caipirinha_lima_da_persia

O Quiosque do Português, do Rio de Janeiro, é famoso pelas suas caipirinhas e aqui você confere a receita desse coquetel brasileiro feito com lima da pérsia, limão siciliano e limão tahiti.

A caipirinha é um orgulho nacional e no Quiosque do Português, no Rio de Janeiro, ela com certeza é protagonista do bar, local que conta com mais de 30 opções de cachaças e receitas, entre elas a caipirinha de lima da pérsia.

A receita traz um sabor bem cítrico trazidos limões siciliano e tahiti que certamente são valorizados pelos aromas e sabores da cachaça Santo Grau Paraty.

Considerado pela Veja Rio como o melhor bar para beber uma caipirinha na Cidade Maravilhosa, decerto que o Quiosque do Português valoriza o coquetel nacional – afinal o drink mais pedido da casa é a versão da caipirinha de tangerina e gengibre, que já falamos aqui no Mapa.

DA ONDE SURGIU A CAIPIRINHA?

Gostamos tanto de falar da nossa bebida nacional, mas você já pensou sobre a origem do coquetel mais brasileiro do mundo?

Muitas são as versões da origem da caipirinha e muitas delas são atribuídas ao interior do Estado de São Paulo, mais especificamente Piracicaba, um grande produtor da cana de açúcar.

Entretanto outros atribuem a receita à uma espécie de remédio caseiro usado para a cura da gripe espanhola, onde originalmente era com alho, mel, limão e cachaça.

E já publicamos no site a versão de que o documento mais antigo já encontrado que se refere a algo parecido com caipirinha está em Paraty, que era usada como remédio para epidemia de cólera que acometeu a região nos idos de 1856.

SOBRE A CACHAÇA SANTO GRAU PARATY

Será que a nossa querida bebida nasceu em terras fluminenses? Isso ainda depende de muitas pesquisas, mas o que sabemos é que a receita de caipirinha com lima da pérsia fica excelente com uma boa dose de Santo Grau Paraty.

Produzida na tradicional região praiana, a cachaça carrega aromas e sabores característicos da fermentação natural com leveduras selvagens – uma representante da Escola Caipira de produção.

CONFIRA A RECEITA DE CAIPIRINHA DE LIMA DA PÉRSIA

caipirinha_lima_da_persia

Caipirinha de Lima da Pérsia do Quiosque do Português

O Quiosque do Português, do Rio de Janeiro, é famoso pelas suas caipirinhas e aqui você confere a receita desse coquetel brasileiro feito com lima da pérsia, limão siciliano e limão tahiti.
Porções 1 porção

Ingredientes
  

  • 75 ml de cachaça Santo Grau Paraty
  • Metade de um limão tahiti pequeno
  • Metade de um limão siciliano pequeno
  • Meia lima da pérsia
  • Gelo
  • Uma colher de sobremesa de açúcar

Instruções
 

  • Em uma coqueteleira, macere os três limões com o açúcar até soltar bastante suco.
  • Adicione a cachaça e o gelo e bata.
  • Servir em um copo baixo de caipirinha.
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O que recomendamos

Mais do Mapa da Cachaça

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail 5 aulas sobre cachaça!