Com a ideia de harmonizar cachaça com uma culinária sofisticada, a marca Companheira convidou uma nutricionista para propor diferentes pratos em harmonia com a personalidade do destilado brasileiro
A cachaça tem muitas características, dependendo se ela é prata ou ouro, o método usado no envelhecimento, ou as diferentes madeiras podem trazer notas, sabores e aromas muito diferentes de uma marca para o outra. Pensando nisso, a cachaça Companheira convidou a nutricionista Queila Turchetto para provar que o destilado nacional também pode ser um ótimo aliado na culinária.
A cachaça está relacionada ao aperitivo antes de uma boa feijoada ou naquela receita caprichada de pastel sequinho, mas é possível harmonizá-la com pratos diversos e sofisticados. Ao pensar nesta versatilidade da cachaça, a nutricionista criou 8 receitas variadas, que vão de carnes, massas e sobremesas, cada uma com uma proposta diferente para cada personalidade presente na cachaça escolhida para a harmonização.
Queila estudou as notas e harmonizações de cada bebida e pensou em aplicar esses sabores em pratos que conversam com a proposta, já que a Companheira tem uma gama variada de cachaças, que vão desde as envelhecidas premium, que lembram na memória gustativa a um whisky, às brancas puras com notas herbais.
A dica da vez é uma receita com filé mignon selado, feita com redução de beterraba defumada, frutas vermelhas e crisps de bacon. A ideia de harmonização com essa carne suculenta foi com a cachaça Companheira Imburana.
CACHAÇA COMPANHEIRA IMBURANA
A cachaça Companheira Imburana passa por um processo de envelhecimento por 2 anos em imburana, também muito conhecida como amburana, ou umburana. Pelas características da madeira brasileira, no paladar a cachaça combina com sabores que conversam com defumados, bacon e toques cítricos da laranja.
A proposta deste prato foi de equilibrar os aspectos amadeirados intensos da imburana com o defumado da beterraba, o crisps de bacon e o assado da carne, que chegam a um equilíbrio.
Confira abaixo o passo a passo da receita de Mignon:
Mignon selado com redução de beterraba defumada frutas frescas e crisps de bacon
Queila TurchettoIngredients
- 1 filé mignon (separar 100g de aparas para o molho)
Para o molho:
- 1 cenoura pequena cortada em cubos pequenos
- 1 cebola pequena cortada em cubos pequenos
- 1 dente de alho inteiro
- carne (aparas) em cubos pequenos
- 375 ml de suco de beterraba cozida
- 30 ml de óleo de soja
- 20 g de amido de milho
Instructions
- Amarre o filé e sele em fogo alto com azeite.
- Coloque no forno a brando a 180 °C por cerca de 20 minutos (ao ponto).
- Corte o filé em porções de 200g, e sele novamente na hora de servir.
- Para o molho, refogue a cenoura, cebola, alho até começar a liberar aromas, adicione a carne e quanto estiver quase frita, adicione o suco da beterraba cozida.
- Tampe e deixe ferver por 20 minutos.
- Coe e espesse com amido para finalizar a apresentação utilize: Amoras frescas/ Framboesas frescas / Folhas de beterraba baby e crisps de bacon.
DICA
- Para fazer o crisps de bacon coloque as fatias de bacon em uma frigideira fria e deixe fritar com o próprio óleo que irá soltar do bacon. (vire o bacon quando necessário)
Adicionar um comentário