Como foi o 1º Bar Convent no Brasil e quais as perspectivas para o mercado da cachaça? - Mapa da Cachaça
Verallia

Como foi o 1º Bar Convent no Brasil e quais as perspectivas para o mercado da cachaça?

27 de 06 de 2019

O Bar Convent surgiu em Berlim em 2007 e se consolidou como uma das maiores feiras B2B do setor. Em 2019, chega ao Brasil mostrando o momento promissor do mercado de destilados no país.

O mercado brasileiro de spirits

O Bar Convent (BCB), uma das mais importantes feiras de bebidas e bares do mundo, surgiu na Alemanha em 2007 e 11 anos depois teve sua primeira edição fora da Europa. Após ser adquirido pela Reed Exhibitions, o BCB chega aos EUA (Bar Convent Brooklyn) em junho de 2018.

Em 2019, São Paulo foi escolhida como cidade sede num evento realizado nos dias 17 e 18 de junho. A definição do Brasil como mais uma casa do evento reflete a confiança dos organizadores nas recentes transformações no mercado de destilados no país.

Bar Convent pelo mundo (BCB)

Um sinal para o setor: depois de Berlim e Brooklyn, São Paulo é a mais nova casa do Bar Convent

O brasileiro está acostumado a beber cachaça industrializada, sendo esse consumo responsável por 70% do mercado e fazendo da cachaça a maior categoria de spirits do país com o consumo de 71 milhões de caixas em 2017. Esse número é sete vezes maior do que a segunda maior categoria: vodca.

Apesar da popularidade das cachaças industrializadas, o mercado passa por uma recente premiumização. A tendência leva ao crescimento de marcas premium, artesanais e novas opções envelhecidas – não apenas para cachaça, mas para toda um leque de destilados como gim, rum, uísque e outras aguardentes. Cientes do aumento na busca por inovação, criatividade e qualidade, e para não perder espaço para marcas importadas, produtores de cachaça estão lançando rótulos premium e empreendendo na criação de novas categorias, como gins e runs nacionais.

Santo Grau - cachaça Pedro Ximenez e 5 Botas

Santo Grau PX – cachaça inovando com envelhecimento em barris de jerez

virga gim seco do Brasil

Virga Gim Seco do Brasil, primeiro gim brasileiro é produzido em uma destilaria de cachaça

O gim, destilado queridinho do momento, teve em 2017 crescimento de 66% com 1.8 milhão de litros. Para 2012, se estima que a categoria terá 5% do mercado nacional com crescimento de 17% ao ano. O primeiro gim brasileiro foi lançado em 2016, com a marca Virga da empresa Espíritos Brasileiros, e atualmente já são mais de 50 opções nacionais disponíveis no mercado.

Um fator importante que acompanha o desenvolvimento de novas marcas está na emergente cena da coquetelaria em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Os principais bartenders do país estão começando a experimentar essas novas opções premium como parte de seu repertório de ingredientes. A evolução natural é que essas marcas presentes no bar chegarão aos consumidores cada vez mais exigentes e especializados – gerando maior demanda de consumo para quem quer “beber menos, mas beber melhor”.

Bar Convent Feira B2B destilados

Bar Convent, uma janela para aproximar marcas dos profissionais do mercado de destilados. Quem ganha no final é o consumidor.

Bar Convent como janela de exibição das marcas premium

O Bar Convent São Paulo mostrou que estamos numa fase de investimentos expressivos de marcas nacionais e importadas, mesmo quando o mercado não esteja preparado ainda. Apesar dos investimentos, ainda são poucos os distribuidores capazes de absorver e ajudar no desenvolvimento da categoria de destilados artesanais, geralmente marcas ainda desconhecidas pelo grande público e com um preços mais elevados. A grande contribuição de eventos B2B como Bar Covent São Paulo está em criar demanda e conectar marcas com uma nova geração de distribuidores, bartenders, representantes comerciais, sommelieres, donos de bares e restaurantes e outros profissionais do setor.

Uma primeira onda de novos produtos nacionais e importados ajudarão na “premiumização” da categoria de spirits no Brasil. Marcas de gim, rum, uísque, tiquira, cachaça, bitters vão se fortalecer com o aumento da oferta de bons produtos, com a especialização dos profissionais e, consequentemente, ajudarão na expansão do mercado consumidor. Durante o BCB, tivemos em dois dias um gostinho disso tudo em um evento bem organizado, com marcas e profissionais de várias parte do mundo e uma sensação de que estamos num momento de mudanças positivas.

A cachaça no Bar Convent São Paulo

Seguindo a tendência de crescimento das marcas premium, o grande destaque do BCB 2019 em São Paulo foram as marcas de cachaça chamadas de artesanais. Weber Haus, Wiba!, Gouveia Brasil, San Basile e Höf exemplificaram bem o momento do destilado nacional: produtores investindo pesado em criar portfólio de qualidade e em ações de marketing para promoção de seus produtos.

As marcas de cachaça das multinacionais como Campari (Sagatiba), Diageo (Ypióca) e Bacardi (Leblon) não tiveram destaques no primeiro Bar Convent brasileiro, mas concentraram seus esforços na positiva ação chamada Experiência Pura – um hub de diversas marcas de cachaça, das locais às grandes multinacionais, com objetivo de representar a categoria. O estante era dividido em três salas com o objetivo de mostrar ao público os valores ligados ao destilado brasileiro e a importância da sua valorização.

estande-gouveia-brasil no bar convent são paulo

Gouveia Brasil, estante no Bar Convent 2019 e com presença do bartender e representante da marca Rafael Welbert e da especialista em destialdos Mijung Kim

As palestras sobre cachaça em 2019 no Bar Convent

Felipe Jannuzzi e Nina Bastos apresentaram o conceito de Escolas Cachaceiras no Tasting Room. Maurício Maia e Isadora Fornari fizeram uma bela abordagem antropológica e histórica sobre a cachaça no Brasil. O bartender Derivan Souza e Paulo Leite falaram sobre o Rabo de Galo, um dos coquetéis mais consumidos no Brasil e um potencial grande difusor do uso da cachaça na coquetelaria. A bartender Néli Pereira apresentou sua pesquisa sobre garrafadas e infusões com diferentes botânicos nacionais.

Anúncios

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list