Microdestilaria Hof: boutique etílica no Circuito das Águas - Mapa da Cachaça
Verallia

Microdestilaria Hof: boutique etílica no Circuito das Águas

03 de 12 de 2019

Com inspiração nas pequenas destilarias boutique dos Estados Unidos e Europa, a Hof investe em bebidas de qualidade que vão além da produção de cachaças

No interior de São Paulo, o Circuito das Águas Paulista tem se destacado na rota turística pela produção artesanal de vários produtos, como cerveja, charcutaria, queijos e também cachaças. É nessa rota que fica a Microdestilaria Hof, localizada na bela paisagem da cidade de Serra Negra.

Essa pequena destilaria ganhou destaque pela produção de cachaças de qualidade e agora também tem investido em licores, gins, bebidas mistas e prontas. Idealizada por Martin Braunholz, a Hof se destaque no mercado pelo empenho em envelhecer cachaças em barris de carvalho americano e europeu – o que lhe rendeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

Atualmente liderada por Martin e o filho Matheus, a linha de produção da destilaria foi toda inspirada nos movimentos americano e europeu de destilarias boutique com conceito de uma escala reduzida de produção, utilizando ingredientes únicos com foco em bebidas premium.

Alambique de cobre Hof

Alambique de cobre que é usado na destilação das bebidas Hof

Microdestilaria Hof – fruto de uma paixão por Serra Negra

A história da Microdestilaria Hof começa por volta dos anos de 1980, quando Martin adquiriu a propriedade em Serra Negra, já que ele e a família gostavam muito do clima da cidade. Com a aquisição do sítio, surgiu a ideia de montar um capril, quando Martin começou a investir na raça saanem e fazer leite, queijos e outros produtos.

Nessa época, passaram a produzir um licor creme feito com o leite de cabra que fazia bastante sucesso quando era vendido nas feiras que frequentavam para vender os produtos do sítio. A partir daí, Martin começou a se interessar pelo mundo das bebidas alcoólicas e passou a estudar mais sobre o assunto e também fazer pesquisas para a criação de uma destilaria.

“A partir disso passamos a investigar, fazer cursos (Esalq e Unesp), além de visitar muitos alambiques e destilarias para conhecer os diversos processos para obtenção das diversas bebidas. O desenvolvimento foi árduo, tendo sido descartados diversas produções até chegar ao resultado final de cada uma delas”, relata Martin.

Como é a produção?

Foi-se então estabelecido que a produção teria um caráter de microdestilaria, que é um conceito contemporâneo de produção artesanal, com a criação de receitas originais e a destilação em alambiques de cobre do tipo pot still.

Para tal, a Hof seleciona e adquire cachaças monodestiladas da região de Serra Negra e realiza a redestilação em alambique de cobre, o que confere à bebida uma concentração maior de congêneres e reduz substancialmente os compostos nocivos da bebida (aldeídos, metanol, cobre) e também da acidez.

Assim em 2004 surgiu no mercado a linha de cachaças Alma da Serra, um nome que faz homenagem à bela paisagem em que fica localizada a destilaria – com uma vista para a Serra da Mantiqueira.

A Alma da Serra conta com 5 cachaças, todas as garrafas numeradas, que se dividem entre envelhecida em carvalho americano, carvalho francês, carvalho americano de Tennessee whiskey, carvalho americano whisky turfado, e a cachaça branca.

Além das cachaças, a Hof tem na linha de produtos as aguardentes composta Curato e Sortilégio, o licor fino Trigoni, os gins Minna e Marie e Boxxer, e a primeira bebida pronta Rabo de Galo. Todas as bebidas são de criação de Martin, tirando a última, que foi uma colaboração com o consultor Waldermar Stocco.

“No caso das aguardentes compostas, também há diferenças no processo, na Curato, uma aguardente com café, fazemos uma infusão e posterior destilação, mesmo caso de nosso licor Trigoni, apenas com a diferença da utilização de um álcool neutro. A Sortilégio é o resultado apenas de infusão e filtragem. No caso dos gins, temos duas marcas, o Minna Marie e o Boxxer, o processo é a infusão direta no destilador e posterior destilação. O gin Boxxer é mais de uma vez destilado, com um componente especial.  Um dos nossos últimos lançamentos é uma bebida pronta, obtida apenas por mistura, que é o tradicional Rabo de Galo”, conta Martin.

Um trabalho conjunto que envolve pai e filho

Desde o início da Microdestilaria Hof, cuidam dos negócios Martin e o filho, Matheus. Ambos têm carreiras muito bem colocadas no mundo business e tocavam a produção das bebidas em paralelo. De acordo com Martin, desde o ano passado Matheus consegue se dedicar integralmente à destilaria, enquanto os planos do patriarca é de fazer o mesmo em um futuro próximo.

“É prazeroso e ao mesmo tempo difícil trabalhar pai e filho juntos. Mas estamos nos afinando e tem sido muito bom. O Matheus vem se dedicando desde o ano passado em tempo integral e eu ainda trabalho para uma multinacional alemã até o final de 2020, quando igualmente me dedicarei somente à destilaria. O Matheus acompanha o desenvolvimento do negócio desde o começo, de forma que seu envolvimento e amor ao negócio foi desde o princípio”, relata Martin sobre a relação com o filho

Um futuro próspero para Hof

Além de terem nos planos a dedicação total a produção dos destilados, Martin também vê com otimismo o mercado de bebidas alcoólicas no Brasil e acredita que cada vez mais o setor vai crescer e se profissionalizar:

“Desde o início de nossa atividade, sentimos uma evolução enorme no mercado de destilados, uma maior profissionalização de alambiques típicos de cachaça, até a criação de novas destilarias como a nossa. Isso é muito benéfico ao setor pois exige um desenvolvimento contínuo e a melhoria de cada player no mercado”

Esse movimento também traz chances para a Hof investir ainda mais na gama do portfólio da marca, com a ideia de expansão para uma linha de bar completa.

“Nossa intenção desde o início é a produção de bebidas únicas e de altíssima qualidade. No portfólio pretendemos expandir para ter uma linha completa de bar. Com isso já temos em desenvolvimento pelo menos três novos produtos entre destilados e bebidas prontas. Com calma, para não comprometer nosso objetivo com qualidade”

Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list