Beba-com-inteligencia

O coquetel  traz a infusão de caju em aguardente Porto do Vianna 54%, que ressalta todo o aroma e essência da fruta

O mixologista da Gouveia Brasil, Rafael Welbert, desenvolveu cinco receitas de coquetéis com base de cachaça e derivados para o projeto Coquetelaria Gouveia Brasil.  A ideia é promover o destilado e mostrar que dá sim para desenvolver coquetéis elegantes, sofisticados e que elevam a cachaça como protagonista, como o coquetel ‘Arte e Elegância’, que já falamos aqui. 

A empresa, que é reconhecida pela qualidade e produção de destilados premium, investe também na desmistificação da cachaça e levanta a bandeira de uma coquetelaria brasileira mais genuína com a valorização do destilado nacional.

Rafael Welbert, que também é chefe de bar do restaurante Balaio IMS, é um profissional que trabalha com a valorização dos produtos nacionais e desenvolve com maestria coquetéis que trazem os sabores, aromas e raízes do Brasil em todos os versos.

INSPIRAÇÃO NOS BIOMAS BRASILEIROS

Foi a inspiração na Amazônia, no Cerrado e na Caatinga que trouxeram referências para Welbert criar o coquetel ‘Beba com Inteligência’, que tem como ingrediente principal o caju, que representa a rica biodiversidade encontrada nesses biomas.

Segundo o mixologista da Gouveia Brasil, o caju foi escolhido por : “Ser uma fruta que traz para meus coquetéis um toque frutado, condimentado e cítrico. Para extrair o sabor que dá personalidade, infusionei a Porto do Viana Aguardente, com a polpa do caju in natura”

A aguardente Porto do Viana tem um teor alcoólico de 54%, o que ajuda na infusão, pois a alta graduação alcoólica ajuda a extrair os sabores e a essência com mais precisão e agilidade.

Para trazer as notas de especiarias à tona, Welbert fez um licor com base de cachaça, castanha do Pará fresca (que diferentemente da  castanha torrada lembra muito o coco seco), especiarias brasileiras e cascas cítricas. O Vinho Jerez Fino também foi usado no preparo para trazer uma acidez mais elevada e equilíbrio para o coquetel, segundo Welbert.

O nome ‘Beba com Inteligência’ foi inspirado na graduação alcoólica do coquetel, que apesar de forte, é bem equilibrada e suave no paladar.

“Todos os ingredientes contêm álcool, ainda assim, ele é um coquetel com pouca percepção alcoólica, frutado, bem equilibrado; com notas de especiarias, textura aveludada; deixa um retrogosto de caju e amêndoas, tem muita personalidade, ou seja, tem que ser apreciado com inteligência”, pontua o mixologista.

SOBRE A GOUVEIA BRASIL

A aguardente Porto do Vianna é um produto feito pela  família Gouveia Brasil, que produz cachaça desde 1900 em uma propriedade que fica entre as cidades de Turvolândia e São Gonçalo do Sapucaí, conhecida como Porto do Vianna, daí o nome em homenagem às terras que deram origem a esta história.

Dizem que a cachaça é uma tradição da família, que sempre manteve vivo o hábito de reunir os membros para prosear e degustar uma boa cachaça artesanal.

O publicitário e músico Roberto Brasil, terceira geração da família, pensou em transformar a tradição em uma marca e assim a antiga propriedade deu origem a um alambique artesanal moderno, com uma produção controlada e limitada, que configura o caráter premium das cachaças Gouveia Brasil.

A produção está sob o comando do master blender Armando Del Bianco, carinhosamente apelidado pelo o grupo como “O Mago”,  devido a autoridade do profissional quando o assunto é formular bebidas marcantes, bem estruturadas com precisão e equilíbrio.

Beba-com-inteligencia

Beba com Inteligência

Rafael Welbert
O coquetel  traz a infusão de caju em aguardente Porto do Vianna 54%, que ressalta todo o aroma e essência da fruta
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 40 ml de Aguardente 54% Vol Porto do Vianna infusionada com caju in natura;
  • 20 ml de Jerez fino;
  • 20 ml de licor de castanha do Pará com especiarias e casca cítrica;
  • gelo

Guarnição

  • Broto de agrião

Instructions
 

  • Coloque dentro de um copo grande com gelo todos os ingredientes.
  • Mexa e coe dentro de uma taça com gelo.
  • Finalize com o broto de agrião para a guarnição.
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O que recomendamos

Cachaça Tiê Ouro 700ml

Produção sustentável de cachaça  Tiê Ouro, no sul de Minas Gerais A Cachaça Tiê Ouro é produzida em Aiuruoca, cidade localizada no sul de Minas Gerais,

Comprar

Mais do Mapa da Cachaça

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Curso

    Aprenda o Essencial da Cachaça

    R$190

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça