Cachaça Sunrise, uma releitura do Tequila Sunrise criada por Pedro Cardoso - Mapa da Cachaça
Verallia

Cachaça Sunrise, uma releitura do Tequila Sunrise criada por Pedro Cardoso

28 de 07 de 2019

O Tequila Sunrise é um coquetel clássico da coquetelaria mundial e reconhecido pela IBA (International Bartenders Association). O bartender Pedro Cardoso nos apresenta sua receita desse tradicional coquetel com uma versão que substitui o tequila por cachaça.

O tequila é o destilado tipicamente mexicano e o Tequila Sunrise é um dos seus coquetéis mais icônicos ao lado da Margarita.

tequila, sal e limão

Além do ritual de tomar tequila com sal e limão, o destilado mexicano feito do agave é também a base de coquetéis populares como o Tequila Sunrise e Margarita

Assim como a cachaça só pode ser produzida no Brasil, o tequila é uma bebida com denominação de origem e apenas pode ser feita do agave-azul e produzido na região da cidade de Tequila, no estado mexicano de Jalisco, a 64 quilómetros de Guadalajara.

O Tequila Sunrise é um coquetel feito de tequila, suco de laranja e xarope de granadina (feito de romã). Ele é servido sem mexer num copo longo. O coquetel foi batizado pela sua aparência quando servido, com gradientes de cores que lembram o nascer do sol.

Pedro Cardoso e como os bartenders estrangeiros estão ajudando a promover a cachaça

Nós conhecemos o bartender português Pedro Cardoso no Wall Street Bar, que tem um sistema muito interessante que se assemelha ao de uma bolsa de valores. Telões espalhados pelo bar ficam passando o valor de cada item do cardápio e, conforme a procura aumenta ou cai, o preço dos itens varia. É viciante! Tanto que o bar costuma estar sempre abarrotado de gente. E foi lá o nosso ponto de encontro com o Pedro Cardoso, bartender que sabe tudo de drinks e passa seus ensinamentos em aulas do Senac.

Nesse vídeo, Pedro Cardoso, fala um pouco sobre seu relacionamento com a cachaça no Brasil e no exterior.

“Eu acho que eu aprendi a fazer caipirinha fora e não no Brasil. O brasileiro ainda gosta de tomar muita caipirinha a base de saque, a base de vodka e a cachaça fica para terceiro plano ainda. (…) acho que está melhorando bastante graças aos estrangeiros que estão divulgando a cachaça sim.”

Pedro nos ensinou a preparar alguns coqueteis, dentre eles o Cachaça Sunrise, se insere na categoria Long Drink, que pode ser consumido tanto de dia quanto a noite. Aprenda no vídeo como preparar o coquetel Cachaça Sunrise:

Receita

Receita

Cachaça Sunrise

Autor

Pedro Cardoso

Porção

1 porção

Ingredientes

30 ml de Licor de morango
50 ml de Cachaça
50 ml de Suco de laranja
10 ml de xarope de tangerina
50 ml de Schweppes citrus ou água com gás
gelo

Modo de preparo

1. Completar o copo com gelo para já começar a resfriá-lo.

2. Em uma coqueteleira adicionar aproximadamente 5 cubos de gelo, o licor de morango, o xarope de tangerina, o suco de laranja e a cachaça (nesse caso utilizamos a cachaça Tiê Ouro)

3. Bater tudo na coqueteleira.

4. Com uma peneira ou strainer, coar o conteúdo da coqueteleira ao adicioná-lo ao copo.

5. Completar com Schweppes citrus ou água com gás.

6. Mexer com uma bailarina para gaseificar todo o coquetel.

PUBLICADO POR:

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list