Releitura do Moscow Mule, o Burrin de Minas da cachaçaria Lamparina

  • Publicado 4 anos atrás

Com cachaça, suco de limão cravo e ginger ale, o Burrin de Minas é uma releitura do Moscow Mule, coquetel clássico dos anos 50 que encontra versões abrasileiradas pelos bares espalhados pelo país.

O Moscow Mule

O coquetel Moscow Mule é conhecido por ser uma bebida irresistível, refrescante e cheia de sabor. Sua combinação única de vodka, suco de limão e ginger beer conquistou popularidade na década de 1940, nos Estados Unidos, e logo se tornou um clássico. Servido em uma icônica caneca de cobre, o Moscow Mule oferece uma experiência charmosa e especial. O equilíbrio perfeito entre a acidez do suco de limão, o sabor picante e refrescante do ginger beer e a suavidade da vodka resultam em uma mistura irresistível. É a escolha ideal para quem procura uma bebida leve e saborosa para desfrutar em momentos descontraídos. 

O Burrin de Minas é uma releitura do Moscow Mule, coquetel clássico que se traduzirmos poderímos chamar também de “mula de Moscou”. Dizem que a receita do Moscow Mule surgiu para ajudar a popularizar a vodca nos Estados Unidos, que na época não tinha muita aderência no mercado de bebidas. Como forma de popularizar a cachaça na coquetelaria, bartenders de todo o Brasil estão fazendo releituras de clássicos da coquetelaria mundial com o destilado mais brasileiro do mundo.

Nessa receita bem abrasileirada do Moscow Mule, a tradicional vodca é substituída pela cachaça Vargem Grande Araçuaí (01 ano envelhecida em carvalho e 06 meses em jequitibá rosa), o que configura uma característica adocicada, herbal e de especiarias junto com um dash de angostura que trás complexidade.

Moscow Mule
A versão clássica do coquetel leva vodka, suco de limão e ginger beer

A espuma de gengibre no Moscow Mule

O bartender Marcelo Serrano trouxe uma inovação incrível para o mercado brasileiro ao adicionar ao tradicional coquetel Moscow Mule a espuma de gengibre. Essa adição criativa transformou a experiência de saborear a bebida, adicionando uma textura suave e um toque picante extra. A espuma de gengibre é criada através da combinação de suco fresco de gengibre com clara de ovo e água, resultando em uma camada de espuma rica e saborosa que flutua delicadamente sobre o coquetel. O sabor intenso do gengibre se destaca, proporcionando uma explosão de sabores na boca e complementando perfeitamente os ingredientes clássicos do Moscow Mule.

Muitas releituras brasileiras do Moscow Mule trazem também para a receita a adição da espuma de gengibre, como no caso dessa versão mineira, o Burrin de Minas.

A cachaçaria Lamparina

O Burrin de Minas pode ser encontrado na cachaçaria Lamparina, localizado no Mercado Novo, em Belo Horizonte. O local, que conta com uma carta ímpar de cachaças, tem excelentes drinks feitos com a bendita.

A ideia da cachaçaria surgiu dos amigos Guilherme Costa e Thales Campomizzi, que viram uma oportunidade de valorizar a cachaça e os pequenos produtores que por sua vez não tinham espaço nos outros bares e restaurantes. A dupla viajou mais de 5 mil quilômetros pelo interior do estado conhecendo as cachaças e a história dos produtores.

Conheça a receita da releitura do Moscow Mule com cachaça

Segundo Bruno Videira, consultor e cachacista, o coquetel Burrin de Minas tem uma relação intima com a propria história de Minas Gerais:

O Burrin de Minas não é apenas releitura de drink clássico, que é uma forma bem interessante de apresentar a cachaça para um público diferente, ele trás uma conexão entre o passado e o presente. Os burrinhos de minas foram responsáveis por carregar no lombo produtos importantes para economia brasileira transportando de cachaça a ouro pela estrada real. Apresentação do drink é muito feliz na caneca de ágata comprada no Mercado Central de BH, tem uma conexão com o saudoso fogão a lenha e nos remete a uma forma mais devagar de apreciar o coquetel.

releitura-moscow-mule-cachaca

Burrin de Minas

Conrado Salazar
Com cachaça, suco de limão cravo e ginger ale, o Burrin de Minas é uma releitura do Moscow Mule, coquetel clássico dos anos 50 que encontra versões abrasileiradas pelos bares espalhados pelo país.
5 de 3 votos
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 45 ml Cachaça Vargem Grande
  • 10 ml Simple syrup
  • 10 ml de suco de limão cravo
  • 1 dash de bitter de angostura
  • 100 ml de ginger ale
  • 1 fatia de gengibre
  • 1 rodela de limão cravo
  • 25 ml de espuma de gengibre
  • gelo

Instructions
 

  • Adicionar gelo na caneca.
  • Adicionar angostura, cachaça, syrup, suco do limão e o ginger ale.
  • Mexer levemente e adicionar a espuma de gengibre.
  • Finalizar com a rodela de limão cravo e de gengibre.
  • Sirva com um sorriso!
Você tem uma receita?Envie para o Mapa da Cachaça

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...