cuidam dos negócios Martin e o filho, Matheus. Ambos têm carreiras muito bem colocadas no mundo business e tocavam a produção das bebidas em paralelo. De acordo com Martin, desde o ano passado Matheus consegue se dedicar integralmente à destilaria, enquanto os planos do patriarca é de fazer o mesmo em um futuro próximo.

“É prazeroso e ao mesmo tempo difícil trabalhar pai e filho juntos. Mas estamos nos afinando e tem sido muito bom. O Matheus vem se dedicando desde o ano passado em tempo integral e eu ainda trabalho para uma multinacional alemã até o final de 2020, quando igualmente me dedicarei somente à destilaria. O Matheus acompanha o desenvolvimento do negócio desde o começo, de forma que seu envolvimento e amor ao negócio foi desde o princípio”, relata Martin sobre a relação com o filho

Um futuro próspero para Hof

Além de terem nos planos a dedicação total a produção dos destilados, Martin também vê com otimismo o mercado de bebidas alcoólicas no Brasil e acredita que cada vez mais o setor vai crescer e se profissionalizar:

“Desde o início de nossa atividade, sentimos uma evolução enorme no mercado de destilados, uma maior profissionalização de alambiques típicos de cachaça, até a criação de novas destilarias como a nossa. Isso é muito benéfico ao setor pois exige um desenvolvimento contínuo e a melhoria de cada player no mercado”

Esse movimento também traz chances para a Hof investir ainda mais na gama do portfólio da marca, com a ideia de expansão para uma linha de bar completa.

“Nossa intenção desde o início é a produção de bebidas únicas e de altíssima qualidade. No portfólio pretendemos expandir para ter uma linha completa de bar. Com isso já temos em desenvolvimento pelo menos três novos produtos entre destilados e bebidas prontas. Com calma, para não comprometer nosso objetivo com qualidade”

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça