Pinã Colada para quem gosta de cachaça! - Mapa da Cachaça
Verallia

Pinã Colada para quem gosta de cachaça!

17 de 07 de 2019

Apresentamos a releitura de um clássico da coquetelaria mundial. A tradicional Piña Colada, drink oficial de Porto Rico desde 1978, ganha versão com cachaça!

Não há uma praia no Caribe que você vá que não tenha uma piña colada. Esse coquetel além de ser maravilhoso é super refrescante e combina muito bem com um clima de calor e praia. Pensando no verão brasileiro, pensamos em propor uma versão com cachaça!

A grande ousadia do coquetel está na adição de leite de coco em sua receita. Por ter um sabor muito forte e marcante, esse ingrediente deve ser usado com muita cautela. Mas aqui revela-se muito harmônico ao fazer um combinação com o abacaxi e a cachaça. Para essa receita, escolhemos a cachaça Santo Mario Prata para substituir o rum porque ela apresenta justamente notas de água de coco – já uma assinatura característica desse coquetel.

A origem da pinã colada

O pinã colada é um coquetel feito originalmente com rum, creme de coco ou leite de coco e suco de abacaxi, geralmente mexido ou batido com gelo. Para guarnição pode levar uma fatia de abacaxi, uma cereja maraschino, ou ambos.

Apesar de existirem incontáveis versões sobre sua origem, há uma reconhecida como a história oficial da piña colada, com direito a placa oficial e tudo.

Com o desejo de criar um cocktail exclusivo para a exigente clientela do bar Beachcomber, do Caribe Hilton Hotel de Porto Rico, o barman Ramón “Monchito” Marreto passou três meses desenvolvendo a mistura até chegar ao equilíbrio correto dos ingredientes. A invenção foi servida pela primeira vez em 1954, mesmo ano que o leite de coco “Coco Lopés”, pioneiro da categoria, foi criado na Universidade de Porto Rico, fato que reforça esta versão.

Placa reconhecendo Ramón Portas Mingot como o criador do drink pinã colada

Ramón Portas Mingot é creditado pelo restaurante Barrachina como o criador do drink pinã colada

No entanto, há ainda uma outra versão da origem do famoso coquetel. O Barrachina, restaurante em Porto Rico, afirma que o bartender espanhol Don Ramon Portas Mingot em 1963 criou o que se tornaria o famoso coquetel.

Independente a origem, o pinã colada é um dos coquetéis mais famosos do mundo, reconhecido pela IBA (International Bartender Association) e um patrimônio de Porto Rico com direito a ser proclamado o coquetel oficial do país em 1978.

Pinã Colada, coquetel clássico agora com versão com cachaça

Que tal uma versão bem brasileira de um clássico mundial, a pinã colada. O bartender Junior WM, tendo de fundo o estádio do Pacaembu em São Paulo, nos ensina a receita.

Anúncios

Receita

Receita

Releitura de Pinã colada com cachaça

Autor

Junior WM

Ingredientes

1 fatia de 50 g de abacaxi
30 ml de leite de coco
60 ml de água de coco
60 ml de Santo Mario Prata

Modo de preparo

1. Corte o abacaxi em vários pedacinhos para caber dentro da coqueteleira.

2. Macere até desmanchar bem e formar bastante espuma.

3. Acrescente na coqueteleira o leite de coco, a água de coco e a cachaça Santo Mario.

4. Encha a coqueteleira de gelo e bate bem

5. Sirva com uma dupla coagem num copo longo com gelo

Guarnição

Para decorar o coquetel, pegue duas folhas da coroa do abacaxi e coloque elas cravadas no gelo. Pegue também uma fatia triangular de abacaxi e coloque entre as folhas da coroa.

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list