‘Novo’ French 75: um coquetel clássico com cachaça e espumante

french-75

Em projeto da Santo Grau, o bartender Frajola propõe releituras de grandes clássicos com cachaça, como o icônico French 75

French 75 é um dos coquetéis mais icônicos do mundo da coquetelaria e sempre está associado à elegância, já que a apresentação deste drink é feita em uma taça cupê, ou de champagne, em que o espumante e o gin se equilibram com o suco de limão.

A história deste coquetel praticamente atravessa o século XX e tem várias versões relacionadas à sua criação, receita original e apresentação. O mais certo de tudo é que de fato o nome deste ícone da coquetelaria internacional foi uma homenagem ao Soixante-Quinze (setenta e cinco), ou Canon de 75 modèle 1897, que é um tipo de canhão francês muito usado pelo exército durante a I Guerra Mundial.

Essa arma era constantemente citada durante o período por ter sido um símbolo de esperança na batalha contra a Alemanha, já que ela era capaz de disparar 15 rodadas por minuto e tinha (para a época) qualidades que se referiam à portabilidade.

O primeiro nome associado à invenção do coquetel se dá ao francês Henry Tépé, do Henry’s Bar, em Paris, por volta de 1914/1915. Batizado como Soixante-Quinze, na época o coquetel era sempre relacionado com a potência do álcool com a potência da arma e sempre diziam que o drink ‘nocauteava’ a quem o bebesse.

A primeira menção escrita relacionada ao coquetel aconteceu em 1915, pelo jornal estadunidense The Washington Herald, em que o correspondente de guerra E. Alexander Powell sugere que a receita originou-se no front de batalha e se tornou popular, sendo trazido à América.

Na época, a receita consistia em gin, brandy de maçã, grenadine e suco de limão siciliano. Ao longo dos anos, o Soixante-Quinze virou o 75 Cocktail e depois o French 75, e as receitas também foram sofrendo alterações junto com o nome.

A receita e a forma como é servido o coquetel que conhecemos atualmente foi elaborado por volta dos anos de 1927 e consiste em suco de limão siciliano, gin, espumante e açúcar.

O ÍCONE FRANCÊS COM CACHAÇA

Mas, você já pensou em juntar o espumante com cachaça em uma receita semelhante ao French 75? Pois o bartender Frajola (ex-Subastor) fez uma pesquisa sensorial para o projeto Novos Clássicos, da Santo Grau, e propõe o drink com cachaça Coronel Xavier Chaves no lugar do gin.

A Santo Grau Coronel Xavier Chaves é uma cachaça que não passa por madeira e tem um sabor agreste que combina com a acidez do limão tahiti, escolhido ao invés do limão siciliano, tradicionalmente usado na versão clássica da receita clássica.

A cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves é produzida no mais antigo alambique ainda em funcionamento no Brasil. O processo de produção artesanal segue a mesma tradição há quase 3 séculos e a cana ainda é moída pela força de uma antiga roda d’água.

Confira abaixo os ingredientes e modo de preparo:

french-75

Novo French 75

Frajola
Em projeto da Santo Grau, o bartender Frajola propõe releituras de grandes clássicos com cachaça, como o icônico French 75
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 30 ml de cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves
  • 25 ml de suco de limão tahiti
  • 15 ml de xarope de açúcar
  • Gelo
  • Completar com espumante

Instructions
 

  • Em uma coqueteleira ou copo adicione, o suco de limão, o xarope de açúcar, a cachaça e o gelo.
  • Transfira de um copo para o outro o líquido, até que faça uma mistura homogênea.
  • Despeje na taça e complete com o espumante.

Video

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Curso

    Aprenda o Essencial da Cachaça

    R$190

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça