Coquetel com pequi e cachaça Porto do Vianna é a cara do cerrado brasileiro

  • Publicado 4 anos atrás

O mixologista da Gouveia Brasil, Rafael Welbert, prepara o coquetel Paixão feito com pequi, fruta característica do cerrado brasileiro.

O projeto Coquetelaria Gouveia Brasil é uma iniciativa para promover a cachaça como a estrela principal de coquetéis que valorizem o Brasil. Portanto, nada mais em sintonia que um coquetel feito com pequi, uma fruta nativa do cerrado.

O mixologista da marca, Rafael Welbert, propôs 5 receitas originais com o destilado nacional, que trazem essa raiz brasileira nos aromas e sabores. Já falamos aqui das receitas ‘Beba com Inteligência’ e ‘Arte & Elegância’. Dessa vez, a proposta é o coquetel ‘Paixão’, feito com pequi e cachaça Porto do Vianna Tradicional.

De acordo com Welbert, que também é chefe de bar do Balaio IMS, de São Paulo, a escolha da fruta, que é bastante usada na culinária goiana, foi devido ao aromas e sabores peculiares que ela oferece e também a cor amarelo vibrante.

“Para criar este coquetel, utilizei uma fruta muito interessante e de sabor marcante, o pequi. Árvore nativa do cerrado brasileiro, que dá esse fruto, no mínimo curioso, e de muitos espinhos. Quem não tiver cuidado ao roer o fruto, pode prejudicar seriamente a gengiva e o palato”, comenta o Rafael.

Para o coquetel, Welbert fez um creme de pequi, que trouxe cremosidade ao drink, e para acentuar a característica cítrica da fruta, o mixologista combinou também o sabor do maracujá. Para exaltar notas mais amargas e frutadas, foi-se utilizado Aperol e limão siciliano.

A CACHAÇA PORTO DO VIANNA TRADICIONAL

Para a cachaça do coquetel foi escolhida a Porto do Vianna Tradicional, uma cachaça leve que  harmoniza com a acidez e citricidade do pequi, além de contribuir com doçura trazendo aromas de rapadura e mel.

Feita de forma artesanal, com a utilização de canas selecionadas, a dupla destilação em alambique de cobre deixa a bebida muito leve na boca, com sabores cítricos e frutados mais suaves, já que foi pensada para ser uma bebida saborosa, autêntica e que harmonizasse bem com os mais variados tipos de coquetéis.

Confira abaixo os ingredientes e o modo de preparo do coquetel ‘Paixão’:

Paixao-1

Coquetel Paixão

Rafael Welbert
O mixologista da Gouveia Brasil, Rafael Welbert, prepara o coquetel Paixão feito com pequi, fruta característica do cerrado brasileiro.
5 de 2 votos
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 60 ml de Cachaça Porto do Vianna Tradicional (branca);
  • 10 ml de suco de limão siciliano fresco;
  • 05 ml de xarope de açúcar;
  • 25 ml de Aperol;
  • 20 ml de creme de pequi;
  • 15 ml de néctar de maracujá amarelo.

Guarnição:

  • Broto de hortelã.

Instructions
 

  • Bata todos os ingredientes na coqueteleira com gelo.
  • Coe dentro de um copo estilo long drink com gelo.
  • Use o broto de hortelã para a decoração.
Você tem uma receita?Envie para o Mapa da Cachaça

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...