Cachaça envelhecida em imburana harmonizada com receita de filé mignon - Mapa da Cachaça
Verallia

Cachaça envelhecida em imburana harmonizada com receita de filé mignon

11 de 09 de 2019

Com a ideia de harmonizar cachaça com uma culinária sofisticada, a marca Companheira convidou uma nutricionista para propor diferentes pratos em harmonia com a personalidade do destilado brasileiro

Harmonizar cachaça com filé mignon

A receita de filé mignon ressaltou as combinações do defumado e bacon em harmonização com cachaça Companheira Imburana

A cachaça tem muitas características, dependendo se ela é prata ou ouro, o método usado no envelhecimento, ou as diferentes madeiras podem trazer notas, sabores e aromas muito diferentes de uma marca para o outra. Pensando nisso, a cachaça Companheira convidou a nutricionista Queila Turchetto para provar que o destilado nacional também pode ser um ótimo aliado na culinária.  

A cachaça está relacionada ao aperitivo antes de uma boa feijoada ou naquela receita caprichada de pastel sequinho, mas é possível harmonizá-la com pratos diversos e sofisticados. Ao pensar nesta versatilidade da cachaça, a nutricionista criou 8 receitas variadas, que vão de carnes, massas e sobremesas, cada uma com uma proposta diferente para cada personalidade presente na cachaça escolhida para a harmonização.

Queila estudou as notas e harmonizações de cada bebida e pensou em aplicar esses sabores em pratos que conversam com a proposta, já que a Companheira tem uma gama variada de cachaças, que vão desde as envelhecidas premium, que lembram na memória gustativa a um whisky, às brancas puras com notas herbais.

A dica da vez é uma receita com filé mignon selado, feita com redução de beterraba defumada, frutas vermelhas e crisps de bacon. A ideia de harmonização com essa carne suculenta foi com a cachaça Companheira Imburana.

Cachaça Companheira Imburana

A cachaça Companheira Imburana passa por um processo de envelhecimento por 2 anos em imburana, também muito conhecida como amburana, ou umburana. Pelas características da madeira brasileira, no paladar a cachaça combina com sabores que conversam com defumados, bacon e toques cítricos da laranja.

A proposta deste prato foi de  equilibrar os aspectos amadeirados intensos da imburana com o defumado da beterraba, o crisps de bacon e o assado da carne, que chegam a um equilíbrio.

Confira abaixo o passo a passo da receita de Mignon:

Anúncios

Receita

Receita

Mignon selado com redução de beterraba defumada frutas frescas e crisps de bacon

Autor

Queila Turchetto

Ingredientes

1 filé mignon (separar 100g de aparas para o molho)

Para o molho:
1 cenoura pequena cortada em cubos pequenos
1 cebola pequena cortada em cubos pequenos
1 dente de alho inteiro
carne (aparas) em cubos pequenos
375ml de suco de beterraba cozida
30ml de óleo de soja
20g de amido de milho

Modo de preparo

1. Amarre o filé e sele em fogo alto com azeite.

2. Coloque no forno a brando a 180 °C por cerca de 20 minutos (ao ponto).

3. Corte o filé em porções de 200g, e sele novamente na hora de servir.

4. Para o molho, refogue a cenoura, cebola, alho até começar a liberar aromas, adicione a carne e quanto estiver quase frita, adicione o suco da beterraba cozida.

5. Tampe e deixe ferver por 20 minutos.

6. Coe e espesse com amido para finalizar a apresentação utilize: Amoras frescas/ Framboesas frescas / Folhas de beterraba baby e crisps de bacon.

Dica

Para fazer o crisps de bacon coloque as fatias de bacon em uma frigideira fria e deixe fritar com o próprio óleo que irá soltar do bacon. (vire o bacon quando necessário)

PUBLICADO POR:

Comentários

Seleção de Cachaças

youtube google-plus facebook twitter instagram user filter list