Essa receita de salmão com redução de maracujá é uma boa pedida para dias de verão. E nossa dica é harmonizar com toque de cachaça prata.
Com a chegada das temperaturas mais altas uma dica boa é comer um peixe acompanhado de uma cachaça branquinha. Nossa dica de harmonização de hoje é harmonizar uma receita de salmão com a cachaça Companheira Prata.
A receita de salmão com crosta de ervas frescas, avelã e redução de maracujá foi desenvolvida pela nutricionista Queila Turchetto. Depois de uma pesquisa sobre estilos de cachaça, Queila desenvolveu diferentes receitas levando em conta as notas e aromas encontrados em cada destilado.
Para o salmão, foi escolhida a cachaça Companheira Prata pelas características herbais, frescas e de corpo levemente adocicado e ácido, que vai muito bem com frutas mais cítricas e carnes brancas e leves.
SOBRE A COMPANHEIRA PRATA
Produzida no Vale do Rio Ivaí, no norte do Paraná, a cachaça Companheira é a idealização do engenheiro químico Natanael Carli Bonicontro, que se apaixonou pela produção cachaceira durante uma aula na faculdade.
Com a intenção de fazer uma cachaça de qualidade, Natanael investiu em boas terras em que no canavial só é utilizada cana de açúcar selecionada, uma variedade que só pode ser colhida uma vez por ano, durante o período de inverno.
Com uma tecnologia de primeira linha utilizada no engenho, a cachaça Companheira Prata é uma bebida de aroma delicado e sabor suave. A qualidade da bebida já recebeu o prêmio de Medalha prata no Concurso de Degustação às Cegas 2014, realizado durante a Expocachaça, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer a receita de salmão:

Salmão com crosta de ervas frescas, avelã e redução de maracujá
Queila TurchettoIngredients
- 1 filé de salmão (cerca de 160g)
- 1 pitada de sal
- 1 fatia de pão de forma
- 10 g de avelãs
- 30 ml de azeite
- Cheiro verde a gosto
- 10 g de mostarda dijon (ou uma de boa qualidade)
- 10 g de mel
- 30 g de cenoura ralada com casca
Para a Redução de Maracujá e Mel
- 4 Maracujás doces
- 4 colheres de sopa de mel
- Sal á gosto
- Pimenta da Jamaica a gosto
Instructions
- Tempere o salmão com um pouco de sal (mantenha a pele). Depois, misture a mostarda com o mel e besunte o salmão apenas do lado em que a carne está exposta (não cubra a pele).
- Reserve.
- Sele o pão na frigideira com azeite para secar um pouco, pique o pão grosseiramente triture tudo, ligando e desligando o aparelho, sem deixar o pão se desfazer totalmente (ele deve ficar como uma farofa grossa).
- Retire a farofa do processador, misture com avelãs (torradas e trituradas no processador), salsinha e cebolinha picadinhas e azeite de oliva (até dar o ponto de amassar nas mãos), e espalhe no salmão sobre a camada de mostarda e mel.
- Arrume no fundo de uma assadeira a cenoura ralada, de maneira que ela possa servir de leito para o salmão (evitando que a pele encoste na fôrma e se solte no cozimento).
- Asse em forno a brando a 180 °C por cerca de 25 minutos.
Para a redução de maracujá e mel
- Disponha em uma panela a polpa dos 4 maracujás (se quiser sem a semente é só peneirar), mel, sal e a pimenta do reino;
- Leve ao fogo baixo por em média 20 minutos, ou até que o líquido tenha reduzido á metade e engrossado um pouco, experimente e se necessário acrescente mais mel ou sal e reserve;
Adicionar um comentário