3-LIMOES-site

Sucesso pela acidez e doçura, a criação do cachacier Leandro Batista leva na receita limão cravo (caipira), limão tahiti e siciliano.

A CAIPIRINHA E SEUS INGREDIENTES

A receita de caipirinha com 3 limões é daquelas que ganham o paladar e o coração de quem aprecia o drink mais brasileiros de todos. A caipirinha, coquetel reconhecido mundialmente pela IBA (Associação Internacional dos Bartenders) é tradicionalmente feito com limão tahiti, no entanto, muitos bartenders se deixam inspirar pela diversidades das frutas encontradas facilmente nos mercados e fazem suas versões com outros ingredientes.

A ideia desta receita saborosa é de Leandro Batista, sommelier de cachaça. Leandro usa na sua receita os limões tahiti, siciliano e cravo. E como toda boa receita inspirada na caipirinha, é preciso encontrar um bom equilíbrio entre acidez e doçura, e para tanto Leandro utiliza a rapadura. O interessante na escolha dos ingredientes está na harmonização deles com a cachaça Saliníssima Ouro.

A cachaça é um blend formado por cachaças pura misturadas com cachaças que passaram em média por 2 anos em bálsamo, madeira brasileira muito usada em Salinas, Minas Gerais. A cachaça traz aromas de rapadura, feno, hortelã; na boca, cresce erva-doce. Toda essa característica sensorial harmoniza de maneira muito interessante com os limões e rapadura presentes nessa releitura da tradicional caipirinha.

O SOMMELIER DE CACHAÇA, LEANDRO BATISTA

Leandro Batista, tinha carreira como letrista (pessoa que trabalha com arte de pintar letreiros de comércios) quando foi convidado pelo chef Rodrigo Oliveira para integrar a equipe do restaurante Mocotó, na Vila Medeiros (zona norte de São Paulo) e a partir daí foi se interessando cada vez mais pela cachaça.

Começou a fazer um curso de garçom no Senac e depois foi procurar e estudar mais para virar um especialista sobre o destilado nacional. Visitou mais de 40 alambiques Brasil afora e experimentou mais de centenas de rótulos para poder aprender tudo sobre sabores, aromas, madeiras, cachaça envelhecidas, armazenadas, prata, premium.

SOBRE A CACHAÇA SALINÍSSIMA

Saliníssima é uma cachaça produzida na tradicional cidade cachaceira de Salinas, no estado de Minas Gerais. Feita na Fazenda Matrona desde 1955, esta é uma bebida reconhecida por manter as tradições e padrão de qualidade na produção do destilado de cana.

A cachaça Saliníssima reúne as características de uma bebida artesanal de alto padrão. O processo de envelhecimento, em barris de bálsamo, confere à bebida um sabor amadeirado e macio. A cor amarelada e o corpo vigoroso, refletem o cuidado em cultivar as práticas originais de produção das cachaças artesanais mineiras.

Idealizada por Olímpio Mendes, que dedicou-se durante anos à produção de cachaças e rapaduras para serem comercializadas na região, atualmente a Saliníssima é comandada pelo mestre alambiqueiro Lucas Mendes, neto de Olímpio, que segue responsável em manter a qualidade desta cachaça tradicional.

Confira abaixo os ingredientes e a receita da caipirinha de 3 limões

3-LIMOES-site

Caipirinha de 3 limões

Leandro Batista
Sucesso pela acidez e doçura, a criação do cachacier Leandro Batista leva na receita limão cravo (caipira), limão tahiti e siciliano.
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 70 ml de Saliníssima Ouro
  • ½  Limão Tahiti
  • ½ Limão Siciliano
  • ½ Limão Cravo
  • 3 colheres de rapadura cortada
  • Gelo

Instructions
 

  • Em um copo de caipirinha, acrescente todos os limões cortados em fatias, a rapadura e macere.
  • Acrescente o gelo, a cachaça e mexa bem.
  • Sirva bem gelada.
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Curso

    Aprenda o Essencial da Cachaça

    R$190

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça