Rótulo da Cachaça Rótulo da Cachaça Céu de Minas - Mapa da Cachaça
Verallia

Rótulo da Cachaça Céu de Minas

Análise do Rótulo da Cachaça Céu de Minas, Cambuí – MG feita pela especialista Mariana Jorge da Fábrica de Ideias Brasileiras.

 

Rotulo da Cachaça Céu de Minas

Projeto: Identidade visual e rótulo para cachaça Céu de Minas
Cambuí – Minas Gerais
Ano de criação: 2011
Designer: F.I.BRA, Mariana Jorge, Maringá, 1974
Técnica de ilustração: Ilustração Vetorial
Técnica de impressão: Off Set

Neste ano tenho produzido artigos sobre rótulos de cachaça. E fazendo uma retrospectiva, posso dizer que foi um ano de muito aprendizado: venho admirando a criatividade e a profunda pesquisa que meus colegas designers praticam para desenvolver os rótulos eleitos. Confirmando que, por trás dos bons rótulos escolhidos, estão profissionais de primeira linha e sempre um processo consistente. Venho constatado como, neste contexto, a liberdade criativa é imensa! Como estamos abertos para a construção de uma identidade de produto “tudo a ver” com nossa própria identidade nacional: livre, criativa, diversa. Mas apesar desta liberdade criativa a conceituação e o embasamento teórico são fundamentais, pois são eles que nos dão norte para a estética de cada rótulo de cachaça analisado no Mapa da Cachaça.

Neste artigo vou cometer uma pequena ousadia: vou comentar um trabalho próprio, o projeto para a cachaça Céu de Minas. A Céu de Minas é produzida pela COOPERCASUL – Cooperativa de Produção de Cachaça Artesanal apoiada pelo SEBRAE, em Cambuí – Minas Gerais e possui duas versões: Céu de Minas Ouro e Céu de Minas Prata. Em Cambuí, o produtor Jair Pereira da Costa tem um sítio que serve de refúgio à sua rotina em São Paulo, mas agitado como só ele, nem mesmo em seu descanso deixou de articular projetos e empreender ideias. Ele mesmo ajudou na realização desta cooperativa e logo decidiu ter também sua própria marca.

Quando entrou em contato com a F.I.BRA, Jair tinha um sonho: direcionar seus esforços à uma atividade que lhe renda prazer de fazer o que gosta, passar mais tempo em suas terras e alguma tranquilidade financeira no futuro. Nos procurou para ajudar a concretizar, através do design, seu mais novo projeto de vida.

Garrafa da Cachaça Céu de Minas de Cambuí - Minas Gerais

Garrafa da Cachaça Céu de Minas Ouro de Cambuí – Minas Gerais

O primeiro desafio que nos coube foi ajudá-lo com o nome. Jair nos trouxe entre outras opções a ideia “Céu de Minas”. Adoramos! Nos apaixonamos de primeira. Além de lúdico e romântico, o nome regionaliza a cachaça e valoriza a beleza da natureza mineira. Essa etapa de definição de nome foi mais que fundamental, ela foi o ponto de partida de toda a inspiração. O poema de Rubem Alves nos foi apresentado logo nos primeiros momentos da pesquisa de referências “… O mar de Minas é no céu, pro mundo olhar pra cima e navegar…” a poesia casa perfeitamente com a personalidade sonhadora do produtor, com o conceito da bebida e com o nome escolhido. O poema foi nosso guia, o nome nosso norte.

“Minas não tem mar. Minas tem montanhas, matas e tem céu. Minas não tem mar. Lá, quem quiser navegar tem de aprender que o mar de Minas é em outro lugar. O mar de Minas não é no mar. O mar de Minas é no céu, pro mundo olhar pra cima e navegar sem nunca ter um porto onde chegar.” Rubem Alves

O meio de transporte escolhido para “navegar” neste céu é o balão, personagem principal da marca, mas não é qualquer balão! Este contém o próprio céu e assim, carrega o sonho em cada viagem. Coroando o rótulo está a lua cheia, dessas de parar para admirar, dessas que embalam noites de proza regadas a cachaça. O balão está sobrevoando montanhas, como não poderia deixar de ser, afinal estamos em Minas! As montanhas, que desenham uma das paisagens mais belas do país, nos convidam para relaxar o olhar e se perder na paisagem. Nesta jornada nos acompanha uma revoada de andorinhas, pássaro bem característico do interior do país, e que com sua revoada em bandos promove um verdadeiro balé no céu. A nossa intenção aqui foi representar toda a passarada que povoa os céus da nossa querida Minas Gerais.

Dá para sentir que somos apaixonadas pelo projeto, apaixonadas por cachaça e por Minas Gerais?

Anúncios

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list