Aprenda o passo a passo para preparar os deliciosos e famosos dadinhos de tapioca com queijo-de-coalho e molho de pimenta com cachaça do chef Rodrigo Oliveira do Mocotó
Em 2004, ainda na faculdade Anhembi Morumbi, Rodrigo Oliveira ouviu da colega Adriana Cymes sobre um bolinho com tapioca, leite, queijo minas, ovos, manteiga que era a cara do Mocotó. Rodrigo decidiu fazer uma versão com queijo coalho e oferecer para os clientes do restaurante, mas sem colocar o bolinho no cardápio. Certo dia, ao sair da cozinha enquanto fazia a massa, Rodrigo encontra na sua volta uma placa dura – pronta para ir no lixo. Mas na hora lembrou da polenta, que é espalhada na assadeira, cortada e frita. Decidiu fazer um teste e cortou a massa em dadinhos – do erro, surgiu a famosa receita.
A receita dos dadinhos de tapioca do Mocotó já é bastante famosa e um dos motivos que faz milhares de pessoas irem todos os meses no restaurante de comida sertaneja localizado na Vila Medeiros em São Paulo. O dadinho já se tornou presença obrigatória em diversos restaurantes pelo país e tem potencial de ter a mesma relevância da coxinha entre os petiscos favoritos dos brasileiros. Além da qualidade dos ingredientes e da saborosa massa e recheio, um dos segredos da receita está no seu molho agridoce que leva na composição três tipos de pimenta e cachaça branca.
RECEITA DO MOLHO AGRIDOCE DOS DADINHOS DE TAPIOCA DO MOCOTÓ
Dadinho de Tapioca com Queijo-de-Coalho
Rodrigo OliveiraIngredients
- 250 g Tapioca granulada
- 300 g Queijo de Coalho
- 500 ml Leite quente
- 8 g Sal (pode variar de acordo com o sal do queijo)
- 1 pitada Pimenta branca
Molho de pimenta agridoce
- 300 ml de água
- 250 ml de vinagre de manga
- 40 ml de cachaça branca
- 50 g de alho assado sem casca
- 40 g de pimenta dedo de moça assada
- 40 g de pimenta de bico
- 8 g de pimenta malagueta em conserva drenada
- 500 g de açúcar
- 20 g de sal
- 20 g de polvilho doce
Instructions
- Misture o queijo ralado e a tapioca e junte ao leite bem quente, mexendo sempre para não formar grumos.
- Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura começar a firmar.
- Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar o desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3h.
- Corte em cubos e frite por imersão a 170ºC até dourar.
- Sirva com molho de pimenta agridoce.
Molho de pimenta agridoce
- Abrir as pimentas dedo de moça, tirar as sementes. Assar a 150°C por 20min, com a pele para baixo. Repetir o mesmo processo para o alho. Picar com a faca as pimentas antes de bater.
- Fazer um caramelo com metade do açúcar. Quando o caramelo estiver ainda claro (165°C), adicionar a água e manter no fogo baixo.
- Hidratar o polvilho com um pouco da água e reservar.
- Bater no liquidificador metade das pimentas de bico com a totalidade de pimenta malagueta e um pouco da água até ter uma pasta. Coar esta mistura no caramelo e jogar as sementes fora.
- Aos poucos e separadamente, colocar no liquidificador as pimentas dedo de moça, pimentas de bico e o alho assado. Com ajuda da água, bater pulsando para que não desmanchem totalmente.
- Depois de processados, vá adicionando no caramelo e ao final, junte o restante dos ingredientes (vinagre, sal, cachaça e sobra de água se tiver)
- Ferva essa mistura, e deixe mais 10 min no fogo baixo. Adicione o polvilho hidratado de uma vez, mexa bem e envaze ainda quente.
- Sirva como acompanhamento a deliciosos dadinhos de tapioca com queijo coalho.
Adicionar um comentário