chachaca-cha-com-cachaca.

Aprenda a preparar uma receita que leva chá e cachaça. O coquetel chamado Chachaça, leva xarope de chá verde e cachaça Santo Mario Prata.

Aprenda a preparar uma receita que leva chá e cachaça. O coquetel chamado Chachaça, leva xarope de chá verde e cachaça Santo Mario Prata.

Em 1882, Harry Johnson lançou o seu Bartenders´ Manual – How to Mix Drinks, um clássico da coquetelaria e uma obra preciosa para todos os estudantes das misturas etílicas. Como o próprio livro diz nas suas primeiras páginas, a obra contém instruções valiosas do autor bigodudo para quem quer se aperfeiçoar na arte de servir atrás do bar. Além de dicas, o livro apresenta uma lista de utensílios de bar, bebidas, misturas e receitas de coquetel. Vale a pena dar uma olhada.

1882-harry-johnsons-bartending-guide-4-638
Harry Johnson era o cara! Seus ensinamentos inspiraram toda uma geração de bartenders – e seu bigode também

Numa nova versão repaginada e ilustrada do Bartenders Manual lançada em 1934, encontramos uma receita de chá preto com rum jamaicano chamada de Tea Cobbler. A receita de Johnson leva rum e como o nome já diz: chá! (tea). Inspirados nas suas criações, fizemos uma releitura de chá e cachaça, que chamamos de Chachaça.

Na nossa versão, no lugar do chá preto usamos o chá verde e quando o assunto é destilado, usamos a cachaça. Para essa versão, escolhemos a Santo Mario Prata, uma branquinha bastante adocicada e leve. O chazinho ficou bom, viu! Além de ser refrescante!

A CACHAÇA SANTO MARIO PRATA

Engenho Santo Mario foi fundado em 1983 por Mario Seghese em Catanduva, São Paulo. Além de produzir cachaças, o engenho ficou famoso na região por oferecer pastéis e doces típicos do interior paulista no Museu da Cachaça, local que conta com uma das maiores coleções do país, com mais de 5 mil garrafas.

A Cachaça Santo Mario Prata passa por dornas de amendoim de 15 mil a 25 mil litros por até 1 ano. De percepção alcoólica baixa, com aroma vegetal e frutado, na boca, lembra água de coco pelo seu final levemente salgado e baixa acidez.

O perfil sensorial faz dessa cachaça ideal para a receita do Chachaça, além de recomendarmos degustar purinha com uma pedra de gelo de chá de camomila; ou gelada, acompanha bem sashimi.

chachaca-cha-com-cachaca.

Chachaça

Junior WM
Aprenda a preparar uma receita que leva chá e cachaça. O coquetel chamado Chachaça, leva xarope de chá verde e cachaça Santo Mario Prata.
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2  xícara de chá verde
  • 75 ml Cachaça Santo Mario Prata (Amendoim)
  • Gelo Picado

Instructions
 

  • Faça o Xarope de Chá verde colocando o chá e o açúcar em água quente por alguns minutos até diluir todo o açúcar.
  • Em um copo com gelo, adicione 30 ml do xarope de chá verde e 75 ml de cachaça e misture para diluir um pouco da cachaça e do chá.
  • Em um outro copo com gelo picado e usando um strainer (ou um coador), coloque a mistura.

DICAS

  • Decore com um limão desidratado ou uma ramo de hortelã

Video

Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Curso

    Aprenda o Essencial da Cachaça

    R$190

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça