Virtuoso-

O mixologista Rafael Welbert se inspirou na bebida gelada feita com as folhas da erva-mate para criar o drink ‘Virtuoso’, coquetel refrescante com cachaça, limão, abacaxi e Fernet branca

A Gouveia Brasil e o bartender Rafael Welbert se uniram para criar o projeto Coquetelaria Gouveia Brasil e desenvolver 5 receitas de coquetéis elegantes e sofisticados que levam a cachaça como protagonista. Dessa vez, usaram a cachaça Porto do Vianna, do portfolio da Gouveia Brasil, para criar um coquetel com erva-mate, chamado ‘ Virtuoso’.

Reconhecido por ter um trabalho que valoriza os produtos nacionais e que traz à tona a identidade brasileira, Rafael Welbert, que também é chefe de bar do restaurante Balaio IMS, pensou nas regiões do nosso país, seus aromas e sabores como inspiração para criar seus coquetéis.

A receita do Virtuoso tem referência em uma das plantas que é símbolo do Rio Grande do Sul e um dos chás mais consumidos no Brasil – muito popular na nossa cultura, o chá de erva mate pode ser consumido tanto quente como gelado.

A erva-mate é a estrela do coquetel ´Virtuoso´, que tem na composição a cachaça Porto do Vianna Premium infusionada com as folhas. Segundo Welbert, a escolha da erva-mate para o drink foi inspirado na memória das praias brasileiras, pois “sempre encontramos um vendedor com um chá mate geladinho, que mata o calor, tem um sabor delicioso e refrescante”.

Para ressaltar esse frescor, foi-se usado na receita o limão tahiti e o abacaxi, já que o ácido das duas frutas ajuda a ressaltar todos os sabores do coquetel. O abacaxi, fruta símbolo das regiões tropicais e subtropicais, além de contribuir com a acidez do coquetel é também um símbolo da hospitalidade presente no bar de Welbert.

“Uma tradição que começou nos EUA e na Europa por volta de 1700, quando ter acesso a essa fruta, era quase uma questão de vida ou morte, literalmente, por ser uma fruta rara, cara e que para se ter acesso, só enfrentando muitos perigos, inclusive piratas da rota do Caribe. Oferecer um abacaxi para alguém era símbolo de honra e hospitalidade”, conta Welbert sobre a simbologia e história do abacaxi.

Para dar mais tempero ao coquetel, o mixologista acrescentou o mel silvestre e umas gotas de Fernet branca para deixar a bebida refrescante e com um toque de amargo. E por último, foi-se usado o carvão ativado, conhecido por ser comestível e utilizado para desintoxicar o organismo, o que dá ao coquetel uma cor exclusiva e atraente de um cinza bem intenso.

Virtuoso-

Virtuoso

Rafael Welbert
O mixologista Rafael Welbert se inspirou na bebida gelada feita com as folhas da erva-mate para criar o drink ‘Virtuoso’, coquetel refrescante com cachaça, limão, abacaxi e Fernet branca
Porções 1 porção

Ingredientes
  

  • 60 ml de Cachaça Porto do Vianna Premium (envelhecida em carvalho), infusionada com chá mate;
  • 10 ml de xarope de mel silvestre;
  • 10 ml de suco de limão taiti fresco;
  • 30 ml de néctar de abacaxi;
  • 04 dashes de Fernet Branca
  • Meia bailarina de carvão ativado

Guarnição

  • ½ fatia de abacaxi desidratado.

Instruções
 

  • Bata todos os ingredientes na coqueteleira com gelo.
  • Coe com dupla coagem dentro de uma taça coupe pré resfriada.
  • Decore com a fatia de abacaxi desidratado.
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O que recomendamos

Mais do Mapa da Cachaça

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail 5 aulas sobre cachaça!