bombeirinho-coquetel-com-cachaca-mapadacachaca

Apesar de ter diversas variações, a receita clássica do coquetel Bombeirinho leva cachaça pura, groselha e suco de limão. Aprenda aqui a receita desse clássico da coquetelaria brasileira.

Bombeirinho é um dos coquetéis mais populares com cachaça e faz parte do repertório dos coquetéis ícones preparados com o destilado brasileiro, assim como Caipirinha, Rabo de Galo, Jorge Amado e Macunaíma.

Assim como o Rabo de Galo, podemos encontrar diferentes variações da sua receita em diversos botecos pelo país. Com releituras recentes com xarope de romã, suco de laranja, cachaça envelhecida e até leite condensado, a sua versão clássica leva groselha e cachaça pura.

Esse drink da coquetelaria brasileira surgiu na década de 1980, época conhecida como “Era Negra” da coquetelaria mundial, quando eram deixados de lado os ingredientes frescos em nome da praticidade, velocidade e redução de custos.

tom-cruise-cocktail
Era Negra da coquetelaria marcou com coquetéis doces, coloridos e de fácil preparo – e também pelo filme “Cocktail” com Tom Cruise

Foi nessa época que coquetéis servidos em copinhos de shots ou highball e levando em suas receitas destilados industrializados e ingredientes doces como groselhas, refrigerantes e leite condensado se popularizaram. Cuba Libre, Fuzzy Navel, Hi-fi e outros coquetéis doces, coloridos e de fácil preparo marcaram presença nas festinhas, baladas e bares de grande volume.

QUAL A ORIGEM DO NOME BOMBEIRINHO?

Já o nome “bombeirinho” tem duas versões.

  1. A bonita cor vermelha da groselha remete ao uniforme do Corpo dos Bombeiros.
  2. A segunda versão está mais relacionada ao doce excessivo de algumas variações do coquetel que ajudaria a  “apagar o fogo” depois de uma noite de bebedeira pesada, mas não se engane, um shot do Bombeirinho pode ter teor acima do 20% de álcool.
bombeirinho-coquetel-com-cachaca-mapadacachaca

Bombeirinho

Apesar de ter diversas variações, a receita clássica do coquetel Bombeirinho leva cachaça pura, groselha e suco de limão. Aprenda aqui a receita desse clássico da coquetelaria brasileira.
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 30 ml de cachaça pura, como a Yaguara Branca
  • 10 ml de suco de limão tahiti
  • 10 ml de groselha
  • gelo (opcional)

Instructions
 

  • Coloque todos os ingredientes num mixing glass com gelo (se desejar)
  • Misture com uma bailarina.
  • Faça uma coagem simples para o copo martelinho (copinho de shot)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba em primeira mão nossas novidades, eventos e promoções

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Barril de amburana

Barril de amburana para envelhecer cachaça

Barril de diversos tamanhos da madeira amburana (Amburana cearenses) para envelhecer cachaça e outras bebidas como rum, cerveja e coquetéis.

Comprar
dorna de amburana

Dorna de amburana para envelhecer cachaça

Já pensou em ter sua própria dorna para envelhecer cachaça? Nós fizemos uma seleção dos melhores barris e dornas de amburana para você começar seus experimentos em casa com bebidas  fermentadas e destiladas.

Comprar
Dorna de Bálsamo

Dorna de bálsamo para envelhecer cachaça

Quer envelhecer sua própria cachaça, cerveja ou coquetel? Temos a dorna de bálsamo que você precisa para começar seus experimentos.

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário