É possível criar experiências incríveis harmonizando sobremesas com cachaça. Nossa sugestão é harmonizar uma torta banoffe com cachaça Companheira Extra Premium. Confira a receita dessa sobremesa inglesa
Os diferentes estilos e a diversidade de madeiras usadas no processo de envelhecimento fazem da cachaça um destilado bastante versátil. E pensando nesse leque rico de cores, aromas e sabores que a cachaça Companheira elaborou um projeto para buscar receitas que harmonizem com cachaça. Hoje falaremos da combinação de cachaça envelhecida em carvalho com uma sobremesa deliciosa: a torta banoffee.
Para encarar esse desafio, contamos com a participação da nutricionista Queila Turchetto, uma estudiosa dos destilados e que além de pensar em harmonizações, também elaborou receitas de pratos e coquetéis com a cachaça Companheira. Entre as receitas estão massas, frutos do mar, carnes e sobremesas que levam como um dos ingredientes o nosso destilado nacional.
TORTA BANOFEE: AS POSSIBILIDADES DE HARMONIZAÇÃO COM CACHAÇA
A torta banoffee foi inventada no Reino Unido em 1972 por Nigel Mackenzie e Ian Dowding, ex-proprietário e ex-chef respectivamente do restaurante Hungry Monk, em Jevington, no East Sussex, que fechou as portas em 2012. O nome, que soa bastante alemão, na verdade é a junção de banana + toffee e por muitas vezes é escrita como banoffi.
Para acompanhar essa receita de banoffee com bananas flambadas recomendamos harmonizar com a cachaça Companheira Extra Premium Carvalho 8 anos.
A cachaça Companheira Extra Premium Carvalho 8 anos harmoniza com a proposta de sobremesa trazendo aromas de banana, mel frutas secas, doce de laranja e baunilha. Na boca, a cachaça suaviza a percepção de dulçor da sobremesa, potencializando as notas frutadas.
Confira abaixo a receita da torta de banoffee

Torta Banoffee
Queila TurchettoIngredients
- 2 “tubos” de Bolacha Maria (cerca de 280 g no total)
- 3 colheres de sopa bem generosas de manteiga sem sal – em temperatura ambiente.
- Um pouquinho de leite integral (para dar ponto na massa)
- 4 a 5 bananas grandes
- 1 pote de doce de leite – cerca de 300g
- 1 pote de nata
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 limão Taiti (opcional)
- Canela e zezs de limão siciliano
Instructions
- Bata a bolacha no liquidificador até virar uma farinha.
- Ligue o forno em temperatura máxima.
- Em uma vasilha, coloque a “farinha” de bolacha, a manteiga, e uma pitada de canela.
- Misture amassando muito bem, até que a manteiga esteja completamente incorporada à massa. Se a manteiga não foi o suficiente para a massa “grudar”, então utilize pouquinho de leite até a massa ficar bem homogênea. Tem que colocar, misturar e ir sentindo a massa.
- Pegue a travessa que for servir, ou em uma forma de aro removível e forre o fundo e as laterais com a massa.
- Leve para assar no forno por 10 minutos em temperatura mínima.
- Retire do forno e espere esfriar a massa.
- Com a massa fria, corte as bananas em rodelinhas e flambe na cachaça branca rapidamente. (espere esfriar)
- Cubra a massa com o doce de leite e coloque as bananas flambadas em rodelas por cima.
- Coloque a nata com 2 colheres de açúcar na batedeira e bata até ponto de chantili. Cuidado para não passar e virar manteiga!
- Coloque o chantili por cima das bananas para finalizar a torta. Se quiser, pode usar um bico de confeiteiro para colocar o chantili.
- Por cima do chantili já “decorado”, ou liso mesmo, salpique canela.
Adicionar um comentário