Caipirinha_abacaxi_Santo-Grau-Paraty-Bar-Veloso_1.

O bartender Souza, renomado pelos seus coquetéis com cachaça, prepara com a cachaça Santo Grau Paraty uma receita de caipirinha de abacaxi, limão e gengibre. Confira!

Souza é conhecido na cidade de São Paulo pelas suas receitas de coquetéis com cachaça. Atrás do bar Veloso, o bartender foi vencedor por quatro vezes na categoria barman do ano na edição especial da Veja Comer & Beber devido o sucesso das suas caipirinhas e caipifrutas. Desde 2018 em casa própria, a Esquina do Souza, o barman continua criando suas próprias receitas de caipirinha que lhe trouxeram tanto prestígio atrás dos balcões.

Inspirado na versão da caipirinha clássica — limão, cachaça, açúcar —, feita com a fruta em fatias finas, Souza mostra que variações que levam abacaxi e gengibre podem ser uma boa pedida, ainda mais quando tendo como base uma boa cachaça artesanal. Para essa receita, o bartender utiliza a cachaça Santo Grau Paraty, da Natique.

Cachaça Santo Grau Paraty é pura, ou seja, que não passa por madeira, e é um exemplar da cachaça clássica do sul fluminense, um dos berços da cachaça no Brasil, com intensa produção de aguardente de cana que data do começo do século XVII. Com aroma frutado e que lembra rapadura, as características sensoriais da Santo Grau Paraty está relacionada às peculiaridades da receita do fermento caipira e do terroir da região praiana. O engenho aonde é produzida a Santo Grau Paraty está localizado a beira da Serra do Mar, administrado pela família Mello, responsáveis também pela produção da cachaça Coqueiro. O alambique está atualmente sob o comando de Eduardo Mello, herdeiro de cinco gerações de mestres alambiqueiros, que produzem cachaça desde 1803.

Caipirinha_abacaxi_Santo-Grau-Paraty-Bar-Veloso_1.

Caipirinha de abacaxi com limão e gengibre

Souza
O bartender Souza, renomado pelos seus coquetéis com cachaça, prepara com a cachaça Santo Grau Paraty uma receita de caipirinha de abacaxi, limão e gengibre. Confira!
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 3 cubos médios de abacaxi
  • ½ limão Tahiti
  • 1 col de sobremesa de gengibre ralado
  • 1 col de sobremesa de açúcar
  • 700 ml de cachaça Santo Grau Paraty (RJ)

Instructions
 

  • Corte o limão na metade, no sentido do comprimento.
  • Corte as pontas (o cabo e a ponta oposta) e corte o miolo branco. Fatie.
  • Macere o limão, o abacaxi, o gengibre e o açúcar.
  • Complete um copo com gelo e finalize com cachaça, misturando com o auxílio de um mexedor.
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Dadinhos de madeira

Dadinhos de Madeira 1kg – Sem Tosta

Um quilo de dadinhos de madeiras sem tosta para envelhecimento acelerado. As opções de madeiras são: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Castanheira, Cumaru, Eucalipto, Ipê, Jaqueira, Jequitibá, Putumujú

Comprar
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça