caipirinha_manjericao_lima_limao_santo_grau.

A receita de caipirinha, um dos coquetéis favoritos dos brasileiros, ganha versões feitas pelo premiado barman Souza, da Esquina do Souza, preparado com a cachaça Santo Grau.

Já falamos anteriormente aqui no Mapa da Cachaça da receita de caipirinha feita com abacaxi e gengibre levando a Santo Grau Paraty, feita pelo reconhecido barman Souza, que hoje comanda a própria casa – o Esquina do Souza. 

Dessa vez a receita tem como ingredientes lima da pérsia, limão e manjericão e certamente leva como base uma boa cachaça de alambique.

Assim, Souza usou para esta versão a cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves, que traz para o drink um aroma intenso de cana e sabor que realça caipirinhas feitas com frutas cítricas. 

SANTO GRAU CORONEL XAVIER CHAVES

Produzida no alambique mais antigo em atividade no Brasil, na região que fica entre Tiradentes e São João Del Rey, a Santo Grau Coronel Xavier Chaves não passa por madeira e sim descansa durante 6 meses em tanques de pedras parafinados e subterrâneos construídos há 250 anos e tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). 

Ademais, a fermentação do destilado é lenta e usa o tradicional fermento natural produzido com fubá de milho, fazendo dessa cachaça uma seguidora da Escola Caipira de produção.

Na destilação, feita em alambique de cobre aquecido por fogo direto, aproveita-se apenas o suprassumo do Coração da Cachaça. 

SOBRE O BARMAN SOUZA

Vencedor por quatro vezes na categoria barman do ano pela edição especial da Veja Comer & Beber, Souza é reconhecido no ramo por seus drinks feitos com cachaças, com grande destaque para as caipirinhas e caipifrutas.

Comandou por um bom tempo o Bar do Veloso, entretanto desde 2018 está no comando da casa própria, a Esquina do Souza, onde segue nas criações de caipirinhas tendo como inspiração a receita clássica do coquetel mais brasileiro do mundo

caipirinha_manjericao_lima_limao_santo_grau.

Caipirinha de manjericão, lima da pérsia e limão

Souza
A receita de caipirinha, um dos coquetéis favoritos dos brasileiros, ganha versões feitas pelo premiado barman Souza, da Esquina do Souza, preparado com a cachaça Santo Grau.
Porções 1 porção

Ingredientes
  

  • ½ limão Tahiti
  • ½ Lima da Pérsia
  • Folhas de manjericão
  • 1  colher de sobremesa de açúcar
  • 70 ml de cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves (MG)

Instruções
 

  • Corte o limão na metade, no sentido do comprimento.
  • Corte as pontas (o cabo e a ponta oposta) e corte o miolo branco. Fatie.
  • Repita o mesmo procedimento com a lima.
  • Macere o limão, a lima e as folhas de manjericão com o açúcar.
  • Complete um copo com gelo e finalize com cachaça,misturando com o auxílio de um mexedor.
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O que recomendamos

Mais do Mapa da Cachaça

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail 5 aulas sobre cachaça!