Receitas

Coquetel Dona Flor, cachaça com cerveja American Pale Ale

Print Friendly, PDF & Email

Suellen Tobler apresenta o Dona Flor. Inspirado no romance do Jorge Amado, o coquetel leva cachaça de alambique e cerveja American Pale Ale. Confira a receita.

Coquetel com cachaça e Cerveja, Dona Flor

Dona Flor, criado por Suellen Tobler, é um coquetel que leva cachaça envelhecida em carvalho e cerveja American Pale Ale

Suellen Tobler cria mais um coquetel que leva como ingredientes cachaça de alambique e cerveja artesanal. Além de produzir eventos de harmonização com o destilado brasileiro e o fermentado mais consumido no mundo, Suellen também inova nas receitas de coquetel que combinam as duas bebidas.

Em setembro de 2015, para comemorar o Dia da Cachaça, Suellen realizou o “​Cachaça? Com Cerveja!” na A ​Feira da Cidade, ​uma das principais feiras gastronômicas da primeira capital do Brasil, Salvador ­ Bahia. Inspirada nos romances de Jorge Amado, a sommelier de cervejas e conhecedora de cachaça, criou três coquetéis que harmonizam as duas bebidas no mesmo copo, são eles:

Dona Flor:  elaborado com cachaça mineira envelhecida em barril de carvalho, a cerveja paranaense Perro Libre de estilo American Pale Ale, água de côco natural, hortelã, mel e finalizado com côco ralado in natura.

Gabriela: elaborado com cachaça mineira envelhecida em barril de carvalho, a cerveja paranaense Klein de estilo Weiss, suco de laranja, cravo da índia, canela, gengibre e mel.

Tieta: ​elaborado com cachaça mineira envelhecida em barril de carvalho, a cerveja catarinense Bierland de estilo American Red Ale, pimenta rosa, limão siciliano e mel.

Para um romance que se passa no carnaval, como Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado, foi elaborada uma mistura refrescante, com um dos ingredientes mais vendidos no Pelourinho, o coco. Para completar, o cheirinho de flor é representada pelo aroma floral do lúpulo da cerveja.

Autor(a) Suellen Tobler
Ingredientes
  1. 100ml de cerveja no estilo American Pale Ale
  2. 100ml de água de coco
  3. 5 folhas médias de hortelã
  4. Meia colher (sobremesa) de coco ralado
  5. 15ml de mel
Instruções de preparo

Dentro da coqueteleira, colocar o hortelã e macerar.

Adicionar a água de coco, cachaça e mel. 

Bater bem e num copo com gelo despejar o líquido fazendo coagem dupla. 

Adicione a cerveja e para finalizar o coco ralado.

[adsanity_group group_ids=5172 num_ads="2" num_columns="2"]
Suellen Tobler

Suellen Tobler

Suellen é estudiosa sobre os assuntos da cerveja - Sommelier de Cervejas, Produtora e Idealizadora dos eventos “Cachaça? Com Cerveja!”, que propõe a harmonização de cachaça com cerveja e do “Pumpkin Experience” que harmoniza cervejas de abóbora com lendas e pratos folclóricos dos EUA. Também é “Arteira” no jornal Folha de São Paulo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *