3-LIMOES-site

Sucesso pela acidez e doçura, a criação do cachacier Leandro Batista leva na receita limão cravo (caipira), limão tahiti e siciliano.

A CAIPIRINHA E SEUS INGREDIENTES

A receita de caipirinha com 3 limões é daquelas que ganham o paladar e o coração de quem aprecia o drink mais brasileiros de todos. A caipirinha, coquetel reconhecido mundialmente pela IBA (Associação Internacional dos Bartenders) é tradicionalmente feito com limão tahiti, no entanto, muitos bartenders se deixam inspirar pela diversidades das frutas encontradas facilmente nos mercados e fazem suas versões com outros ingredientes.

A ideia desta receita saborosa é de Leandro Batista, sommelier de cachaça. Leandro usa na sua receita os limões tahiti, siciliano e cravo. E como toda boa receita inspirada na caipirinha, é preciso encontrar um bom equilíbrio entre acidez e doçura, e para tanto Leandro utiliza a rapadura. O interessante na escolha dos ingredientes está na harmonização deles com a cachaça Saliníssima Ouro.

A cachaça é um blend formado por cachaças pura misturadas com cachaças que passaram em média por 2 anos em bálsamo, madeira brasileira muito usada em Salinas, Minas Gerais. A cachaça traz aromas de rapadura, feno, hortelã; na boca, cresce erva-doce. Toda essa característica sensorial harmoniza de maneira muito interessante com os limões e rapadura presentes nessa releitura da tradicional caipirinha.

O SOMMELIER DE CACHAÇA, LEANDRO BATISTA

Leandro Batista, tinha carreira como letrista (pessoa que trabalha com arte de pintar letreiros de comércios) quando foi convidado pelo chef Rodrigo Oliveira para integrar a equipe do restaurante Mocotó, na Vila Medeiros (zona norte de São Paulo) e a partir daí foi se interessando cada vez mais pela cachaça.

Começou a fazer um curso de garçom no Senac e depois foi procurar e estudar mais para virar um especialista sobre o destilado nacional. Visitou mais de 40 alambiques Brasil afora e experimentou mais de centenas de rótulos para poder aprender tudo sobre sabores, aromas, madeiras, cachaça envelhecidas, armazenadas, prata, premium.

SOBRE A CACHAÇA SALINÍSSIMA

Saliníssima é uma cachaça produzida na tradicional cidade cachaceira de Salinas, no estado de Minas Gerais. Feita na Fazenda Matrona desde 1955, esta é uma bebida reconhecida por manter as tradições e padrão de qualidade na produção do destilado de cana.

A cachaça Saliníssima reúne as características de uma bebida artesanal de alto padrão. O processo de envelhecimento, em barris de bálsamo, confere à bebida um sabor amadeirado e macio. A cor amarelada e o corpo vigoroso, refletem o cuidado em cultivar as práticas originais de produção das cachaças artesanais mineiras.

Idealizada por Olímpio Mendes, que dedicou-se durante anos à produção de cachaças e rapaduras para serem comercializadas na região, atualmente a Saliníssima é comandada pelo mestre alambiqueiro Lucas Mendes, neto de Olímpio, que segue responsável em manter a qualidade desta cachaça tradicional.

Confira abaixo os ingredientes e a receita da caipirinha de 3 limões

3-LIMOES-site

Caipirinha de 3 limões

Leandro Batista
Sucesso pela acidez e doçura, a criação do cachacier Leandro Batista leva na receita limão cravo (caipira), limão tahiti e siciliano.
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 70 ml de Saliníssima Ouro
  • ½  Limão Tahiti
  • ½ Limão Siciliano
  • ½ Limão Cravo
  • 3 colheres de rapadura cortada
  • Gelo

Instructions
 

  • Em um copo de caipirinha, acrescente todos os limões cortados em fatias, a rapadura e macere.
  • Acrescente o gelo, a cachaça e mexa bem.
  • Sirva bem gelada.
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O que recomendamos

Cachaça Colombina Cristal 700ml

Conheça a produção da cachaça Colombina Cristal A Colombina é uma Cachaça Genuinamente mineira produzida em engenho próprio na Fazenda do Canjica há cerca de 100 anos. Cachaçaria Original

Comprar
jambuzera

Cachaça Com Jambu Jambuzera 500ml

A Cachaça com Jambu Jambuzera, orgânica e feita com cachaça envelhecida em carvalho

A Jambureza é uma cachaça com jambu produzida por dois jovens empreendedores buscando explorar os aromas e sabores dos ingredientes da Amazônia.

Comprar

Mais do Mapa da Cachaça

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Curso

    Aprenda o Essencial da Cachaça

    R$190

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça