‘Novo’ French 75: um coquetel clássico com cachaça e espumante

  • Publicado 3 anos atrás

Apresentando:

Em projeto da Santo Grau, o bartender Frajola propõe releituras de grandes clássicos com cachaça, como o icônico French 75

Releitura do clássico French 75 com cachaça de alambique

Conheça o coquetel French 75

O coquetel French 75 é uma clássica e elegante combinação de gin, suco de limão, açúcar e champanhe. Com origem na França, esse coquetel é conhecido por sua sofisticação e equilíbrio de sabores. O gin adiciona um toque de frescor e complexidade, enquanto o suco de limão traz uma acidez refrescante. O açúcar suaviza os sabores e o champanhe acrescenta um toque de luxo e efervescência à bebida. O French 75 é uma opção perfeita para celebrar momentos especiais e desfrutar de um coquetel clássico e refinado.

french-75
Clássico da coquetelaria mundial, a receita original leva gin, mas a releitura do French 75 com cachaça também é sucesso!

A história do French 75

French 75 é um dos coquetéis mais icônicos do mundo da coquetelaria e sempre está associado à elegância, já que a apresentação deste drink é feita em uma taça cupê, ou de champagne, em que o espumante e o gin se equilibram com o suco de limão.

A história deste coquetel praticamente atravessa o século XX e tem várias versões relacionadas à sua criação, receita original e apresentação. O mais certo de tudo é que de fato o nome deste ícone da coquetelaria internacional foi uma homenagem ao Soixante-Quinze (setenta e cinco), ou Canon de 75 modèle 1897, que é um tipo de canhão francês muito usado pelo exército durante a I Guerra Mundial.

Essa arma era constantemente citada durante o período por ter sido um símbolo de esperança na batalha contra a Alemanha, já que ela era capaz de disparar 15 rodadas por minuto e tinha (para a época) qualidades que se referiam à portabilidade.

O primeiro nome associado à invenção do coquetel se dá ao francês Henry Tépé, do Henry’s Bar, em Paris, por volta de 1914/1915. Batizado como Soixante-Quinze, na época o coquetel era sempre relacionado com a potência do álcool com a potência da arma e sempre diziam que o drink ‘nocauteava’ a quem o bebesse.

A primeira menção escrita relacionada ao coquetel aconteceu em 1915, pelo jornal estadunidense The Washington Herald, em que o correspondente de guerra E. Alexander Powell sugere que a receita originou-se no front de batalha e se tornou popular, sendo trazido à América.

Na época, a receita consistia em gin, brandy de maçã, grenadine e suco de limão siciliano. Ao longo dos anos, o Soixante-Quinze virou o 75 Cocktail e depois o French 75, e as receitas também foram sofrendo alterações junto com o nome.

A receita e a forma como é servido o coquetel que conhecemos atualmente foi elaborado por volta dos anos de 1927 e consiste em suco de limão siciliano, gin, espumante e açúcar.

O ícone francês com cachaça

Mas, você já pensou em juntar o espumante com cachaça em uma receita semelhante ao French 75? Pois o bartender Frajola (ex-Subastor) fez uma pesquisa sensorial para o projeto Novos Clássicos, da Santo Grau, e propõe o drink com cachaça Coronel Xavier Chaves no lugar do gin.

A Santo Grau Coronel Xavier Chaves é uma cachaça que não passa por madeira e tem um sabor agreste que combina com a acidez do limão tahiti, escolhido ao invés do limão siciliano, tradicionalmente usado na versão clássica da receita clássica.

garrafa Santo Grau Coronel Xavier Chaves
Escolha da cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves para a releitura do French 75

A cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves é produzida no mais antigo alambique ainda em funcionamento no Brasil. O processo de produção artesanal segue a mesma tradição há quase 3 séculos e a cana ainda é moída pela força de uma antiga roda d’água.

french-75 na taça de espumante

Novo French 75

Frajola
Em projeto da Santo Grau, o bartender Frajola propõe releituras de grandes clássicos com cachaça, como o icônico French 75
5 de 3 votos
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 30 ml de cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves
  • 25 ml de suco de limão tahiti
  • 15 ml de xarope de açúcar
  • Gelo
  • Completar com espumante

Instructions
 

  • Em uma coqueteleira ou copo adicione, o suco de limão, o xarope de açúcar, a cachaça e o gelo.
  • Transfira de um copo para o outro o líquido, até que faça uma mistura homogênea.
  • Despeje na taça e complete com o espumante.

Video

Você tem uma receita?Envie para o Mapa da Cachaça

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...