Artigos

Os Tipos de Cachaça

Print Friendly

Aprenda com o Mapa da Cachaça sobre os diferentes tipos de cachaça, suas madeiras para envelhecimento e sobre os profissionais do setor.

Entrevistamos o Sommelier de Cachaça, Leandro Batista, para aprendermos mais sobre os diferentes tipos de cachaça e suas diferenças em relação aos outros destilados.

“Cachaça tem que ser produzida aqui no Brasil e ser destilado de cana-de-açúcar. Tem que ter graduação 38º a 48º e tem que ser produzida aqui no Brasil, não pode ser em outro lugar. E cachaça é só destilado da cana-de-açúcar, a bebida que é destilado de caju não é cachaça é uma aguardente de caju.” – Leandro Batista do Restaurante e Cachaçaria Mocotó

Ela pode ser branca ou amarelada

  • Brancas: A cachaça pode ou não passar por madeira. É importante destacar que a cachaça não pode ter nenhuma alteração de cor. Nesse caso, o produtor poderá adicionar a marca as expressões Clássica, Tradicional ou Prata.

A cachaça que não passa por madeira é, depois da destilação, descansada em aço inox e em seguida é padronizada e engarrafada. A bebida apresenta aroma e paladar mais próximos da cana. Agora, algumas cachaças são retidas em madeiras que não soltam coloração (Jequitibá, Freijó, Amendoim) – portanto, elas continuam sendo brancas.

  • Amarelas: A cachaça foi armazenada ou envelhecida em madeira e apresentou alteração substancial na sua coloração. Nesse caso o produtor poderá adicionar a marca a expressão Ouro.

A cachaça retida em madeira pode ser armazenada ou envelhecida:

  • Armazenada: A cachaça fica armazenada por tempo indeterminado (2 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos) em tóneis de madeira sem destição de tamanho. Esse processo resulta no chamado “amaciamento” da bebida, influenciado no seu aroma e paladar de acordo com a madeira.
  • Envelhecida: No mínimo 50 % da cachaça fica durante pelo menos 1 ano em tonéis de no máximo 700 litros. Por ser um tonel menor e por ficar retido por mais tempo, as cachaças envelhecidas acabam apresentando alterações mais evidentes na sua cor, aroma e paladar. As cachaças chamadas Premium são 100% envelhecidas de um a três anos. E a Extra-Premium é 100% envelhecida no tempo mínimo de três anos.

As madeiras para armazenamento e envelhecimento:

Barril de Carvalho na Destilaria Mato Dentro - por Mapa da Cachaça - Os tipos de cachaça

O legal na cachaça é a diversidade de tipos de madeira para envelhecimento e armazenamento. É o único destilado (que conhecemos) que pode ser armazenado em tonéis de diferentes madeiras. O whiskey, a tequila, o rum são todos armazenados em carvalho. Já a cachaça tem inúmeras madeiras para armazenamento e envelhecimento. Cada estado tem suas madeiras típicas, o que resulta numa diferenciação na cor e no gosto da bebida. Inclusive, alguns estudiosos estão analisando os beneficios dessas variedades de madeira para a saúde.

  • Carvalho
  • Amburana
  • Amendoim
  • Jequitibá
  • Jequitibá Rosa
  • Ipê
  • Ipê Amarelo
  • Bálsamo
  • Pau Brasil
  • Jacarandá
  • Angelim-araroba
  • Cerejeira
  • Garapa
  • Pereira (Acarirana)
  • Peroba
  • Vinhático
  • muitas outras…

Com o objetivo de entender as particularidades das principais madeiras usadas para reter cachaça, realizamos por aqui o que chamamos de Laboratório Mapa da Cachaça. No vídeo abaixo, explicamos mais sobre esse processo:

Sobre os Blends:

Além de poderem ser armazenadas ou envelhecidas nas diferentes madeiras citadas acima, alguns tipos de cachaça são feitos com blends dessas madeiras, ou seja, com a mistura de diferentes cachaças envelhecidas ou armazenadas em madeiras distintas. O profissional responsável por essa mistura harmoniza é o chamado Master Blender. No vídeo abaixo, entrevistamos o profissional, Nelson Duarte que conta mais sobre essa prática.

O Cachacista, o sommelier da cachaça

Um outro profissional importante dentro do setor é o cachacista, cachacier ou o sommelier da cachaça. O cachacista ou o cachacier são os sommelier da cachaça, profissionais responsáveis por conhecer a parte de produção agrícola, a parte química e até a parte comercial, quando a cachaça chega na mesa do consumidor. No vídeo abaixo, entrevistamos o cachacier, Maurício Maia, que nos conta mais sobre essa profissão tão importante para o mercado.

Harmonizando com cachaça

Apresentamos até agora a complexidade do destilado brasileiro: os seus tipos, suas madeiras, seus profissionais e mostramos nosso comprometimento em estudarmos mais sobre as propriedades sensoriais da cachaça. Uma coisas mais legais de se fazer quando descobrimos os diferentes tipo de cachaça é tentar harmoniza-los com outras bebidas e comidas. Um exemplo é a harmonização de cachaça com charutos. Um dos maiores especialistas em destilados e charutos do país, Cesar Adames, nos fala mais sobre o potencial de combinarmos esses dois produtos:

Degustando cachaça

Como degustar cachaça? Esta é uma pergunta que a gente recebe bastante aqui no Mapa da Cachaça, por isso, deixamos aqui um vídeo com o Jairo Martins falando mais sobre a arte de analisar uma bendita.

Rotulos de Cachaça
receitas com cachaça - Banner Mapa da Cachaça
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

Somos uma referência cultural, histórica e sensorial sobre cachaça. Gosta de cachaça boa? Então siga o Mapa da Cachaça.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

18 comentários

  1. Olá pessoal, parabéns pelo excelente trabalho que vocês vem fazendo em relação ao melhoramento da CACHAÇA ARTESANAL, pois sou um pequeno produtor de cachaça, apreciador e sou facinado por tudo que tem relação com a cachaça.

    Minha cachaça é a “MONTE ALEGRE”

    Moro no SUL do ESTADO DO CEARÁ, mais precisamente na Fazenda Monte Alegre zona rural,

    Na cidade de BARRO-CE a 100 Km de Juazeiro do Norte.

    Meu alambique é um SANTA EFIGÊNIA fabricado pelo nosso amigo BIRA(Itaverava-MG)

    Um abraço ELDON BANDEIRA

  2. cual es la cachaça que te adormece y te da sensacion en la lengua alguien me puede pasar el dato.

  3. A cachaça quando armazenada em litros de vidro perdi algumas particularidades. Quanto tempo pod ser armazenado neste recipiente?

  4. Estou começando agora, não tenho conhecimento sobre cachaça, mas quero aprender, só de ver como é produzido a cachaça. E fazendo pesquisa daqui uns 3 anos posso dizer quer conheço cachaça, claro com à ajuda de vocês.