Receita de Manhattan feita com cachaça Santo Grau Solera Cinco Botas

  • Publicado 3 anos atrás

Apresentando:

O coquetel clássico Manhattan recebe uma releitura feita pelo bartender Frajola, que substituiu o whisky original na receita pela cachaça Santo Grau Cinco Botas

Releitura do coquetel Manhattan feito com cachaça

coquetel Manhattan é um daqueles drinques clássicos que são aclamados nos bares do mundo inteiro, mas você já pensou que pode-se criar uma proposta substituindo o whisky pela cachaça? Pois foi essa a ideia da Santo Grau na hora de inovar na releitura dos clássicos.

A marca de cachaças resolveu propor um estudo e junto com o Bar Original, de São Paulo, e o Bartender Frajola, um mestre da coquetelaria clássica, investiram em uma série de 8 receitas conhecidas substituindo o álcool de base por alguma cachaça. Já falamos aqui sobre o Whisky Sour e o Negroni, ambos feitos com o destilado nacional.

A escolha agora é a receita do Manhattan, coquetel que surgiu nos EUA no século 19 e que teve nesta releitura a utilização de cachaça Santo Grau Solera Cinco Botas para substituir o whisky.

A Santo Grau Solera Cinco Botas é recomendada para substituir o whisky porque passa por um processo de envelhecimento em barris de carvalho usados anteriormente para envelhecer vinho de Jerez Oloroso, o que lhe configura um sabor levemente amadeirado, com notas de torrado e um adocicado natural do vinho fortificado.

Sobre o Manhattan

O coquetel Manhattan é uma clássica combinação de bourbon, vermute e angostura que resulta em uma bebida extremamente saborosa e sofisticada. Com origem nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova York, esse coquetel é conhecido por seu equilíbrio perfeito entre o dulçor do vermute e a força do bourbon, que resulta em um sabor único e marcante.

O Manhattan é um coquetel tradicionalmente servido em taças de martini e pode ser apreciado tanto pelos amantes de bebidas mais fortes quanto por aqueles que preferem sabores mais suaves e complexos. É uma escolha clássica e elegante para aqueles que desejam desfrutar de um coquetel atemporal e cheio de personalidade.

Como toda história de coquetel clássico, o Manhattan também tem a história de sua origem deturpada pelo tempo. Existem inúmeras versões sobre a criação do coquetel. O livro Valentine’s Manual Of New York, de 1923, credita a criação ao dono de um bar na Broadway, por volta da década de 1860.

Em uma pesquisa sobre o coquetel publicada no site Barry Popik, foi-se encontrado um artigo do Daily Journal, de Rancine, em que narrava que o Coronel Joe Walker estava em um passeio de iate com os amigos durante uma visita a Nova Iorque.

De acordo com o artigo, só existiam no barco para beber vermute italiano e whisky. Foi então que ocorreu ao coronel fazer uma mistura dos dois, o que ficou bom. Quando retornou a Nova Orleans, Walker aperfeiçoou a receita e a batizou de Manhattan, em homenagem ao amigos da ilha da cidade de Nova Iorque.

O primeiro registro de uma receita de Manhattan está no livro The Flowing Bowl, de 1891, em que leva vermute italiano, whisky, xarope de goma arábica e um pouco de absinto, podendo completar com maraschino, porém este último é facultativo.

Ao longo dos anos, o absinto e o xarope de goma passaram a não figurar tanto na receita e o maraschino se tornou a guarnição, além de encontrar versões com Angostura Bitters. Acredita-se que a receita original era com Rye Whiskey, já que em Nova York era muito comum o uso de whisky de centeio, porém como as receitas mais antigas não especificam, hoje é muito comum se usar bourbon, versão do uísque americano com no mínimo 51% de milho.

garrafas das cachaças Santo Grau PX e 5 Botas
A cachaça Santo Grau 5 Botas foi a escolhida para a releitura do Manhattan com cachaça

A receita da releitura, o Cachaça Solera Manhattan

Para a releitura da Santo Grau, o bartender Frajola, que se consagrou no SubAstor e hoje toca o Sylvester, usou para a receita a cachaça Solera Cinco Botas, da Santo Grau, vermute tinto, angostura, bitter de laranja, a cereja maraschino e um pouco de calda para a guarnição. Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer um Solera Manhattan.

Manhattan

Cachaça Solera Manhattan

Frajola
O coquetel clássico Manhattan recebe uma releitura feita pelo bartender Frajola, que substituiu o whisky original na receita pela cachaça Santo Grau Cinco Botas; confira
5 de 3 votos
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 50 ml de Cachaça Santo Grau Solera 5 Botas
  • 30 ml de vermute tinto
  • 2 gotas de angostura
  • 2 gostas de bitter de laranja
  • 1 cereja maraschino + 1 colher de calda

Instructions
 

  • Em um copo com gelo acrescente a cachaça, o vermute tinto, os bitters e a calda
  • Mexa bem
  • Despeje o líquido em uma taça estilo Martini
  • Complete com a cereja maraschino para enfeite

Video

Você tem uma receita?Envie para o Mapa da Cachaça

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...