Doce de mamão papaia com cachaça

  • Publicado 7 anos atrás

Isadora Fornari  nos apresenta a receita do chef Pedro Wolff. A receita leva mamão papaia com cachaça, uma sobremesa rápida e que harmoniza com cachaças envelhecidas em carvalho americano.

O conceito de bistrôs sempre me agradaram muito. Eles são mais informais que restaurantes, os chefs administram, atendem, cozinham por isso são mais acessíveis e próximos dos clientes. A casa utiliza ingredientes do momento, o que justifica a variação do cardápio. A única constante é o sabor caseiro e aconchego.

Algumas histórias contam que os militares russos, ao invadir a capital francesa, clamavam “bistrô! bistrô!” ao atacarem os cafés parisienses; isto se deve à presença do termo ‘bystro’, que tem o sentido de ‘rápido, rápido’, no vocabulário da Rússia.

Outras lendas dão conta de que os franceses residentes na região norte idealizaram este termo. O mais provável, porém, é que esta palavra definia os donos de pequenos estabelecimentos comerciais de vinho; depois, ela se estendeu à própria loja. Seja como for, é um recanto que promove, antes de tudo, a interação entre os frequentadores, mais até que o bom atendimento.

Durante a Segunda Guerra Mundial os bistrôs se desenvolveram, pois enquanto os maridos iam para o front, as esposas normalmente tinham que conquistar uma forma de obter uma renda para sobreviver. Assim, elas transformavam suas residências em estabelecimentos públicos especializados no comércio de comida caseira.

Encontrei um exemplar bem brasileiro aqui no Rio de Janeiro. O Bobinot Bistrô, na Tijuca, trabalha somente com produtos nacionais e explora muito a história dos ingredientes em suas receitas.

bobinot-bistro-2
chef Pedro Wolff autor da receita de cachaça com mamão

O Pedro Wolff, dono e chef desse cantinho oferece cervejas, cachaças e porções de queijos e embutidos artesanais do Brasil e hoje ele divide com a gente uma receita fácil, refrescante e light!

Eu coloquei coco ralado para colocar um crocante na sobremesa, mas você pode fazer sem e colocar uma calda de açaí ou jabuticaba que fica delicioso!

mamao-com-cachaca-do-bobinot-bistro

Doce de mamão papaia

Pedro Wolff
Isadora Fornari  nos apresenta a receita do chef Pedro Wolff. A receita leva mamão papaia com cachaça, uma sobremesa rápida e que harmoniza com cachaças envelhecidas em carvalho americano.
5 de 2 votos
Servings 6 porções

Ingredients
  

  • 1 kg de mamão papaia cortado em cubos
  • 120 g de açúcar (ou o equivalente em adoçante)
  • 2 colheres de coco ralado
  • 60 ml de cachaça branca – prefira cachaças mais frescas, com aroma de cana de açúcar bem presente, notas florais e acidez media.

Instructions
 

  • Leve os cubos da fruta na congelador por aproximadamente 2 horas
  • Bata o mamão, açúcar e cachaça no processador
  • Misture a pasta com o coco
  • Retorne ao congelador por mais 2 horas ou até que se torne uma pasta com consistência cremosa como a de um sorvete. Caso congele, deixe alguns minutos fora do freezer para adquirir a textura adequada.

DICA

  • O gosto de fruta madura e coco são seguidos da leve acidez e retrogosto da cachaça. Para essa sobremesa sugiro uma cachaça envelhecida em carvalho americano por mais de 1 ano para destacar o sabor do coco. Os sentidos serão adoçado através do aroma de baunilha e especiarias bem como a experiência aconchegante de um bistrô.
Você tem uma receita?Envie para o Mapa da Cachaça

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...