Jambu-Tônica: uma versão bem brasileira do Gin Tônica - Mapa da Cachaça
Verallia

Jambu-Tônica: uma versão bem brasileira do Gin Tônica

07 de 12 de 2019

A receita feita com “cachaça de jambu” e água tônica é uma das apostas do embaixador da Jós, Alê Sampaio

Jambu-Tônica Jós

O Jambu-Tônica é uma ótima versão de coquetel para testar novos sabores para a cachaça de jambu

Uma das receitas mais replicadas mundo afora ganha uma versão bem brasileira desenvolvida pela Jós. O Jambu-Tônica é uma receita criada pelo embaixador da marca, Alê Sampaio, que substitui o tradicional gin do Gin Tônica e acrescenta o ‘tremor’ da cachaça de jambu, bebida típica do Norte do Brasil.

Sucesso de vendas, há mais de 3 anos o Gin Tônica é um dos coquetéis clássicos que caiu no gosto popular do brasileiro e virou um coquetel obrigatório em muitas festas, já que é um drink leve, refrescante e muito fácil de ser executado. Pensando nessa popularidade, a Jós propôs recriar sua própria versão unindo o sabor do jambu.

Com o intuito de equilibrar as sensações gustativas da erva nortista com a coquetelaria, nasceram coquetéis harmônicos como o Jambu-Tônica, que traz na praticidade da receita uma nova forma de consumir o coquetel popular e também a “cachaça de jambu”.

Jambu atravessando as fronteiras

A flor do Jambu é um dos símbolos da vegetação local do Norte do país, em que está presente na gastronomia rica das regiões do Amazonas, Pará, Acre e Rondônia.

Os pratos mais famosos com a erva, também conhecida como agrião-do-Pará, são o Tacacá e o Pato no Tucupi, além é claro da aguardente feita com infusão da flor. De sabor particular, esse ingrediente traz sensações de formigamento na boca e um gosto herbal e salgado ao mesmo tempo.

Encantados com tamanha riqueza de sabores e culturas encontrados no Pará, quatro amigos decidiram que tinham a missão de levar essa experiência sensorial para todos os cantos do Brasil de forma democrática. Foi assim que nasceu a Jós, uma aguardente produzida no interior de São Paulo que exalta a erva amazônica.

Com o apoio à produção local, a cachaça Jós tem como matéria-prima as flores de jambu, que são colhidas e vendidas por pequenos produtores do Pará. A receita foi desenvolvida em uma pesquisa científica realizada na ESALQ – Piracicaba, uma das universidades mais renomadas no setor, em que a doutora e pesquisadora Aline Bortoletto foi uma das responsáveis pela receita.

  • Conheça também o Cachaça Tônica

Já o embaixador da marca, Alê Sampaio, paranaense e um entusiasta da cachaça, buscou trabalhar no coquetéis uma horizontalidade, em que valorizou diversos ingredientes de todo o Brasil, na tentativa de tornar a “cachaça de jambu” universal.

Agora confira abaixo o passo a passo para fazer o  Jambu-Tônica:

Receita

Receita

Jambu-Tônica

Autor

Alê Sampaio

Ingredientes

- 50ml Jós
- 25ml suco de limão tahiti
- Água tônica

Modo de preparo

01. Adicione bastante gelo no copo.
02. Coloque Jós, limão e misture bem com a bailarina.
03. Complete com água tônica e misture de leve.

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list