Cachaça é um Tabu! - Mapa da Cachaça
Verallia

Cachaça ainda é um Tabu!

06 de 07 de 2011

Quando tiver um tempinho, veja essa reportagem no link abaixo que saiu esses dias sobre a branquinha. Muito interessante e completa, e eu gostei muito dela. No entanto, quando você for assisti-la, vai notar que ela começa falando da Cachaça com muitas imagens “para baixo” (pessoas bêbadas, em cenários muito populares, etc.).

SBT: Cachaça cai cada vez mais no gosto dos Brasileiros

Uma rápida busca no YouTube vai resultar também em várias dessas imagens, algumas delas nem brasileiras são mas que atrelam a Cachaça ao estado de embriaguez dos indivíduos nelas relatados. Alcoolismo, descontrole, beber em excesso são atitudes combatíveis e que trazem muitos males para nós. Outra coisa, por incrível que pareça, asfalto, rua, e trânsito são partes de vários destes vídeos – e eu acho isso particularmente perigoso.

Embora tudo isso seja um truísmo, uma verdade óbvia, continuamos a produzir, veicular e divulgar esse imaginário atrelado à bebida nacional – seja em nossas redes sociais, seja em nosso papo de bar, sejam naquelas piadinhas que ainda persistem envolvendo a bebida.  O tabu continua sendo alimentado, às vezes por querer, às vezes sem querer. O que eu acho é que, quando formos falar da Cachaça – sejamos jornalistas, publicitários, escritores, chefs, produtores, divulgadores ou, principalmente, apreciadores – nós precisamos fornecer uma abordagem mais inédita. Que tal sermos representantes de uma nova voz?

Precisamos tomar cuidado para não resvalar para este imaginário antigo: o velho, o alcoólatra, o excesso, o “popularesco”. Ficar repetindo ou divulgando esse discurso forte na sociedade, mesmo que falemos depois que a Cachaça está sendo valorizada (como é o caso dessa reportagem e de muitas outras), torna difícil, para quem ouve, realmente acreditar no que vem pela frente. As imagens negativas podem trazer à memória fortes lembranças, e essas muitas vezes podem ser mais expressivas do que a nova imagem que se pretende criar. Lembrar a todo momento que um tabu está aí nem sempre ajuda na tarefa de esquecer que ele algum dia existiu.

Foto de abertura: usuário diogro do Flickr, sob licença CC.

Anúncios

PUBLICADO POR:

TAGS: alcoolismo.

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list