Receita de massa com molho de tomate feito com cachaça, temperado com alho, parmesão e manjericão e finalizado com creme de leite é inspirada em prato inglês e norte-americano, com vocês o “Penne alla cachaça!”
Minha relação com essa receita inspirada no penne alla vodka, mas substituindo a base alcoólica pelo destilado brasileiro vem de muito longe em tempo e espaço.
Eu provei pela primeira vez um prato de massa feito com creme de leite quando morei na Inglaterra, fiquei impressionada com o resultado, lambi os beiços e como os ingredientes estavam no cardápio eu copiei e passei a fazer um molho parecido em casa.
Anos depois em viagem aos Estados Unidos descobri o molho a la vodka, parecido com o inglês, mas feito com a aguardente de origem russa (ou seria polonesa?). A receita dessa massa é muito popular e servido normalmente com penne em muitos dos restaurantes de lá e vendido também em mercados; naqueles vidros transparentes o molho se destaca dos outros pela sua cor. Sempre que viajo e vou a restaurantes de massa não resisto e peço o meu favorito “Penne alla vodka, please!”.
No Brasil resolvi fazer a minha versão utilizando a cachaça no molho, ingrediente bem brasileiro; porque não? Meu Penne alla cachaça ficou ótimo e já servi para várias pessoas sempre fazendo muito sucesso. Gosto de variar o formato da massa e também o acompanhamento. Uma sugestão é substituir o penne pelo linguini e servir com frango, mas a massa acompanha bem qualquer carne. O melhor de tudo é que como todo molho ele é fácil de fazer!
Penne alla cachaça
Andréa PotschIngredients
- 2 dentes de alho picadinhos
- 5 colheres de sopa de azeite
- 50 ml de cachaça Princesa Isabel Prata
- 2 latas de tomate pelatti (340 g cada) batidas em liquidificador
- 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fino
- 200 ml de creme de leite fresco
- Sal a gosto
- 3 ramos de manjericão fresco inteiros
Instructions
- Refogue o alho no azeite até começar a dourar, junte a cahaça e deixe reduzir à metade.
- Adicione o tomate pelatti e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. O molho deve ficar espesso.
- Junte o parmesão e deixe derreter.
- Adicione o creme de leite, deixe ferver, junte o manjericão, tampe a panela e desligue o fogo, deixando o manjericão dar gosto ao molho por uns 3 minutos.
- Retire os ramos da erva e salgue a gosto.
- Sirva o molho bem quente com a massa cozida de sua preferência.
DICA
- Caso você não tenha creme de leite fresco utilize o de lata, mas antes engrosse seu molho com uma colher de chá de amido de milho para que ele não talhe, nesse caso não ferva o molho. O tomate pelatti pode ser substiuído por extrato de tomate.
Adicionar um comentário