Redes sociais são oportunidade para a cachaça

  • Publicado 9 anos atrás
Rede Social Cachaça

Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram…redes socais para promover a cultura da cachaça.

As redes sociais se popularizaram no Brasil em meados dos anos 2000, com o nascimento do Orkut. Desde lá, muitas mudanças aconteceram – o próprio Orkut, por exemplo, que há alguns anos caia em desuso, foi desativado definitivamente pelo seu proprietário, o Google. O Facebook, por sua vez, propagou-se por todo o país nestes anos, e já se acredita, inclusive, que a rede também tem seus dias contados. Mas, o fato é que, além de utilizado para comunicação e compartilhamento entre as pessoas, o Facebook também tornou-se ferramenta essencial para a estratégia de comunicação das empresas.

Há alguns poucos anos, apenas grandes empresas investiam tempo e dinheiro na comunicação digital profissionalizada e estratégica, enquanto pequenos empreendimentos utilizavam a rede de forma mais caseira, sem a criação de páginas empresariais ou de uma tática eficiente. Porém, o cenário atual mostra que as redes sociais são, atualmente, a forma mais acessível de se comunicar com os clientes. Somente no Facebook são mais de duas milhões de páginas de empreendedores e pequenas empresas. Ou seja, além da presença digital, hoje em dia é preciso destacar-se também na produção de conteúdo de qualidade e relevante, seja qual for o tamanho do seu negócio.

Alambiques e produtores de cachaça não ficam de fora destas estatísticas, muito menos das necessidades que a plataforma exige. Na edição deste ano da Expocachaça, por exemplo, grande parte dos cartões dos empresários e donos de alambiques já continham tanto o endereço eletrônico de suas empresas, quanto de suas páginas nas redes sociais. A evolução e o investimento na qualidade do conteúdo também já podem ser observados, como no caso da cachaça O Andante. No Facebook desde sua criação, há 3 anos, o sócio Magno Carmo Neto afirma que o principal objetivo é a interação com o cliente. Por isso, além de conteúdo sobre o produto e o prazer de tomar cachaça, a página também publica receitas, brincadeiras, curiosidades e outros assuntos ligados ao universo da bebida. A estratégia rende de 4 a 5 mil curtidas por semana nas publicações da página, além de gerarem de 10 a 15% das vendas online da empresa.”A ideia é não saturar o consumidor com um assunto só, senão fica enfadonho e ele perde o interesse pela página”, conta Magno.

Facebook Mapa da Cachaça

Mais de 90 mil seguidores no Facebook do Mapa da Cachaça.

Com presença no Facebook desde 2010, a página do Mapa da Cachaça na rede é uma das principais fontes de informação sobre cachaça na internet. Com mais de 90 mil seguidores, o perfil na rede social é mais uma ação do Mapa para promover a cultura da cachaça de qualidade no Brasil e exterior. Além do Facebook, Twitter, Instagram e Youtube são outras plataformas usadas pelas equipe do Mapa da Cachaça para o compartilhamento de receitas, artigos, vídeos, fotos de viagens e muito conteúdo exclusivo.

Quando se trata de comunicação digital e, especialmente, de redes sociais, ainda não existem fórmulas prontas para o sucesso que garantam o compartilhamento e a viralização do conteúdo. O fato é que o investimento de tempo e dinheiro nesta comunicação é cada vez mais necessário para a aproximação do público com a empresa e produto. E num mercado da cachaça que conta com mais de 4 mil marcas, buscar um diferencial na comunicação pode ser uma estratégia inteligente para se destacar dos concorrentes.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...