araticum-planta-cerrado-brasileiro.

O araticum é um fruto típico do cerrado brasileiro com algumas propriedades medicinais. No Mapa da Cachaça ensinamos como preparar uma deliciosa batida com o fruto.

Araticum é um fruto nativo do Cerrado brasileiro. A planta tem preferência por regiões com menor déficit de umidade, como no interior de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e leste da Bahia. Mas é no norte de em Minas Gerais que o fruto é mais comum de ser encontrado para consumo e muito apreciado.

O nome araticum é derivado do tupi, podendo significar árvore de fibra rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole.

Também conhecido por marolo ou bruto, o araticum é nome dado à diversas espécies da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona squamosa), conhecida também como ata ou pinha. O maroleiro é uma árvore de 6 a 8 m de altura, com o diâmetro da copa chegando a 2–4 m, da família das anonáceas.

Resultados preliminares de pesquisa conduzida por duas universidades, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Católica de Goiás (UCG), revelam que o araticum e o pequi possuem fatores antioxidantes, sendo fortes aliados da população na prevenção de doenças degenerativas.

O fruto integra a medicina das populações tradicionais da região da Chapada dos Veadeiros, Goiás, que o utilizam como regulador de menstruação, para reumatismo, feridas, úlceras, câncer de pele, fraqueza no sistema digestório, cólicas e contra diarréia.

“O quanto em toda vereda em que se baixava, a gente saudava o buritizal e se bebia estável. Assim que a matlotagem desmereceu em acabar, mesmo fome não curtimos, por um bem: se caçou boi. A mais, ainda tinha araticúm maduro no cerrado.” Guimarães Rosa em Grande Sertão: veredas, pg. 372.

Nas nossas pesquisas, encontramos uma deliciosa receita de batida de araticum com cachaça. Aí vai a receita.

araticum-planta-cerrado-brasileiro.

Batida de araticum com cachaça

Produzida pela Estação Ciência Mato do Açude, Jataí – GO
O araticum é um fruto típico do cerrado brasileiro com algumas propriedades medicinais. No Mapa da Cachaça ensinamos como preparar uma deliciosa batida com o fruto.
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 2 xícaras de chá de cachaça
  • 1 lata de leite condensado de 200ml
  • 2  xícaras de chá de água
  • 1 xícara de chá de polpa de araticum

Instructions
 

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador, adicionar gele e servir.
Mapa da Cachaça

Mapa da Cachaça

O Mapa da Cachaça é uma premiada plataforma multimídia com o objetivo de compartilhar informações sobre a cultura, história, aromas e sabores do destilado brasileiro.

Quer receber no seu e-mail 5 aulas gratuitas sobre cachaça? Assine nossa newsletter exclusiva e durante 5 dias te enviaremos o melhor conteúdo sobre o destilado brasileiro!

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário

    Já se inscreveu no Mapa da cachaça?

    40 mil já fazem parte da nossa comunidade.

    Se inscreva agora e receba no seu e-mail o melhor do Mapa da Cachaça