Bode-Mary-releitura-blood-mary-com-cachaca

O Bode Mary é uma criação do Rafael Welbert, chefe de bar do Balaio IMS, que se inspirou no Bloody Mary para fazer essa deliciosa versão com cachaça infusionada com gordura de costela de boi e a guarnição mais deliciosa da cidade: torresmo

Se você gosta de coquetelaria e de carne de porco e nunca provou o Bode Mary, releitura do clássico Blood Mary, então revise a sua lista de prioridades.

Brincadeiras a parte, o coquetel criado pelo chefe de bar Rafael Welbert é muito harmônico e tem uma história interessante por trás da criação.

Segundo Welbert, o drink surgiu com uma ideia de ser um coquetel com uma pegada bem sustentável. Foi assim que o bartender começou a pegar as sobras de tomates da cozinha do Mocotó e a gordura que sobrava do assado da costela de boi para preparar sua releitura do Blood Mary.

A versão clássica da receita do Blood Mary é feita com vodca, mas já existem adaptações usando outras bases alcoólicas como o Red Snapper, que usa gin para preparar a receita do coquetel que leva também tomates e molho inglês.

Para sua versão do Blood Mary, Welbert pensou em usar no coquetel a cachaça, que iria extrair o sabor e textura da gordura da costela de boi. Entretanto ainda faltavam duas coisas para se ter o coquetel perfeito: um nome e uma guarnição.

Pois assim, Rafael começou a pensar que iria muito bem com o drink algo que tivesse gordura e fosse também carnudo, salgado e gostoso. Teve um estalo e foi no restaurante Mocotó e pegou uns torresmos.

Assim o bartender encontrou a guarnição perfeita para o drink, que ainda não tinha um nome.

Com uma merecida pausa para pensar, Welbert começou a comer os torresmos no fundo do salão do Esquina Mocotó, que tinha uma arte grafite do artista Speto representando o nordeste brasileiro.

restaurante-esquina-mocoto-speto
O Esquina Mocotó fechou em 2018, mas serviu de inspiração para muitos chefs e bartenders.

Ao admirar a arte, Welbert percebeu a figura de um bode no grafite, animal que é praticamente um símbolo do sertão nordestino. Pronto, daí criou-se um ótimo nome para uma releitura brasileira do Bloody Mary, o Bode Mary.

Segundo o bartender, o sucesso do coquetel foi tão grande, que as sobras do restaurante começaram a não dar conta da demanda para o drink.

No entanto, apesar de todo o sucesso, hoje no Balaio IMS você encontra a versão Bode Mary #2, que não é com base de cachaça e sim com tequila – fazemos aqui nossa manifestação que queremos o Bode Mary original de volta.

SOBRE RAFAEL WELBERT

Nascido em Vitória, no Espírito Santo, o chefe de bar do Balaio IMS começou a carreira como bartender na Itália, local que morou por muito tempo.

Ademais, depois de vários cursos na área de destilaria e ter passado por treinamentos em várias destilarias do Brasil e fora do país, Welbert tem no currículo o prêmio de vencedor do Concurso Rabo de Galo 2017 e semifinalista do World Class Competition 2019.

Rafael_Welbert.
O chefe de bar Rafael Welbert trabalha com a valorização dos ingredientes nacionais na coquetelaria e é dele a ideia do Bode Mary
Bode-Mary-releitura-blood-mary-com-cachaca

Bode Mary

Rafael Welbert
O Bode Mary é uma criação do Rafael Welbert, chefe de bar do Balaio IMS, que se inspirou no Bloody Mary para fazer essa deliciosa versão com cachaça infusionada com gordura de costela de boi e a guarnição mais deliciosa da cidade: torresmo
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 50 ml (2 oz) cachaça Santa Terezinha Série Artes infusionada com gordura de costela de boi;
  • 110 ml (3 1/2 oz) de suco de tomate artesanal;
  • 10 ml (1/3 oz) de molho inglês;
  • 15 ml (1/2 oz) de suco de limão siciliano;
  • 3 dashes molho de pintas brasileiras
  • 1 pitada de flor de sal
  • 03 dashes de molho de pimentas brasileiras;

Guarnição

  • 02 unid. de torresmo;
  • 01 unid. de broto de manjericão.

Instructions
 

  • Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes.
  • Passe o líquido de uma coqueteleira para outra.
  • Sirva em no copo Old fashioned (gelado) com cubo de gelo
  • Decore com manjericão e o torresmo.
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

O que recomendamos

Cachaça Colombina Cristal 700ml

Conheça a produção da cachaça Colombina Cristal A Colombina é uma Cachaça Genuinamente mineira produzida em engenho próprio na Fazenda do Canjica há cerca de 100 anos. Cachaçaria Original

Comprar

Mais do Mapa da Cachaça

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Curso

    Aprenda o Essencial da Cachaça

    R$190

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça