A culinária é versátil, assim como as cachaças da marca Companheira, e para valorizar a diversidade de sabores e aromas, a nutricionista Queila Turchetto prepara uma receita de hambúrguer de costela harmonizado com cachaça envelhecida em carvalho
A culinária é harmonizada com a bebida em várias culturas há muito tempo, e fica difícil se lembrar de uma coisa separada da outra. Até mesmo a recordação da infância, vem na memória o cinema de sábado com o refrigerante favorito e pipoca, ou do pai tomando aquela cachaça antes de uma bela feijoada de domingo.
Harmonizar é uma arte delicada, que nem sempre funciona. Escolher errado a bebida que irá harmonizar com o prato, pode prejudicar o paladar na hora de saborear os alimentos. Para escolher o melhor, a solução inicial é sempre priorizar bebidas de qualidade.
Depois o passo é pensar qual é o tipo de prato que será servido, se é uma massa, peixe, carne vermelha, ou sobremesa, e também quais são os temperos, aromas e sabores que esta comida lhe remete. Afinal, a bebida deve ser combinada por contraste ou aproximação.
CULINÁRIA E CACHAÇA
Pensando nisso, a cachaça Companheira convidou a nutricionista Queila Turchetto para elaborar receitas harmonizadas com essa cachaça paranaense. A especialista fez um estudo gastronômico e mapeou a identidade de cada cachaça e com quais tipos de pratos elas poderiam harmonizar.
Como, por exemplo, a cachaça Companheira Prata tem nota herbal e sabor levemente adocicado, combina bem com frutas cítricas e carnes brancas, ou a Companheira Imburana, que tem uma linha que harmoniza bem com carnes defumadas e toques de laranja.
Na sequência, a nutricionista criou receitas de coquetéis e pratos para que a experiência na hora da degustação seja a mais prazerosa e harmônica possível.
A nossa dica de prato harmonizado com cachaça é essa receita de Companheira Carvalho com uma receita de hambúrguer de costela com queijo gouda.
Hambúrguer de costela com queijo gouda
Queila TurchettoIngredients
- 500 g de patinho moído
- 300 g de costela moído
- 200 g de bacon moído
- Sal
- Pimenta da Jamaica
- 4 pães para hambúrguer de sua preferência
- Alface americana
- Tomate
- 8 fatias de queijo gouda
- 60 ml de maionese
- 10 g de mostarda
- 10 g de mel
Instructions
- Para preparar o seu lanche, misture as carnes de patinho moído, costela moída e bacon moído, tempere com sal e pimenta da Jamaica e modele os hambúrgueres.
- Ao modelar os hambúrgueres aglutine bem as carnes, batendo em uma mão com a outra para deixar mais uniforme e só asse/frite os hambúrgueres depois de 30min modelas na geladeira.
- Posteriormente sele os dois lados, e vá adicionando água a uma panela com tampa para finalizar a cocção.
- Coloque as fatias de queijo sobre a carne e tampe a panela para que com o vapor derreta o queijo.
- Misture a maionese com a mostarda e o mel. Corte os pães coloque o molho, a alface já limpa e as rodelas de tomate e finalize com a carne e o queijo.
DICA
- Se o pão não estiver crocante pode selar na frigideira ou colocar no forno antes de preparar o lanche.
Adicionar um comentário