chachaca-cha-com-cachaca.

Aprenda a preparar uma receita que leva chá e cachaça. O coquetel chamado Chachaça, leva xarope de chá verde e cachaça Santo Mario Prata.

Aprenda a preparar uma receita que leva chá e cachaça. O coquetel chamado Chachaça, leva xarope de chá verde e cachaça Santo Mario Prata.

Em 1882, Harry Johnson lançou o seu Bartenders´ Manual – How to Mix Drinks, um clássico da coquetelaria e uma obra preciosa para todos os estudantes das misturas etílicas. Como o próprio livro diz nas suas primeiras páginas, a obra contém instruções valiosas do autor bigodudo para quem quer se aperfeiçoar na arte de servir atrás do bar. Além de dicas, o livro apresenta uma lista de utensílios de bar, bebidas, misturas e receitas de coquetel. Vale a pena dar uma olhada.

1882-harry-johnsons-bartending-guide-4-638
Harry Johnson era o cara! Seus ensinamentos inspiraram toda uma geração de bartenders – e seu bigode também

Numa nova versão repaginada e ilustrada do Bartenders Manual lançada em 1934, encontramos uma receita de chá preto com rum jamaicano chamada de Tea Cobbler. A receita de Johnson leva rum e como o nome já diz: chá! (tea). Inspirados nas suas criações, fizemos uma releitura de chá e cachaça, que chamamos de Chachaça.

Na nossa versão, no lugar do chá preto usamos o chá verde e quando o assunto é destilado, usamos a cachaça. Para essa versão, escolhemos a Santo Mario Prata, uma branquinha bastante adocicada e leve. O chazinho ficou bom, viu! Além de ser refrescante!

A CACHAÇA SANTO MARIO PRATA

Engenho Santo Mario foi fundado em 1983 por Mario Seghese em Catanduva, São Paulo. Além de produzir cachaças, o engenho ficou famoso na região por oferecer pastéis e doces típicos do interior paulista no Museu da Cachaça, local que conta com uma das maiores coleções do país, com mais de 5 mil garrafas.

A Cachaça Santo Mario Prata passa por dornas de amendoim de 15 mil a 25 mil litros por até 1 ano. De percepção alcoólica baixa, com aroma vegetal e frutado, na boca, lembra água de coco pelo seu final levemente salgado e baixa acidez.

O perfil sensorial faz dessa cachaça ideal para a receita do Chachaça, além de recomendarmos degustar purinha com uma pedra de gelo de chá de camomila; ou gelada, acompanha bem sashimi.

chachaca-cha-com-cachaca.

Chachaça

Junior WM
Aprenda a preparar uma receita que leva chá e cachaça. O coquetel chamado Chachaça, leva xarope de chá verde e cachaça Santo Mario Prata.
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2  xícara de chá verde
  • 75 ml Cachaça Santo Mario Prata (Amendoim)
  • Gelo Picado

Instructions
 

  • Faça o Xarope de Chá verde colocando o chá e o açúcar em água quente por alguns minutos até diluir todo o açúcar.
  • Em um copo com gelo, adicione 30 ml do xarope de chá verde e 75 ml de cachaça e misture para diluir um pouco da cachaça e do chá.
  • Em um outro copo com gelo picado e usando um strainer (ou um coador), coloque a mistura.

DICAS

  • Decore com um limão desidratado ou uma ramo de hortelã

Video

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça