Desde sempre presente no cardápio do brasileiro, o picadinho de carne é sucesso garantido, ainda mais quando servido com banana, farofa, ovo frito e é claro a mais brasileira das combinações, o nosso arroz com feijão.
De origem carioca, o picadinho de carne foi sucesso nos botequins fluminenses, onde virou símbolo da boemia, posteriormente se espalhou por toda a cidade e depois para todo o país.
Nesta versão, acrescento cachaça em dois momentos, primeiro para marinar a carne, agregando sabor e ajudando a amaciar as fibras, e depois finalizando o prato, flambando, e liberando todo o seu aroma. Prefiro utilizar carnes menos nobres, como o peito bovino ou coxão mole, que aguentam um maior tempo de cocção.
Cortado em tiras, ela é marinada com a cachaça, alho, limão, noz moscada, sal e pimenta do reino. Depois é selada em frigideira bem quente, onde recebe a companhia de cebola picada, um bom molho de tomate, o que sobrou da marinada, um pouco de melado de cana e cubos de cenoura. O picadinho é então cozido lentamente até ficar bem macio e o molho ficar encorpado.
Depois é só acrescentar uma boa dose de cachaça e flambar, para então servi-lo acompanhado de arroz, feijão, ovo frito, farofa e não pode faltar banana, que pode ser empanada ou então alguns chips de bananas da terra, fritos em óleo por imersão e temperados com sal e pimenta do reino. Desta vez, utilizei cachaça envelhecida em carvalho, para dar um toque amadeirado ao prato.
Espero que gostem da receita!
Picadinho de carne
Chef Gui MateusIngredients
- 1 kg de carne (coxão mole, peito)
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 lata de tomate pelado
- 1 colher sopa de extrato de tomate
- 2 cenouras em cubos
- 1 colher de sopa de melado de cana
- 80 ml de cachaça envelhecida em barris de carvalho
- 100 grs de bacon defumado
- Suco de 1 limão
- Noz moscada a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
Instructions
- Tempere a carne com o alho, metade da cachaça, o suco de limão, a noz moscada, o sal e a pimenta do reino. Deixe marinar por 1 hora.
- Em uma frigideira bem quente, frite-os bacons até que fiquem bem dourados, acrescente a carne (sem o caldo da marinada), e doure-as bem de todos os lados.
- Acrescente a cebola picada. Coloque os tomates pelados com o seu suco, o caldo da marinada, o melado de cana, o extrato de tomate e a folha de louro. Cozinhe até a carne ficar bem macia e o molho ficar bem encorpado.
- Ajuste o sal e a pimenta e flambe com o restante da cachaça.
DICA
- Sirva o picadinho com arroz, feijão, farofa, ovo frito, banana da terra frita ou banana à milanesa, e uma boa dose de cachaça. Bom apetite!
Adicionar um comentário