Apotekose, um novo coquetel clássico brasileiro, por Thiago Ceccotti

  • Publicado 3 anos atrás

A receita de Thiago Ceccotti inspirada num estilo de coquetel clássico foi prata no Campeonato Arte da Cachaça e é daqueles que vale a pena experimentar. Veja a receita completa!

O mineirinho Thiago Ceccotti, que recebeu o macerador de prata no campeonato Arte da Cachaça, da Leblon, mandou bem demais na criação para a final, com o Apotekose, uma mistura cachaça, vermute seco, bitter e licor herbal que já nasceu como um clássico.

Thiago nos contou que sempre fez coquetéis para seus amigos, mas foi no Oliver Art Bar, em Belo Horizonte, que começou sua carreira atrás dos balcões. Passou por algumas casas, conheceu grandes nomes da coquetelaria brasileira, como Tony Harion e Filipe Brasil, até que decidiu abrir sua própria empresa de consultoria, a Ducktails. Em 2015, Ceccotti voltou aos balcões, desta vez no DUB, com seu amigo e sócio, João Morandi, onde comanda o bar com a ajuda de seu primeiro mentor, Mário de Abreu.

thiago-ceccoti-bartender
Thiago Ceccotti, coquetel clássico inspirou a receita do Apothekose

Sobre o Apotekose, Thiago apresentou dizendo que seu drinque foi inspirados nos coquetéis clássicos aromáticos e amargos, como o Gim & Tônica ou o Negroni, e que é um drinque que respeita os ingredientes e que homenageia as mais diversas culturas – dos italianos, com o vermute, aos franceses, com o licor Benedictine. Nós provamos, aprovamos e adoramos este drinque, simples de fazer em casa, com sabores complexos e muito equilibrados. Mãos à obra:

apotekose-coquetel-cachaca-thiago-ceccotti.

Apotekose

Thiago Ceccotti
A receita de Thiago Ceccotti inspirada num estilo de coquetel clássico foi prata no Campeonato Arte da Cachaça e é daqueles que vale a pena experimentar. Veja a receita completa!
Nenhuma avaliação
Servings 1 porção

Ingredients
  

  • 67,5 ml de Cachaça Leblon
  • 22,5 ml  Martini Dry
  • 15 ml Cynar
  • 5 ml Benedictine

Instructions
 

  • Adicionar todos os ingredientes em um copo com gelo e mexer. Decorar com um gomo de limão ao fundo do copo.

DICAS

  • Quanto ao Benedictine na receita, você pode substituir por praticamente qualquer licor herbal com toque de especiarias, como o Drambuie, Strega, Chertreuse.
Você tem uma receita?Envie para o Mapa da Cachaça

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...